Plano de Aula

Plano de aula: Poluição das águas pelas atividades humanas

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Usos da água: Conscientização local.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE09) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, organize a turma em duplas na hora do jogo.

Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, quadro, lápis para quadro, jogo da memória impresso, envelopes.

Material complementar:

Cartas do Jogo da Memória para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CHgbmtkqSgSVXxQb2t6ndErCmS5Km5XHTT3y9rsfKyp8Z2J52MBUPZvdQArj/geo3-09und05-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Para fins de aprofundamento na temática, sugerimos a leitura do material:

MAGALHÃES, Lana. Poluição da Água. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/poluicao-da-agua/>. Acesso em: 21 abr 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre como o ser humano polui as águas - sejam elas de mares, rios, lagos ou lagoas - através das atividades que realiza no cotidiano. Sinalize para eles que essas atividades prejudiciais ao meio ambiente podem ocorrer em casa, nas áreas de agricultura e também através das indústrias. Caso possa projetar as imagens do slide, pergunte aos alunos o que eles veem nas fotos. Após as respostas, questione se eles têm noção de como esse lixo foi parar nos locais em que estão.

Como adequar à sua realidade: Caso em seu município tenha algum corpo hídrico que seja destino final de lixos e esgotos, tanto doméstico quanto industrial, você pode utilizá-lo como exemplo para a turma.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados