Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, atividades impressas e fotografias.
Antes desta aula, você deverá solicitar uma pesquisa sobre os locais de lazer da cidade, com destaque para os parques e reservas ambientais que podem ser visitados pela população. Esta pesquisa deverá conter o endereço do local, as curiosidades, regras de utilização e como os cidadãos podem visitar o local. Caso na sua cidade não tenha esses espaços de lazer, seria interessante promover um tour virtual em algum parque importante ( Ex: Parque da Cantareira em São Paulo)
Material complementar: ABRAHÃO, S. Espaço Público: do urbano ao político. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2008.
DIAS, Genebaldo Freire, 1949 – Educação ambiental: princípios e práticas/Genebaldo Freire Dias – 9. ed. – São Paulo: Gaia, 2004.
FRITZONS, E.; MANTOVANI, L. E. A educação ambiental e a conservação da natureza. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=237&class=02 . Acesso em 16 de mar. de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - Espaços públicos e áreas de conservação ambiental. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado de Lugares de Conservação Ambiental trazido pelas crianças.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
Você poderá apresentar fotografias de pessoas em atividades de momentos livre e trazer para o debate em aula.
Para você saber mais: DUMAZEDIER, J. Lazer e Cultura Popular. São Paulo: Perspectiva, 1973.
SILVA, L. J. M. Parques urbanos: a natureza na cidade - Uma análise da percepção dos atores urbanos. 2003. Dissertação (Mestrado em Gestão e Política Ambiental) - Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília/DF, 2003.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e reforce a ideia da importância dos espaços de lazer urbano. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre o vídeo que é uma referência para a atividade. Projete o vídeo os Parques de São Paulo: Cantareira. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BRP_QPoinh0 , acesso 16 mar 2019, que demonstra a beleza e opções de lazer do Parque da Cantareira.
Proceda com o estudo:
Converse com os alunos a respeito da garantia dos direitos do cidadão em relação ao lazer previsto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, no parágrafo 3º do artigo 217 que exige do poder público o incentivo e promoção social do lazer.
Ressalte a importância das atividades de lazer para as pessoas não só aos fins de semana, mas incorporadas na sua rotina do dia a dia.
Como adequar à sua realidade: Você poderá organizar um vídeo, mostrando os principais pontos públicos e privados da sua cidade e proceder com a atividade.
Para você saber mais: KLIASS, R. G. Parques urbanos de São Paulo. São Paulo: Pini, 1993.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Essa atividade será feita em duplas. Informe aos alunos que eles irão criar um folder indicando os parques ou reservas ambientais existentes na cidade em que mora, disponíveis para o lazer da população.
Para imprimir a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M5PH4NFXSMSQfSF5EJsRJBYp8h8EXMa4zMbjZCt6jvQd3aDh8Ewc64gVzVTD/areas-de-lazer-e-de-conservacao-ambiental.pdf
Promova uma reflexão sobre os espaços públicos destinados ao lazer na sua cidade e destaque a importância desses espaços para os cidadãos bem como a sua preservação. Peça para os alunos recorrerem a pesquisa feita anteriormente a esta aula.
Como adequar à sua realidade: Você poderá sugerir o uso de fotografias da cidade e colá-las no exemplo da sua cidade.
Para você saber mais: SILVA, L. J. M. Parques urbanos: a natureza na cidade - Uma análise da percepção dos atores urbanos. 2003. Dissertação (Mestrado em Gestão e Política Ambiental) - Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília/DF, 2003.