Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Padlet (tutorial disponível aqui).
- Materiais:
Textos disponíveis aqui.
Introdução
Compartilhe com os alunos o poema como uma imagem, pelo WhatsApp, e oriente-os a fazer a leitura. Em seguida, encaminhe, pelo mesmo canal, as perguntas sugeridas no plano, uma de cada vez, e aguarde a resposta dos alunos.
Desenvolvimento
Compartilhe com os alunos apenas o título do próximo poema, pelo WhatsApp ou em um documento no Google, com as principais perguntas sugeridas nas orientações do plano. Em seguida, compartilhe as orientações para que realizem a atividade, de acordo com a sugestão do plano. Envie o texto em tiras por um documento do Google e desafie os alunos a formarem uma ilustração relacionada ao tema utilizando as frases (tiras) do poema. Eles poderão imprimir as palavras; se não for possível, oriente-os a copiar, recortar e montar a proposta. Peça que tirem foto do resultado para compartilharem com você e posteriormente com a sala. Você pode criar um mural no Padlet para publicar todas as fotos e pedir que comentem as respostas. Depois, compartilhe no mural, em um documento no Google ou em foto pelo WhatsApp, como o autor construiu o poema. Faça as perguntas propostas no plano, para reflexão.
Fechamento
Compartilhe a imagem do slide de fechamento e oriente os alunos sobre a atividade final através do WhatsApp. Faça um sorteio da ordem dos alunos e peça que enviem, pelo WhatsApp, uma palavra sobre o que aprenderam e o local onde querem que a palavras seja colocada. Depois que todos escolherem, faça a montagem e compartilhe o resultado por e-mail ou WhatsApp, para registro dos alunos. O resultado final também poderá fazer parte do mural de poemas da sala.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero lendo outros poemas, ouvindo a leitura da criança e acessando o mural criado pelos alunos.