Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Formulários, Youtube e Word
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem a importância das mineradoras brasileiras para o desenvolvimento de produtos no Brasil. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo contando aos alunos sobre o que é mineração, quais são os principais minérios brasileiros e apresente-os às mineradoras brasileiras responsáveis pelos desastres ambientais recentes.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, envie as seguintes reportagens e imagens aos estudantes, utilizando alguma das ferramentas de comunicação sugeridas anteriormente:
- Manchetes pelo mundo sobre o ocorrido em Mariana, disponíveis aqui
- Manchetes sobre o ocorrido em Brumadinho, disponíveis aqui
Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Problematização (40 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização e o envie aos alunos junto com o slide do plano original. No vídeo, peça que escrevam em uma frase a resposta para a pergunta que está no slide. Peça que as respostas sejam encaminhadas por mensagens de texto, áudio ou, se preferir, pelo Google Formulários (veja aqui como usar a ferramenta). Instigue os alunos com a pergunta: o que você poderia fazer para evitar desastres como esses?
Ação propositiva (três dias – assincronamente)
Grave uma videoaula e diga aos estudantes que da tragédia de Mariana até o ocorrido em Brumadinho as mineradoras tiveram três anos para pensar e não cometerem o mesmo erro. Mas isso não aconteceu! Porém existem outras barragens pelo Brasil e podemos organizar um ato de conscientização para que as mineradoras vejam que o problema é do Brasil e não só mais uma tragédia.
A reportagem disponível aqui traz cinco lições que poderiam ter sido levadas em consideração. Peça que eles leiam a notícia e criem um cartaz. Cada aluno deverá escolher uma das lições como ideia central. O cartaz precisa ter uma frase de efeito e um desenho expressivo. Aqui fica a sugestão do uso do Word para a elaboração do cartaz, que pode ser substituído por um mapa mental, ou infográfico.
- “Como fazer mapa mental no Word - Os mapas mais lindos”, disponível aqui
- “Você sabe o que é infográfico?”, disponível aqui
Sistematização (20 minutos – assincronamente)
Faça um vídeo ou áudio e explique aos alunos a importância de se manifestarem e defenderem uma causa que é de todos.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças aos seguintes documentários sobre o desastre de Mariana:
- Entenda o desastre de Mariana, disponível aqui
- Tragédia em Mariana, disponível aqui