Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Grazielle Tavares
Mentor: Sidecleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Imagem poética em poemas visuais e concretos
Finalidade da aula: Identificar com autonomia o sentido do poema, utilizando a relação entre os recursos sonoros e gráficos.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Poemas concretos e visuais.
Objeto(s) do conhecimento: Escrita autônoma
Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP27.
Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica
Materiais necessários:
Datashow, cartolina, caneta e fita crepe. Disco de cartolina com o poema colado. Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
Poema impresso, disponível aqui.
Dificuldades antecipadas: As dificuldades podem ser pelo fato de alguns alunos não conseguirem relacionar o recurso sonoro com o gráficos, isso pode ocorrer pelo fato de algum aluno não estar alfabetizado e de outros não estarem habituados a prestarem atenção em detalhes do poema. Para contribuir com o aprendizado, o professor poderá ler o texto e fazer os apontamentos necessário.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de
Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 03 de outubro de 2018
GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
CUNHA. L Poesia para crianças: conceito tendências e práticas/ Leo Cunha… [et al} - Curitiba : Piá, 2012.