Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular; tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e Google Earth
- Optativas: Google Classroom
Valor trabalhado
- Cidadania
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes construam uma maquete do entorno da escola. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que vocês conversarão sobre as imagens de satélite produzidas pelo programa Google Earth e que farão a criação de uma maquete da área do bairro em que a escola está inserida.
Contextualização (25 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Explique o que é o programa Google Earth e como ele utiliza as imagens produzidas pelos satélites da NASA para que possamos ter acesso às imagens aéreas dos locais que moramos ou mesmo daqueles distantes, os quais não temos a oportunidade de visitar ou conhecer. Leve para a turma a seguinte situação: com o objetivo de ajudar os alunos a compreender como podemos representar um determinado espaço visto de cima (visão vertical), o professor Miguel utilizou o programa Google Earth para fazer um recorte do entorno da escola através das imagens de satélite disponíveis no programa.
Utilize a imagem do slide para ilustrar aos alunos o recorte espacial feito pelo professor, a fim de explicar à turma como podemos observar um espaço visto de cima. Caso você ou a escola não tenham a licença de uso do programa, você pode utilizar o Google Maps, que é gratuito e aberto a todos.
Problematização (50 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo e envie as imagens do plano original aos estudantes. Envie também a imagem aérea que você coletou do entorno da escola no programa Google Earth. Solicite que eles observem o que existe nela e como eles poderiam representar essa imagem na maquete, utilizando os materiais que trouxeram.
A partir da imagem aérea da escola, oportunize aos alunos observarem os elementos que estão ao redor da escola, como praças, árvores, casas, entre outros locais que podem servir de ponto de referência para a localização da escola dentro da imagem. Para fazer o download do programa Google Earth, acesse este link.
Ação propositiva (quatro dias – assincronamente)
Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. A partir da imagem de satélite do entorno da escola, solicite que os alunos, elaborem uma maquete com os materiais solicitados, tais como tampas de garrafa PET, pedaços de madeira, papelão, papéis diversos, entre outros materiais úteis para a maquete. Ao final, veja com os alunos quais elementos eles conseguiram abordar na maquete, e se ela está condizente com a imagem área trazida no início da aula. Nesta etapa, é de suma importância que as famílias auxiliem os estudantes na elaboração das maquetes.
Sistematização (50 minutos – assincronamente)
Como finalização da aula, solicite que os grupos apresentem como fizeram as maquetes, com o auxílio dos seus familiares. É uma ótima oportunidade de reforçar com os alunos como podemos enxergar um mesmo lugar, sob diferentes ângulos e pontos de vista. Peça que eles gravem um vídeo contando como foi, e enviem no grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças na produção das maquetes do entorno escolar. Abaixo seguem sugestões de vídeos que podem auxiliar:
- “Como fazer uma super maquete de papel”, disponível aqui
- “Maquete escolar”, disponível aqui