Plano de aula: Planejamento financeiro para a escola: em busca de melhorias

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos. Ele trata das temáticas planejamento financeiro, uso de recursos naturais, consumo consciente e produção e destinação do lixo. Com ele pretende-se que os estudantes reflitam sobre as necessidades da escola e como podem planejar a arrecadação e o uso de recursos financeiros para realizar uma melhoria nesse ambiente. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades do componente curricular Geografia, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas aqui em sua totalidade. Além disso, a sequência contempla algumas competências gerais da Educação Básica também previstas na BNCC. As habilidades e as competências estão descritas no plano.

Objeto de conhecimento

• Planejamento financeiro.
  • Consumo de recursos naturais na escola.
  • Consumo consciente.
  • Produção e destinação do lixo.

Objetivos de aprendizagem

• Identificar ações que levem ao consumo consciente de materiais e recursos na escola.
  • Elaborar um planejamento financeiro para arrecadação de recursos
  • Justificar as ações de arrecadação de recursos financeiros, para efetivar melhorias na escola.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação