Ficha de Identificação
Plano de Aula
Plano de aula: Patrimônio Natural
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Patrimônios históricos e culturais locais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI04) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folha, lápis e borracha.
Material complementar:
- Folhas de atividade para a Sistematização:
- Fotografia para impressão da Chapada dos Veadeiros e Emas:
Para você saber mais:
IPHAN. Reservas do Cerrado: Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas (GO)
Disponível em:
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/53 Acesso em: 08/03/2019
IPHAN.Patrimônio Mundial Cultural e Natural.
Disponível em http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/29 Acesso em: 08/03/2019
CAVALCANTI. Márcio A. N. Educação Patrimonial na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.ANPUH-SP. Santos, 2014. Disponível em:
http://www.encontro2014.sp.anpuh.org/resources/anais/29/1406771768_ARQUIVO_textoanpuh1.pdf Acesso em: 08/03/2019
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente para os alunos o objetivo da aula. Se não for possível projetar o slide, copie o conteúdo para o quadro da sala ou produza um cartaz.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para início deste plano propõe-se como contexto conversar com os alunos sobre o uso e importância dos elementos naturais das suas localidades. Para essa etapa sugere-se o seguinte roteiro:
- Comece perguntando aos alunos exemplos de elementos da natureza que eles veem nas suas cidades, regiões ou localidade.
- Peça que os alunos leiam com atenção a pergunta no slide e manifestem sua opinião.
- Agora pergunte se os exemplos que eles deram anteriormente poderiam ser considerados como Patrimônios Culturais e Históricos.
- Agora dê continuidade a esse debate na próxima etapa da aula.
Como adequar à sua realidade:
- Com relação a projeção do slide, se não for possível, produza um cartaz com a pergunta ou escreva no quadro da sala.
- O roteiro sugerido pode ser adaptável de acordo com o ritmo da turma e os tipos de manifestações dos alunos.
- Se na sua localidade há um patrimônio Mundial Cultural e Natural, você poderá já trabalhar com ele nesta etapa citando para os alunos.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Após a conversa na etapa anterior, desenvolva a problematização deste plano. Nesta, os alunos deverão debater mais aprofundadamente sobre elementos da natureza como patrimônios Culturais e para isso faz-se uso de um vídeo do IPHAN Patrimônio Mundial no Brasil e Desenvolvimento Sustentável, como fonte Histórica. Para a realização da atividade desta etapa siga o roteiro proposto abaixo:
- Reúna os alunos em equipes.
- Explique que cada equipe deverá assistir com atenção o vídeo sobre Patrimônios Mundiais e após ver o vídeo devem debater entre si e responder a seguinte pergunta:
- As paisagens naturais também podem ser Patrimônios da Humanidade assim como prédios antigos, praças e festas populares? ( Dê um tempo de aproximadamente 5 minutos para os alunos refletirem, mas lembre-se de que não é objetivo desta etapa que as crianças tenham uma resposta pronta para isso, mas sim que busquem levantar hipóteses). Mantenha a pergunta visível para que os alunos possam sempre lê-la.
- Dado o tempo para o debate dos grupos, peça que socializem suas inferências e deixe claro que não há problemas com dúvidas e que o mais importante é refletir sobre o tema e então buscar respostas.
- Tome nota das principais colocações das equipes fazendo uma síntese das suas respostas no quadro da sala.
- Aproveite todas as respostas dos alunos sobre a questão proposta e finalize explicando que todo tipo de Patrimônio Cultural e Histórico é importante para a memória e história de um povo e seu lugar e muitos Patrimônios também fazem parte da história de toda a Humanidade. Entre esses patrimônios estão as paisagens naturais, como exemplo temos o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e Emas que eles viram na fotografia da etapa da contextualização.
YOUTUBE. Vídeo.Patrimônio Mundial no Brasil e o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EG1fE82vKQg Acesso em: 08/03/2019
O vídeo proposto nesta etapa é genérico e traz uma visão geral sobre patrimônios e portanto é adaptável para todos os tipos de patrimônios que você decidir trabalhar, mas caso não consiga reproduzi-lo explique para os alunos, resumidamente, o seu conteúdo ou mesmo transforme em um pequeno texto.
Se não for possível anotar a síntese das respostas dos alunos no quadro da sala, você deverá fazê-lo em qualquer outro suporte que lhe seja acessível.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Para finalizar a aula convide os alunos para verem a fotografia da Chapada dos Veadeiros e Emas em Goiás, que é um Exemplo de Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, juntamente com a leitura de um texto informativo sobre o Patrimônio Natural. Logo em seguida, eles devem preencher uma curta ficha de identificação sobre o Patrimônio. Tanto a ficha quanto o texto informativo estão disponíveis em documento acessível pelo link abaixo. A Fotografia utilizada nesta etapa também é uma fonte histórica.
Para a realização desta atividade sugere-se o seguinte roteiro:
- Explique aos alunos que agora eles deverão produzir uma ficha de identificação do Patrimônio Mundial Natural que conheceram, no caso a Chapada dos Veadeiros e Emas. Para isso, terão que ler um curto texto com informações sobre a Chapada.
- Ressalte que atividade é individual.
- Após o preenchimento da Ficha socialize a produção dos alunos no mural da sala.
Fototeca IPHAN: Fotografia.Disponível em:
http://portal.iphan.gov.br/galeria/detalhes/54?eFototeca=1 Acesso em: 08/03/2019
Como adequar à sua realidade:
- Fotocopiar as folhas para atividade; se não for possível uma para cada aluno, copie o conteúdo no quadro e peça que os alunos anotem em nos seus cadernos. O ideal é que atividade seja individual, mas para reduzir os custos com fotocópias ou impressão os alunos poderão realizar a atividade em duplas.
- A escolha do patrimônio natural a ser trabalhado fica a seu critério. Escolha como patrimônio uma paisagem, um rio, igarapé, uma reserva florestal, chapadas, cachoeiras, praias, áreas verdes da cidades como bosques, praças, também pode ser orla de rios e portos, etc que faça parte da região dos alunos e assim possa fazer com que o aprendizado tenha mais significado.
- Você poderá optar por apresentar esse patrimônio utilizando outros tipos de fontes históricas além da fotografia e do vídeo, como relato oral, croquis, cartas de viajantes, etc. Desde que seja de acordo com a sua realidade.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender a importância da preservação dos patrimônios culturais. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Para esta aula, solicite aos estudantes, via texto, áudio ou vídeo, que tentem lembrar da natureza na sua região e, a partir dessa lembrança, respondam:
- Comece perguntando aos alunos exemplos de elementos da natureza que eles veem na sua cidade, região ou localidade.
- A Natureza, com suas paisagens e rios, relevos e planícies, pode ser considerada Patrimônio da Humanidade?
- Agora, pergunte se os exemplos que eles deram anteriormente poderiam ser considerados como Patrimônios Culturais e Históricos.
- Dê continuidade a esse debate na próxima etapa da aula.
Peça que os estudantes produzam um arquivo de áudio de, no máximo, 1 minuto, com as respostas.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Patrimônio Mundial no Brasil e o Desenvolvimento Sustentável”. Após eles assistirem ao vídeo, questione:
- As paisagens naturais também podem ser Patrimônios da Humanidade assim como prédios antigos, praças e festas populares?
Os estudantes devem produzir um pequeno texto para responder a questão proposta. Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder ao que foi proposto. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações, via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Você pode agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Explique aos alunos que agora eles deverão produzir uma ficha de identificação do Patrimônio Mundial Natural, no caso, da Chapada dos Veadeiros. Para isso, terão que ler um curto texto com informações sobre a Chapada. Peça para que os estudantes respondam o arquivo de sistematização a partir do texto informativo. As respostas devem ser enviadas para o grupo da turma.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Bens materiais e imateriais”, “O que é Patrimônio Cultural”, “Patrimônio material e Imaterial” e “História do Brasil - Café e imigrantes”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI04, EF02HI09, EF05HI07 e EF05HI10.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Flávia Vilhena
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município
Objeto (s) de conhecimento: Os patrimônios históricos e culturais da cidade e/ou do município em que vive
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
Palavras-Chave: Patrimônio Natural; Educação Patrimonial
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA