Atividade para impressão - Textos
Plano de Aula
Plano de aula: Apreciação de textos orais.
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas concretos e visuais
Por: Grazielle Tavares
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade
Materiais necessários:
- Computador e aparelho de som.
- O professor deverá providenciar caso tenha Data Show.
- Atividade para impressão - Textos - LPO3_04SQA10 aqui
- Cartolina e caneta hidrográfica.
- Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
Dificuldades antecipadas: As dificuldades que podem apresentar decorrem do fato de os alunos estarem habituados a uma leitura sem intencionalidade, ou seja, que não demonstra emoções, pode ser um empecilho no momento da apresentação.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. H. S.; BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo - RS: UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In: CARVALHO, M.A. F.; MENDONÇA, R.H. (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. pp. 132 - 135. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf>. Acesso em: 18 dez. 2018.
CUNHA, L. Poesia para crianças: conceito tendências e práticas. Curitiba - PR : Piá, 2012.
GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Projete no quadro o tema da aula ou escreva no quadro.
- Explicite sobre o assunto, ou seja, fale que será trabalhado poemas e seus recursos.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Organizar as cadeiras em um grande círculo.
- Diga que será apresentado um vídeo para as crianças. Acesse ao vídeo na plataforma digital, clique aqui
Poesia com Rapadura - SAUDADE, poema de Bráulio Bessa, 01/06/2018. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=N4icwbpP_Bg>. Acesso em: 30 out. 2018.
- Depois da apresentação do vídeo, pergunte para os alunos:
- Vocês acharam que o poema chamou a atenção? Por que? Espera-se que os alunos respondam que sim. Diga que os motivos que prenderam a atenção foi o texto que fala de sentimentos que pertencem a todos, e o modo como a pessoa falou o texto, fez com que o poema prendesse a atenção do ouvinte.
- Vocês perceberam a entonação empregada no poema? O que vocês perceberam na entonação? Espera-se que os alunos digam que sim, e falem que perceberam o modo como a pessoa utiliza o tom da voz para dar vida ao texto, modificando-a para dar a mensagem adequada.
- Vocês notaram o ritmo utilizado? Como o autor utiliza o ritmo para declamar o poema? Espera-se que o alunos digam que notaram o ritmo. Fale que autor utiliza o ritmo para dar sonoridade ao poema.
- Vocês observaram o cenário? O que acharam da utilização desse recurso? Espera-se que os alunos digam que perceberam que o cenário modifica com imagens que falam sobre poema, isso dá a sensação de que é o momento de ouvir a declamação de poemas.
- O que acharam do fundo musical? Será que ajudou a pessoa que estava declamando? Espera-se que os alunos digam que o fundo musical sensibiliza as pessoas que estão ouvindo a declamação e que esse recurso deu mais vida ao texto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Oriente as crianças permanecerem na mesma posição.
- Faça o seguinte questionamento:
- O que vocês acham se dermos vida para o poema?
- Apresente o poema “Trem de ferro” Manuel Bandeira. Acesse o vídeo na plataforma digital, clique aqui.
RAMOS, Maria. Manuel Bandeira - Trem de Ferro. 2014. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=Try8ggt9ipY>. Acesso em: 18 dez. 2018.
- Pergunte para as crianças:
- O que achou do poema?
- O que percebeu na declamação?
- Qual o suporte utilizado?
- Ofereça para cada criança uma tabela (disponível aqui), para que analise todos os poemas e assinale com X se os seguintes elementos estão presentes nas obras:
- entonação na voz
- ritmo
- emoção
- expressão
- pausa
- cenário
- Após o término da atividade, pergunte para os alunos as respostas para cada item.
- Diga que agora elas vão ouvir a declamação d o poema “ Ocorrência” de Ferreira Gullar.
- Peça para eles prestarem bastante atenção nos detalhes.
- Apresente o poema. Acesse o vídeo na plataforma digital, clique aqui
Ocorrência - Ferreira Gullar. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=L1dZ6Arybik>. Acesso em: 18 dez. 2018.
- Quando terminar, pergunte:
- O que achou do poema?
- O que percebeu na declamação?
- Qual o suporte utilizado?
- Peça para registar na tabela os seguintes elementos:
- entonação na voz
- ritmo
- emoção
- expressão
- pausa
- cenário
- Após a resposta das crianças, pergunte para elas as respostas para cada item.
- Fale para eles que será apresentado um último poema.
- Diga que será apresentado o poema ”Ou isto ou aquilo” de Cecília Meireles. Acesse o vídeo na plataforma digital, clique aqui
Quintal da cultura - Ou isto ou aquilo, 10/05/12. 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ghBjmQThf0k>. Acesso em: 18 dez. 2018.
- Quando ele terminar o vídeo pergunte:
- O que achou do poema?
- O que percebeu na declamação?
- Qual o suporte utilizado?
- Peça para registar na tabela os seguintes elementos:
- entonação na voz
- ritmo
- emoção
- expressão
- pausa
- cenário
- Após a resposta das crianças. Pergunte para elas as respostas para cada item.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Pergunte para os alunos: O que é necessário para garantir uma boa declamação? Espera-se que os alunos respondam que apenas ler ou falar em voz alta o texto não é suficiente para captar a atenção do público ouvinte/espectador. Espera-se que apontem que são necessários diversos recursos para garantir uma boa declamação.
- Reflita com os alunos a importância dos seguintes elementos:
- entonação na voz
- ritmo
- emoção
- expressão
- pausa que ajuda a compor o cenário oral.
- uso de figurino para declamar o poema.
- Anote na tabela as opiniões emitidas pelos alunos
- Entregue os poemas trabalhados em folha impressa para os alunos colarem no caderno de poemas.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Padlet (tutorial disponível aqui).
- Materiais:
Vídeo para a atividade de introdução, disponível aqui;
Vídeo para a atividade de desenvolvimento, disponível aqui;
Atividade do poema, disponível aqui;
Vídeo 2, disponível aqui, e Vídeo 3, disponível aqui.
Introdução
Compartilhe com os alunos o link do vídeo, pelo WhatsApp, e oriente-os a assistirem. Em seguida, encaminhe as perguntas; só envie a próxima depois que todos responderem à primeira, para garantir a participação de todos.
Desenvolvimento
Compartilhe os próximos vídeos pelo WhatsApp. Envie as orientações por áudio e o quadro para análise dos vídeos. O quadro deve ser compartilhado em um documento do Google para que o aluno possa preenchê-lo e você possa acompanhar a atividade enviando comentários diretamente no documento se sentir que o aluno precisa de orientação.
Fechamento
Para finalizar, pelo WhatsApp ou no mural, envie a pergunta para construção das conclusões: o que é necessário para garantir uma boa declamação? Oriente-os a registrar as conclusões, no mural ou pelo WhatsApp, para que você possa elaborar a síntese de todas as respostas e compartilhá-la com os alunos para registro e consulta no futuro.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero lendo outros poemas, ouvindo a leitura da criança e acessando o mural de poemas.