Atividade para impressão - Poema
Plano de Aula
Plano de aula: Interpretação do poema concreto e visual
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas concretos e visuais
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica
Materiais necessários:
Datashow, cartolina, caneta e fita crepe. Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
Poema impresso, disponível aqui
Dificuldades antecipadas: s dificuldades podem ser pelo fato de alguns alunos não conseguirem relacionar o recurso sonoro com o gráficos, isso pode ocorrer pelo fato de algum aluno não estar alfabetizado e de outros não estarem habituados a prestarem atenção em detalhes do poema. Para contribuir com o aprendizado, o professor poderá ler o texto e fazer os apontamentos necessário.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de
Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf
GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
CUNHA. L Poesia para crianças: conceito tendências e práticas/ Leo Cunha… [et al} - Curitiba : Piá, 2012.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha esse material, escreva o tema no quadro.
- Explicite sobre o assunto,ou seja, fale que será trabalhado poemas e seus recursos.
Materiais complementares:
- Data show ou quadro, giz ou caneta.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Para entender a importância do recurso visual, será apresentado o poema acima sem a imagem realizada pelo autor para esse texto.
- Recorte as palavras do poema, antes de iniciar a aula.
- Fixe o poema na parede, como está no slide. A linguagem escrita do poema se mantém. Contudo o recurso visual não apresenta a mesma disposição que o poema original. Ele será apresentado no desenvolvimento da aula.
- Apresente o poema A chave mestra (Fábio Bahia).
- Peça para os alunos lerem o texto.
- Leia o texto com os alunos.
- Pergunte para as crianças:
- Quais as ideias centrais do texto? (Espera-se que os alunos digam que o sucesso não vem por acaso).
- O que vocês entenderam do texto? (Espera-se que os alunos digam que para atingirmos o que desejamos, precisamos unir teoria, disposição e prática).
Fonte: BAHIA; F. Testemunho do Projétil que Matou Maiakóvski. Ilheus, BA: Mondongo, 2016.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Divida a turma em dupla.
- Solicite que os alunos organizem a estrutura visual do poema.
- Circule entre as mesas para orientar os alunos nas dúvidas que surgirem.
- Quando tiverem concluído fale que o poema será organizado com a contribuição da turma.
- Aos poucos você irá formar uma ilustração utilizando as palavras do poema.
- Devagar retire as palavras “Esteja preparado” e forme o círculo interno da chave.
- Pare a atividade e pergunte para os alunos:
- Qual desenho está sendo formado? Por quê? (Espera-se que os alunos digam que está formando o círculo que compõe a chave).
- Pegue a frase “Perseverança e força de vontade” , coloque-as na mesma disposição que o texto.
- Pergunte para a turma?
-Quem quer ajudar a terminar de construir o desenho? (Espera-se que os alunos digam que querem ajudar a terminar o desenho).
- Você selecionará cinco alunos durante a atividade.
- Selecione uma das crianças.
- Pergunte para os alunos:
- Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que as crianças digam que devem escolher a frase: “aliadas ao estudo e ao trabalho).
- Ela deve colocar a frase em qual disposição no desenho? (Espera-se que as criança indiquem a posição correta).
- Deixe que a criança disponha a frase da maneira que ela achar coerente.
- Selecione outro aluno e faça a mesma pergunta e coloque a frase na disposição da imagem.
- Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que as crianças digam que devem pegar a frase: “são a chave mestra”).
- Chame mais uma criança. Pergunte:
- Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que as crianças digam que devem pegar a frase: “para todas as portas”)
- Chame mais uma criança. Pergunte:
- Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que as crianças digam que devem pegar a frase: “da realização pessoal”.).
- Chame mais uma criança. Pergunte:
- Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que as crianças digam que devem pegar a frase:” Não espere ‘cair do céu’”.).
- Chame mais uma criança. Pergunte:
- Quando tiverem concluído a atividade. Diga que a disposição empregada pelos alunos é uma possibilidade. No entanto, a poeta optou pela estrutura que será apresentada neste slide.
- Apresente o slide, ou mostre o poema no cartaz.
- Observe a reação das crianças.
- Pergunte para os alunos:
- Com a imagem ficou mais fácil interpretar o poema? (Espera-se que os alunos digam que a ilustração contribui para o entendimento do texto).
- Qual a importância do recurso gráfico para dar sentido ao texto? (Espera-se que os alunos digam que o recurso gráfico dialoga com o texto escrito, e que juntos contribuem com a interpretação do poema).
Fonte: BAHIA; F. Testemunho do Projétil que Matou Maiakóvski. Ilheus, BA: Mondongo, 2016.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Questione os alunos:
- Vocês gostaram do trabalho? (Espera-se que os alunos digam que gostaram da atividade).
- Antes da ilustração dava para entender sobre o que se tratava o poema? (Espera-se que os alunos digam que a ilustração ajudou na interpretação do poema).
- Vocês notaram que o elemento visual é necessário para tornar o poema mais compreensivo? (Espera-se que os alunos digam que o elemento visual dialoga com o texto, tornando-o mais compreensivo).
- Qual parte do poema você observou que o texto apresenta um significado diferente do qual foi empregado? (Espera-se que os alunos digam que O termo “cair do céu” apresenta um significado diferenciado).
- Escolha um dos alunos para anotar essas impressões em um cartaz.
- Leia o que os alunos escreveram para a turma toda.
- Entregue os poemas trabalhados em folha impressa para os alunos colarem no caderno de poemas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe uma leitura bem expressiva do poema, feita por você, pelo WhatsApp, através de um áudio. Peça que ouçam o áudio várias vezes. Em seguida, encaminhe uma foto do poema pelo WhatsApp, ou o link para o documento com o texto. Depois, encaminhe áudios com as orientações propostas no plano e as perguntas para que respondam do mesmo modo.
Desenvolvimento
Compartilhe o próximo texto pelo WhatsApp ou em um documento do Google com as principais perguntas sugeridas nas orientações do plano. Em seguida, compartilhe a imagem e o texto em tiras pelo documento do Google e desafie os alunos a fazerem uma ilustração relacionada ao tema utilizando as frases (em tiras) do poema. Compartilhe as orientações em áudio pelo WhatsApp. Peça que eles tirem foto da resposta para ser compartilhada pelo WhatsApp. Você pode criar um mural no Padlet para postar todas as fotos e pedir que eles comentem as respostas. Depois, pelo mural, em um documento do Google ou por foto via WhatsApp, compartilhe como o autor construiu o poema e faça as perguntas propostas (pelo WhatsApp ou mural) para a reflexão proposta no plano.
Fechamento
Para finalizar, pelo WhatsApp ou no mural, oriente os alunos a compararem os dois poemas a partir das perguntas que você compartilhou (pelo mesmo canal). Peça que registrem suas conclusões no mural ou em um documento do Google para ser compartilhado com você, para que possa acompanhar a compreensão deles. Se necessário, acrescente comentários ao documento para ajudar os que tiveram dificuldades na conclusão da atividade.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero lendo outros poemas e ouvindo a leitura da criança.