VAMOS JOGAR STOP HISTÓRICO?
Plano de Aula
Plano de aula: Tudo tem um nome
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Registros de memória locais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia dos lugares da Cidade, cola, tesoura.
Material complementar: NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Trad. Yara Khoury. Projeto História, São Paulo: PUC-SP, n. 10, p. 7-28, dez. 1993
Memória e memória histórica: categorias para a reflexão sobre o saber histórico escolar. http://periodicos.uesb.br/index.php/rbba/article/viewArticle/4865, acesso em 23/01/2019
Educação Patrimonial educação, memórias e identidades - Iphan
http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/caderno_tematico_de_educacao_patrimonial_nr_03.pdf, acesso em 23/01/2019
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - Tudo tem um nome - e como ocorreram o processo de escolha dos nomes dos locais. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado e importância de tudo ter um nome.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Projete ou imprima a imagem para desenvolver a atividade.
- Faça a atividade coletivamente ou em grupos. Você pode imprimir a atividade acessando: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VTcFzZr9dmVy6eBTadmacc6XsK8KQp6M6QAa8wR5V4uKFS8eDnRpKgxA5gE7/his3-06und01-vamos-jogar-stop-historico.pdf
- O objetivo deste jogo é que os alunos resgatem na memória os nomes dos lugares históricos da cidade onde vivem.
- Utilizaremos nesta atividade, as regras do jogo STOP , também conhecido como Adedanha. O jogo consiste em uma brincadeira em grupo, na qual os jogadores devem ser rápidos com as palavras. Para jogar, os participantes sorteiam uma letra do alfabeto. Sorteada a letra, o jogo começa. Para cada tema, os jogadores devem encontrar um nome que comece com a letra sorteada.
- Quem preencher primeiro todos os temas ou um número mínimo de categorias, grita stop e todos os outros jogadores param o jogo. Se o jogador colocou um nome , cujo os outros participantes tenham pensado também , todos devem marcar 5 pontos, se o nome for único o participante receberá 10 pontos. Vence quem somar mais pontos. Faça três rodadas do jogo.
- Atenção: esta atividade tem o intuito de resgatar a memória dos alunos em relação aos espaços públicos que conhecem. Caso ache pertinente ajude-os neste resgate, ou substitua alguma categoria do jogo.
É possível adequar o jogo e pedir para as crianças desenhem suas tabelas e sorteiem as letras usando os dedos para contagem.
Para você saber mais: Sobre o jogo : https://pt.wikipedia.org/wiki/Adedonha! , acesso em 21/01/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre a atividade anterior e reforce a importância de todos os lugares possuírem um nome. Fale sobre os benefícios de memorizar os nomes dos locais.
Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Essa fotografia é da Cidade de Porto Seguro na Bahia.
Utilize a fotografia indicada no slide para exemplificação da aula. Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Porto_Seguro#/media/File:Vista_%C3%A1rea_de_Porto_Seguro_01.jpg, acesso em 22/01/2019
Se preferir use uma fotografia local da sua cidade e proceda com os questionamentos para o estudo desta fonte.
- Sua cidade se parece em algum aspecto com a retratada?
- Quais as diferenças e semelhanças que vocês observam entre a fotografia e a sua cidade atual?
- Quais as informações é possível destacar em relação a fotografia.
- Vocês acham a sua cidade um local importante? (Essa pergunta é importante para a problemática, pois envolve memória local)
- O nome desta cidade é Porto Seguro. Por que você acha que ela recebeu esse nome? O que seria um porto? É algo seguro, o que é?
Imprima as questões para análise da fonte, caso deseje fazer a atividade individualmente ou em dupla. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WVFs2uyh9djkzSQEzME4PaSNgngGqkAk3zvF4jREcWuddktzKacJrCh4yx3K/his3-06und01-questionamentos-para-o-estudo-desta-fonte.pdf
- Reforce com os alunos que as cidades, os bairros, monumentos, ruas, praças ,etc possuem um nome e não são aleatórios. Neste caso, o nome da Cidade de Porto Seguro está relacionado com os capítulos iniciais da história do Brasil. Em seu território esta foi a primeira porção de terra avistada pelas embarcações do almirante Pedro Álvares Cabral - Monte Pascoal. O primeiro ponto encontrado, a 22 de abril de 1500, foi Porto Seguro. A origem de seu nome é narrada na carta de Pero Vaz de Caminha. “E velejando nós pela costa, na distância de dez léguas do sítio onde tínhamos levantado ferro, acharam os ditos navios pequenos um recife com um porto dentro, muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada.”
- Após as discussões peça para os alunos preencherem a ficha da cidade. Imprima a atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jkhhbGA4PKaYzQntsM4rCWWh8ufE9TTu4dEb8mfXyHgc4KzkFaDZ2rnEyXN9/his3-06und01-o-que-voce-sabe.pdf e entregue aos alunos ou faça a atividade registrando no quadro ou em um cartaz.
- SolicitE antes desta aula uma pesquisa sobre alguns locais da sua cidade ou da cidade onde se localiza a escola (praças, ruas, escolas, monumentos, etc). Essa atividade subsidiará conhecimentos e a atividade a seguir.
Como adequar à sua realidade:. Convide pessoas mais velhas para relatarem suas memórias sobre a cidade e suas mudanças no decorrer do tempo. Caso não consiga projetar a imagem, imprima a fotografia acessando. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/enUc6DDKujYTYAdTaZhEx9Hw9xqkgVRj9JRfCFxBKmENzXNE7z2VvBmGFXEn/his3-06und01-fonte.pdf
Para você saber mais: Sobre a origem do nome de Porto Seguro, acesse http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1402 acesso em 22/01/2019
LS Deglinomini - O uso da memória como meio de preservação da história e da Cultura Local , disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/11711/Deglinomini_Liziani_de_Souza.pdf?sequence=1 acesso em 23/01/2019
Fique atento para que os alunos não entendam essa parte da nossa História como "descobrimento do Brasil". A historiografia atual entende isso como errado. Portugal tomou posse da terra, mas ele não a descobriu. Isso precisa estar evidente aos alunos. Para isso, consulte as referências:
Descobrimento foi, na verdade, uma invasão à terra dos índios. Disponível em:
http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/10/descobrimento-foi-na-verdade-uma-invasao-terra-dos-indios.html . Acesso em 06 de março de 2019
Descobrimento/achamento, encontro/contato e invasão/conquista: a visão dos índios na descoberta da América Portuguesa. Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/viewFile/2742/2642 Acesso em: 06 de março de 2019
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Essa atividade será feita em duplas. Informe aos alunos que eles irão produzir um álbum de figurinhas da Cidade, identificando alguns locais. Eles poderão desenhar ou colar fotografias, indicando seu nome e a origem desse nome. Converse com os alunos sobre alguns aspectos da Cidade (construções, ruas, praças, etc). Comece perguntando o nome da rua onde eles moram ou da rua onde está situada a escola, e se eles sabem porque esses lugares receberam esse nome. Reforce que os espaços que convivemos, tais como; praças, prédios públicos, ruas, cidades, etc, possuem um nome que serve para identificação e localização. A escolha desses nomes não são aleatórios e se relacionam com o desejo de manter viva a memória de pessoas ou eventos históricos importantes para aquele local. Traga para a discussão esse processo de escolha, e que muita coisa mudou em relação a isso. Atualmente, cada município possui as suas regras para a nomeação dos espaços públicos e as petições são analisadas pelos vereadores. Para subsidiar a atividade e as discussões projete o vídeo https://noticias.r7.com/bahia/bahia-no-ar/videos/ruas-de-salvador-tem-nomes-curiosos-29032017acesso em 21/01/2019 que narra a origem dos nomes de algumas ruas de Salvador. Para imprimir a atividade acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UMrMfX2FGAK5EhQ7wNU2CPZtWUrunewatUZYp7t9bfdcNR8cY94faCyg6bRY/his3-06und01-album-de-figurinhas-da-minha-cidade.pdf
Como adequar à sua realidade: A atividade tem como sugestão a identificação de três locais da cidade. Se desejar, inclua mais locais para a discussão.
Para você saber mais: Sobre os nomes das ruas , acesse : MACEDO, Emmanuel de: AS RUAS CONTAM SEUS NOMES https://noticias.r7.com/bahia/bahia-no-ar/videos/ruas-de-salvador-tem-nomes-curiosos-29032017 , acesso em 22/01/2019
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é perceber que os nomes dos lugares têm relação com eventos que neles aconteceram. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Para esta etapa, pense em um quiz sobre os lugares do bairro, que pode ser feito em formato de adivinhar ou no Kahoot (Veja aqui como fazer um). Por exemplo:
- Qual o lugar onde as pessoas vão aos domingos realizar cultos religiosos? Igreja - nomeie a igreja do seu bairro;
- A praça onde as crianças costumam brincar - nomeie a praça;
- Rua da escola - nomeie a escola; e assim sucessivamente.
Envie as questões via áudio, texto ou vídeo, e aguarde as respostas. Cuide para que a aula seja um momento lúdico. Essa etapa visa dialogar com a memória dos alunos em relação aos espaços públicos que conhecem.
Problematização
Para esta etapa, você vai precisar compartilhar um áudio com os estudantes, reforçando que as cidades, os bairros, monumentos, ruas, praças etc. possuem nomes que não são escolhidos aleatoriamente. Pensando nessa perspectiva, compartilhe o arquivo de problematização. Para respondê-lo, os estudantes precisarão realizar uma pesquisa, junto aos familiares ou na internet. Estabeleça um prazo para que possam refletir e responder ao que foi proposto. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Você pode agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Para esta etapa, os estudantes terão que escolher três lugares importantes do bairro para retratar. Eles devem fazer os desenhos dos lugares, uma praça, uma escola e uma rua, pesquisando o porquê dos nomes de cada um. Você pode auxiliá-los, caso não consigam todas as respostas. Solicite que as produções sejam compartilhadas via grupo da turma ou no Padlet (Veja aqui como fazer um).
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Bens materiais e imateriais”, “O que é Patrimônio Cultural” e “Patrimônio material e Imaterial”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI04, EF02HI09, EF05HI07 e EF05HI10.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Renata da Silva Gonçalves
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O lugar em que vive
Objeto (s) de conhecimento: A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.
Palavras-Chave: Nome; Porto Seguro; Álbum de figurinha; Cidade
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA