GEO3_09UND05 - Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Poluição das águas pelas atividades humanas
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Usos da água: Conscientização local.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE09) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, organize a turma em duplas na hora do jogo.
Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, quadro, lápis para quadro, jogo da memória impresso, envelopes.
Material complementar:
Cartas do Jogo da Memória para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CHgbmtkqSgSVXxQb2t6ndErCmS5Km5XHTT3y9rsfKyp8Z2J52MBUPZvdQArj/geo3-09und05-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Para fins de aprofundamento na temática, sugerimos a leitura do material:
MAGALHÃES, Lana. Poluição da Água. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/poluicao-da-agua/>. Acesso em: 21 abr 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre como o ser humano polui as águas - sejam elas de mares, rios, lagos ou lagoas - através das atividades que realiza no cotidiano. Sinalize para eles que essas atividades prejudiciais ao meio ambiente podem ocorrer em casa, nas áreas de agricultura e também através das indústrias. Caso possa projetar as imagens do slide, pergunte aos alunos o que eles veem nas fotos. Após as respostas, questione se eles têm noção de como esse lixo foi parar nos locais em que estão.
Como adequar à sua realidade: Caso em seu município tenha algum corpo hídrico que seja destino final de lixos e esgotos, tanto doméstico quanto industrial, você pode utilizá-lo como exemplo para a turma.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA