Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Diário: produzir breves gravações sobre si mesmo.
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela. Textos impressos. Acesso à internet. Câmeras, filmadoras, tablets, celulares ou outros dispositivos que possam gravar um vídeo. Folha de impressão.
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da primeira pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção TEMPO: resgate da memória diária no fim do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: Ter em mãos aparelhos técnicos previamente testados para o uso em breves gravações. Verificar se os estudantes possuem habilidades para realizar gravações. Proporcionar as instruções técnicas. Durante a atividade, se faz necessário concentrar-se apenas nas questões de relatos e gravação.
Referências sobre o assunto:
PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34–2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Apresente-lhes a finalidade da aula: preparar breves gravações de relatos pessoais falando sobre si mesmo.
- Assista às aulas anteriores LP03_02SQA10 e LP03_02 SQA 11, conforme links abaixo, para prosseguir com a aula.
- Faz-se necessário ter verificado, previamente, os equipamentos que a escola disponibilizará para a gravação do vídeo e quais equipamentos dos alunos foram autorizados (câmeras, tablets, ou filmadoras). Para que os equipamentos de filmagem não gerem problemas de ordem técnica durante a aula, é preciso testá-los com antecedência, pois, para esta aula, os estudantes deverão se preocupar apenas com aspectos do relato de si mesmo e com a gravação. Gravar mais do que uma vez, se necessário for.
- Assista a mais um vlog com os estudantes a fim de que façam os ajustes no que tange à sua apresentação: aspectos linguísticos e paralinguísticos, conforme combinados anteriores.
Material complementar:
Links das aulas
LP03_02 SQA10: acesse aqui
LP03_03SQA11- acesse aqui
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações:
- Acesse a internet e assista, novamente, junto com os estudantes ao vlog indicado no Material complementar abaixo.
- Comente o vlog a que assistiram. É esperado que observem que a vlogueira apresenta 20 fatos sobre ela mesma: seu nome, sua condição de filha única, suas atividades diárias, o que gosta de ouvir e cantar, o que gosta e não gosta, seus sonhos, seus objetivos futuros, de maneira espontânea e criativa. Verifique se gostariam de acrescentar mais alguns itens em seus discursos já preparados em aula anterior, após assistir ao vlog.
- Convide os alunos a produzir breves gravações falando sobre si mesmos, inspirados no vlog e nos combinados feitos nas aulas anteriores LP03_02 SQA 10 e 11. Tempo máximo: 3 minutos.
- As gravações produzidas pela turma podem ser publicadas no blog da classe ou no site da escola. Peça ajuda aos colegas na elaboração do blog e para inserir as gravações.
- Retome o que já fora discutido em aulas anteriores: eles deverão se colocar como enunciador (autor) da fala em face de ouvintes, como já planejado e ensaiado: Para quem falarei? Para que estou gravando este vídeo? Sobre o que falarei? Qual meu objetivo? Onde está meu futuro espectador? Será que este espectador vai entender o que falarei sobre mim? Como posso começar? Como posso progredir a fala? Como posso terminar? Qual será a composição de meu texto oral? Vou usar gírias? Estes tipos de questionamento podem ajudar o aluno a identificar e utilizar adequadamente mecanismos e estratégias linguístico-discursivas que caracterizam o processamento discursivo da linguagem falada. Verifique se irão utilizar anotações.
- Retome os tópicos e ratifique que muitas pessoas da escola e do âmbito familiar e social poderão acessar as gravações posteriormente.
- Atribua significado a aspectos não linguísticos observados no vlog assistido: fala, direção do olhar, riso, gestos, expressão corporal, tom de voz.
Observação: Caso não haja acesso à internet, adapte a atividade propondo relatos de si mesmos, parodiando algum convidado que falará sobre si mesmo aos estudantes.
Material complementar:
Fonte: “20 coisas sobre a Liv” “Meu nome é Liv”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Z-KHItjQbBs&t=20s Acesso em: 9/9/2018. Tempo: 3’46 .
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Projete o slide ou reproduza-o em folha de papel pardo ou cartolina. Disponível para a impressão no link abaixo.
- Leia em voz alta os itens que servirão de parâmetros avaliativos para a gravação do breve vídeo.
- Cheque os espaços da escola já definidos em aula anterior para que as duplas trabalhem separadamente, evitando que a gravação de uma dupla interfira no áudio de outra.
- Recomende aos alunos a fazer testes para checar som e imagem. Se necessário, passe pelas duplas para dar orientações em relação à melhor posição da câmera, enquadramento, volume de voz.
- Combine que apenas um aluno da dupla falará sobre si mesmo e o outro cuidará da filmagem e, depois, trocam-se as posições.
- Diga-lhes para gravar o vídeo.
- Peça-lhes que assistam, pelo menos uma vez, à gravação com o quadro avaliativo em mãos para a checagem dos itens e a verificação da necessidade de gravar novamente.
- Elogie e valorize os dois papéis.
Material complementar:
Quadro Avaliativo aqui
Desenvolvimento
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Pergunte-lhes, de volta à classe, em roda, o que eles acharam da experiência.
- Extrapolando a aula: combine um dia para a exibição de todos os vídeos produzidos pelas duplas a fim de realizar avaliações amistosas em conjunto com a turma com base no quadro avaliativo.
- Compartilhe as reflexões para cada vídeo e as soluções. Caso seja necessário, proponha novas gravações antes da postagem dos vídeos no blog da escola com o apoio de outras colegas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui);
Google Drive (tutorial disponível aqui).
Material para a atividade:
Vlog Bráulio Bessa (disponível aqui); Vlog da Dorô (disponível aqui); Vlog Gabriel Miller (disponível aqui) e Vlog Julia Silva (disponível aqui).
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui);
Flipgrid (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie as perguntas do slide de introdução em áudios pelo WhatsApp. Em seguida, compartilhe os vídeos sugeridos no plano e pergunte o que chama a atenção deles nos vídeos assistidos. Siga as orientações para a reflexão proposta no plano. Mande o link dos vídeos e a pergunta pelo WhatsApp. Eles poderão responder por esse mesmo canal.
Desenvolvimento
Desafie os alunos a produzirem um vídeo curto. Antes, eles produzirão um roteiro para gravar o vlog. Crie um documento para cada aluno no Google, para que eles elaborem o roteiro e você possa acompanhá-los. Compartilhe também as orientações e perguntas sugeridas no plano para guiar a produção do roteiro. Compartilhe o roteiro e o quadro avaliativo proposto no slide para que os alunos façam uma autoavaliação antes da gravação. Após a finalização dos roteiros, peça que gravem individualmente ou com ajuda dos familiares os vídeos e enviem via Google Drive ou Flipgrid.
Fechamento
Matando a saudades! Peça que compartilhem pelo WhatsApp impressões de como foi realizar a atividade e poder rever os colegas pelos vídeos compartilhados.
Convite às famílias
Convide os familiares a assistirem a alguns vídeos dos colegas junto com a criança. Peça que, se possível, ajudem a criança a gravar seu próprio vídeo para a atividade.
não linguísticos.