Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Youtube, Google Docs e Word
Valor trabalhado
- Cidadania
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é fazer com que os estudantes compreendam as relações de interdependência entre os espaços rural e urbano na transformação dos alimentos e os impactos gerados por essas produções. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e diga que nesta aula será apresentada uma atividade sobre a relação entre o campo e a cidade. Para iniciar, divida-os em duplas e leia o tema da aula.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Peça que observem as duas imagens com atenção. Chame a atenção para a presença da relação cidade/campo no cotidiano de todos nós. Inicialmente, pergunte como se pode observar a necessidade do campo vivendo na cidade.
Diga que cidade e campo se completam. Converse com eles a respeito de como é possível observar essa interdependência. Pergunte de que forma esses alimentos chegam até a nossa mesa. É da mesma forma como são colhidos? Ou eles passam por algumas transformações? Quais?
Oriente que eles registrem suas respostas no caderno. Se não forem alfabetizados, eles podem ilustrar por meio de desenhos ou ainda contar com ajuda de um adulto para ser o escriba. As imagens para serem usadas nesta etapa estão disponíveis aqui.
Problematização (20 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização. Envie o slide do plano original aos estudantes e questione-os sobre quais produtos estão sendo vendidos in natura. Dos demais produtos, quais têm origem no campo e quais têm origem na cidade? Explique a relação entre campo e cidade e o fato de que eles não subsistem separados.
Questione-os como seria possível viver na cidade sem os produtos do campo e como podemos identificar a relação entre campo e cidade a partir dos produtos que consumimos. Quais os impactos da industrialização de alguns alimentos para o ambiente e para a saúde?
Ação propositiva (dois dias – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Fale para os alunos produzirem uma tabela com duas colunas, sendo uma para “alimentos in natura” e outra para “alimentos industrializados” ou que passaram por algum tipo de industrialização. Usando o encarte, peça que recortem os produtos e os colem na coluna correspondente.
Em seguida, peça que contabilizem a quantidade de produtos que cada coluna possui. Oriente-os a pensarem nos impactos causados pelo processo de industrialização dos alimentos em nosso consumo (conservantes, agrotóxicos, corantes). O encarte para impressão e o material para ser enviado estão disponíveis aqui.
Sistematização (30 minutos – assincronamente)
Após a atividade, elabore junto com a turma um gráfico de barras contabilizando a quantidade dos produtos naturais e dos produtos industrializados dispostos na coluna. O gráfico pode ser elaborado com auxilio do Google Docs ou do Word. Abaixo, fica a sugestão de vídeos que explicam como elaborar gráficos com o auxilio dessas ferramentas.
- “Como fazer gráfico no word”, disponível aqui
- “Google Docs: como usar”, disponível aqui
Convite às famílias
Oriente que os estudantes assistam aos vídeos que seguem abaixo:
- “Zona rural e urbana”, disponível aqui
- “Vida na cidade”, disponível aqui
- “Vida urbana”, disponível aqui