Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Meio rural: cultura e economia
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Comunidades e grupos sociais locais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Será necessária a impressão dos documentos para a Problematização, folha sulfite, fita adesiva, canetas hidrocor e lápis de cor.
Material complementar:
- Documento que disponibiliza a imagem do slide deHIS3_07UND02 Slide da Contextualizaçao: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kPfevEPPmQpbUvbpfhEE3cM4cT7gVPfG4pRArcyDZYa2yWX2fdsHGS4MpMAP/his3-07und02-slide-da-contextualizacao.pdf
- Documento que disponibiliza a imagem do slide de HIS3_07UND02 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j8dZAEZqqWWJuec7VF2Q2PYup4nGQMcNdNDqSnaRS53BVDRdcQSGUYgJQGd8/his3-07und02-slide-da-problematizacao.pdf
- Documento que disponibiliza a atividade proposta na Problematização: HIS3_07UND02 Atividade de Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UPZ69Uc3RZ2cykmuH74BrkMhRbVhnf5fyYxep5UVRFgscndb39cexADq8gxa/his3-07und02-atividade-da-problematizacao.pdf
- Documento que disponibiliza mais informações sobre o meio urbano - HIS3_07UND02 - Conhecendo um pouco mais sobre o Meio rural: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JkyAnFFNA9ZJNTfWSABsHmDgAaHsE9TRBAw9XpVjApPz5G7gNg2MN6Wxupty/his3-07und02-conhecendo-um-pouco-mais-sobre-o-meio-rural.pdf
- Documento que disponibiliza as imagens para a atividade proposta na Problematização: HIS3_07UND02 - Imagens para a atividade da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tN6zyWMmWYvnMpSwP9m2MAYJmNxWyePQEHj9FdY7AD5dGev59Rg3EcnE28TH/his3-07und02-imagens-para-a-atividade-da-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre as contribuições das festas juninas para a cultura e a memória brasileira e sobre o meio rural para você se preparar para a aula:
- Festa junina desde a antiguidade alegrando os povos. Disponível em: https://www.coisasdaroca.com/tradicao/festa-junina.html . Acesso em: 11 de março de 2019.
- Com diferenças regionais, festas juninas celebram a fartura no campo. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2017-06/com-diferencas-regionais-festas-juninas-celebram-fartura-no-campo . Acesso em: 11 de março de 2019.
- A comunicação no meio rural. Disponível em: https://www.scotconsultoria.com.br/noticias/artigos/21328/a-comunicacao-no-meio-rural.htm. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Comunicação no campo: Organização, trabalhadores e sociedade. Disponível em: https://contrafbrasil.org.br/artigos/comunicacao-no-campo-organizacao-trabalhadores-e-sociedade/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Espaço rural. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/espaco-rural.htm. Acesso em: 11 de março de 2019.
Fonte das imagens:
- Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Carro de boi. Wikimedia Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1b/Carro_de_boi_Caetit%C3%A9.jpg . Acesso em: 11 de março de 2019.
- Reisado do Mestre Dedé de Luna. Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Reisado_do_Mestre_Ded%C3%A9_de_Luna.jpg . Acesso em: 11 de março de 2019.
- Quadrilha junina.Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Quadrilha_Junina_1.jpg . Acesso em: 11 de março de 2019.
- Festa do Divino em Espírito Santo. Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mascaradosdepirenopolis.jpg . Acesso em: 11 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Faça, antecipadamente, a impressão dos documentos que serão usados na Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UPZ69Uc3RZ2cykmuH74BrkMhRbVhnf5fyYxep5UVRFgscndb39cexADq8gxa/his3-07und02-atividade-da-problematizacao.pdf (Conhecendo um pouco mais sobre o Meio rural: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JkyAnFFNA9ZJNTfWSABsHmDgAaHsE9TRBAw9XpVjApPz5G7gNg2MN6Wxupty/his3-07und02-conhecendo-um-pouco-mais-sobre-o-meio-rural.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tN6zyWMmWYvnMpSwP9m2MAYJmNxWyePQEHj9FdY7AD5dGev59Rg3EcnE28TH/his3-07und02-imagens-para-a-atividade-da-problematizacao.pdf (imagens).
- Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
- Busque, por meio deste tema ressaltar os subtemas que serão abordados nesta aula: cultura (pessoas que moram no espaço rural, festa junina, tradição, costumes, regionalismo) e economia (produção de alimentos, modernização, pilar da economia brasileira).
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete, escreva no quadro ou leia para os alunos o tema desta aula.
- Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide : HIS3_07UND02 Slide da Contextualizaçao: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kPfevEPPmQpbUvbpfhEE3cM4cT7gVPfG4pRArcyDZYa2yWX2fdsHGS4MpMAP/his3-07und02-slide-da-contextualizacao.pdf
- Inicie esta etapa da aula questionando aos alunos sobre o que eles sabem a respeito das festas juninas.
- Informe que as festividades relacionadas aos meses de junho e julho são muito antigas e que no início aconteciam para comemorar as boas colheitas e homenagear alguns santos da igreja católica. Essas festas sofreram influências de vários povos tais como franceses, portugueses, chineses, espanhóis e africanos.
Através desta festividade é possível conhecer um pouco sobre alguns costumes do meio rural: culinária, músicas, tradições religiosas.
Com o passar do tempo essas festas, que aconteciam somente no meio rural, passaram a fazer parte dos grandes centros urbanos (principalmente nas escolas e nas associações comunitárias e católicas).
Em muitos locais essas festividades deixaram de representar a comemoração das colheitas e a questão religiosa, passando a ser vinculadas com o caráter lúdico e econômico do momento.
- Questione os alunos sobre:
- Como são representadas as pessoas que vivem no meio rural nessas festas?
- As roupas e acessórios (laços de fita, chapéu, botas, cintos com fivelas grandes) usados nesses eventos são usados somente por pessoas que vivem no meio rural?
- Será que essas pessoas que vivem no meio rural realmente são como elas são representadas nessas festas?
- O estilo de música tocada nessas festas é ouvido somente por pessoas que vivem no meio rural?
- As comidas que são ofertadas nessas festas são alimentos consumidos somente no meio rural?
- Estes questionamentos são importantes para que as crianças percebam que a representação destas festividades não correspondem com a realidade, pois o meio rural possui suas características (assim como o meio urbano) e que por isso deve ser respeitado e valorizado.
- Busque também demonstrar que a cultura e as tradições do meio rural se incorporaram ao dia a dia dos centros urbanos (músicas, comidas, roupas).
Fonte da imagem:
- Banco de imagens Revista Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Apresente o slide para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS3_07UND02 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j8dZAEZqqWWJuec7VF2Q2PYup4nGQMcNdNDqSnaRS53BVDRdcQSGUYgJQGd8/his3-07und02-slide-da-problematizacao.pdf
- Informe aos alunos que se antes o meio rural se apresentava como um local onde moravam pessoas que contribuiam somente para a cultura ou para a produção de alimentos (culinária) hoje ele se apresenta como um dos setores mais importantes da economia do Brasil, onde a inovação e a tecnologia de ponta são os destaques deste meio (além destas duas contribuições iniciais). O meio rural tem se destacado no cenário nacional como um setor de grande desenvolvimento e com grandes investimentos financeiros, conquistando cada dia mais credibilidade e espaço no mercado internacional (o que é de grande valia para o Brasi).
- Com esta atividade você demonstrará que, apesar do meio rural ter características próprias, existem pontos que são comuns ou bem próximos à alguns pontos utilizados ou vivenciados no meio urbano. Isto também proporcionará uma proximidade com a realidade do meio rural, que pode ser distante dos alunos.
- Faça a impressão do documento HIS3_07UND02 Atividade de Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UPZ69Uc3RZ2cykmuH74BrkMhRbVhnf5fyYxep5UVRFgscndb39cexADq8gxa/his3-07und02-atividade-da-problematizacao.pdf e do documento HIS3_07UND02 - Imagens para a atividade da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tN6zyWMmWYvnMpSwP9m2MAYJmNxWyePQEHj9FdY7AD5dGev59Rg3EcnE28TH/his3-07und02-imagens-para-a-atividade-da-problematizacao.pdf
- Caso necessite saber mais sobre este espaço acesse o documento HIS3_07UND02 - Conhecendo um pouco mais sobre o Meio rural: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JkyAnFFNA9ZJNTfWSABsHmDgAaHsE9TRBAw9XpVjApPz5G7gNg2MN6Wxupty/his3-07und02-conhecendo-um-pouco-mais-sobre-o-meio-rural.pdf. Faça a impressão e afixe no mural.
- Distribua a atividade que será feita coletivamente.
- Explique que a atividade será feita da seguinte forma:
- Para cada item proposto, e um de cada vez, eles descreverão como são retratados no cenário nacional:
Para o item “Profissões” poderão escrever quais profissionais trabalham e a importância de cada um (eles poderão escolher um e escrever sobre ele).
Para o item “Organização do espaço” poderão descrever como são estruturados com relação à disposição das casas (distäncia entre as casas, entre as casas e a escola e o serviço público de saúde), ruas, saneamento básico, iluminação, a presença ou ausência de serviço público de saúde e de educação (neste ponto ressalte que estas prestações de serviço público ainda precisam melhorar nos dois ambientes e que se trata de uma deficiência da oferta pelos órgãos públicos).
Para o item “Alimentos” eles poderão escrever quais alimentos são produzidos e consumidos pelas pessoas que moram no meio rural e urbano.
Para o item “Transporte” poderão escrever quais transportes são usados neste ambiente e quais são as facilidades e dificuldades encontradas.
Para o item “Tecnologia e Comunicação” poderão escrever quais são os meios de comunicação e tecnologia que são usados neste ambiente (antena parabólica, rede de telefonia móvel e fixo, internet, computador, televisão, rádio, TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação)).
- Mostre as imagens relacionadas com cada item. (Deixe as imagens afixadas no quadro para uma melhor visualização.). A cada imagem mostrada fale um pouco sobre ela para que o aluno tenha base para fazer sua escrita.
- Após o término deixe que alguns alunos socializem o que perceberam com esta atividade.
- Esse será o momento para que os alunos percebam que o meio rural e o meio urbano muitas vezes são distantes, mas que possuem proximidades em vários aspectos e que cada um possui seu lado positivo e que possuem situações que precisam ser melhoradas.
Fonte da imagem:
- Brasil celeiro. Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7735875 . Acesso em: 11 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula.
- Através de uma conversa sobre o que foi mostrado e trabalhado nesta aula, verifique se foi possível fazer a construção da imagem do homem do campo: um homem que sabe da sua importância no cenário nacional.
- Distribua uma folha de sulfite para cada aluno e peça que escrevam uma frase ou um pequeno texto sobre a importância do meio rural para o país.
- Construa um mural com essas atividades e as atividades da Problematização .
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender a importância do meio rural para o Brasil: cultura e economia. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Inicie esta etapa da aula questionando os alunos, por áudio, vídeo ou texto, sobre o que eles sabem a respeito das festas juninas. Informe que as festividades relacionadas aos meses de junho e julho são muito antigas e que, no início, aconteciam para comemorar as boas colheitas e homenagear alguns santos da igreja católica. Através desta festividade, é possível conhecer um pouco sobre alguns costumes do meio rural: culinária, músicas e tradições religiosas.
Explique que as festas juninas muitas vezes remetem ao cotidiano rural ou “caipira”, e questione:
- Como são representadas as pessoas que vivem no meio rural nessas festas?
- As roupas e acessórios (laços de fita, chapéu, botas, cintos com fivelas grandes) usados nesses eventos são usados somente por pessoas que vivem no meio rural?
- Será que essas pessoas que vivem no meio rural realmente são como elas são representadas nessas festas?
- O estilo de música tocada nessas festas é ouvido somente por pessoas que vivem no meio rural?
- As comidas que são ofertadas nessas festas são alimentos consumidos somente no meio rural?
Busque demonstrar que a cultura e as tradições do meio rural se incorporaram ao dia a dia dos centros urbanos, como músicas, comidas e roupas. Peça que os estudantes gravem um vídeo relatando as impressões sobre as festas juninas, orientados pelas questões enviadas.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização e peça que respondam atentando para as peculiaridades relacionadas ao campo, como, por exemplo, como é a organização do espaço (localização e proximidade das casas), as profissões, os alimentos etc. As produções devem ser compartilhadas no grupo da turma. Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder ao que foi proposto. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.
Sistematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização. Peça que separem as imagens em campo e área urbana, caso seja possível imprimir. Se não for possível, a separação deve ser escrita no caderno.
Peça aos alunos que escrevam e compartilhem no grupo da turma. Você pode produzir um quiz sobre zona urbana e rural no aplicativo Kahoot (veja aqui como fazer um). Dê o feedback das produções.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Área urbana e área rural”, “Os animais da zona rural”, “Os animais da zona urbana” e “Zona urbana e zona rural”, você pode ainda escutar algumas músicas que se refiram ao campo, disponíveis aqui.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e EF04HI06.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Teresa Pimenta
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O lugar em que vive.
Objeto (s) de conhecimento: A produção dos marcos da memória: formação cultural da população.
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI07) Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.
Palavras-Chave: Meio rural; Festa junina; Semelhanças e diferenças; Tradição; Economia; Cultura.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA