GEO3_01UND03 - Ação propositiva - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Diversidade cultural e Patrimônios Nacionais da Humanidade
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Noção de paisagem cultural: imaterialidades que constituem o espaço.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE01de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor de multimídia, caderno, lápis, borracha, imagens impressas e mapa múndi e ou/ planisfério político. A sala deverá ser organizada em grupos de quatro/cinco alunos.
Material complementar:
Texto da contextualização: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JBaPMvBaY3H8AZ8EGEsf8QkDaG3pJQa5M9cSadRvQywkd9PtqqBxBbf3Z4RM/geo3-01und03-contextualizacao-texto.pdf>
Imagens para análise: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x2KRyDV2MkTfpKxY8KG7xm6ETszxc8m5QED3Cxe3GWq6dEj9xveSm8sC28ux/geo3-01und03-acao-propositiva-imagens.pdf>
Link para o mapa:
Planisfério político.Disponivel em <https://7a12.ibge.gov.br/images/7a12/mapas/mundo/planisferio_pol.pdf> Acesso em 05 de fevereiro de 2019
Para você saber mais:
GOVERNO DO BRASIL. Conheça as diferenças entre patrimônios materiais e imateriais. Disponivel em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/10/conheca-as-diferencas-entre-patrimonios-materiais-e-imateriais> Acesso em 02 de dezembro de 2018
MINISTÉRIO DA CULTURA. O que é patrimônio imaterial? Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/bcrE/pages/conPatrimonioE.jsf> Acesso em 03 de dezembro de 2018
MORIM, Júlia. Arte Kusiwa. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 02 de dezembro de 2018
Contextos prévios:
Noção do conceito de cultura: De um modo geral o homem ao relacionar-se com a natureza e/ou com outros homens em sociedade produz cultura. Ela não é concreta e pode ser percebida e apreendida a partir de costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, valores ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas. A transformação do espaço também gera cultura. Classificamos como imaterial/intangível a produção invisível como um ritual, uma história oral, uma dança… A cultura material/tangível faz parte os objetos feitos ou transformados pelo homem como utensílios, ferramentas, adornos, meios de transporte, moradias, armas, tecidos, etc
Noção de escala geográfica: partir do local em que vive para o global.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
Projete ou reproduza o tema da aula e solicite que leiam oralmente. Peça que eles, por um minuto, pensem sobre o título da aula e pergunte a um deles o que ele entende por bens culturais imateriais. Anote no quadro a resposta do aluno.
Os bens culturais materiais são todos aqueles que são concretos, palpáveis, que podemos tocar como objetos utilizados por um grupo social para caçar. Ou um monumento como uma igreja antiga.
Há os que são imateriais, isto é, que não conseguimos tocar, partem para o nível do abstrato, como uma cantiga antiga, um ritual de purificação indígena ou uma regra social.
Como adequar à sua realidade: Copie os temas dos slides no quadro, tire xerox do texto da contextualização para os alunos e faça uma leitura compartilhada com a turma. Professor desenhar em seu próprio rosto traços como os indígenas da Nova Zelândia e do Brasil fazem pode ser uma maneira de iniciar a aula também.
Para você saber mais:
GOVERNO DO BRASIL. Conheça as diferenças entre patrimônios materiais e imateriais. Disponivel em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/10/conheca-as-diferencas-entre-patrimonios-materiais-e-imateriais> Acesso em 02 de dezembro de 2018
MINISTÉRIO DA CULTURA. O que é patrimônio imaterial? Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/bcrE/pages/conPatrimonioE.jsf> Acesso em 03 de dezembro de 2018
MORIM, Júlia. Arte Kusiwa. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 02 de dezembro de 2018
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Projete esta imagem para a turma. Deixe que por instantes eles a observem bem e colabore para contextualizar o tema perguntando a alguns alunos: O que veem na imagem? Por que o homem possui os desenhos no rosto? Como estes desenhos são feitos? Qual seria a origem desse homem? Já viram algo parecido aqui na nossa comunidade?
Permitir que eles respondam brevemente, em seguida passar para o próximo slide.
Como adequar à sua realidade: Pode-se imprimir a imagem e distribuir entre os alunos.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Neste momento, leia o arquivo anexo:
Seria interessante mostrar aos alunos, nesse momento da aula, onde se localiza o povo Maori. Para isso, mostre o mapa-múndi sugerido abaixo e indique a localização da Nova Zelândia.
Após, comente que assim como esse povo apresenta essa peculiaridade, outros lugares também apresentam características culturais admiráveis.
Explique que há órgãos que trabalham no sentido de proteger e assegurar a permanência e uso de bens culturais pela geração atual e pelas próximas. Essa viés de preservação e promoção é feito no Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Também encontramos ações similares, a nível mundial, promovidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Termine questionando se conhecem algum elemento cultural que deveria ser protegido e promovido.
Link para o mapa:
Planisfério político.Disponivel em <https://7a12.ibge.gov.br/images/7a12/mapas/mundo/planisferio_pol.pdf> Acesso em 05 de fevereiro de 2019
Para você saber mais:
Os bens culturais tanto podem ser materiais ou imateriais. Os bens culturais materiais podem ser imóveis como cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; ou móveis, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.
Enquanto que faz parte dos bens culturais imateriais: “ práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).”
Problematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Projete a imagem e questione: São Maori? Como podemos justificar a resposta anterior? Há algum tipo de expressão cultural na imagem? Quem são estes homens? O que estão fazendo? Há alguma tribo em nossa comunidade? Alguém já viu um ritual indígena? Como podemos preservar tais manifestações culturais?
Comente que no Brasil há os povos Wajãpi que tem sua arte Kusiwa declarada pela Unesco como patrimônio imaterial da humanidade. Eles utilizam pinturas corporais para, aliado a oralidade, transmitir a sua visão de mundo.
Utilize o mapa sugerido e mostre o Amapá, o local em que o povo Wajãpi está localizado. Se escola possuir um mapa múndi aponte a área delimitada pelos rios Oiapoque, Jari e Araguari.
Questione, “após a breve observação do povo Maori e Wajãpi como os diversos grupos e sociedades podem expressar sua cultura e hábitos de forma não material?
Como adequar à sua realidade:
Se oportuno, inclua a temática da perda da tradição Wajãpi se perder com os jovens seduzidos pelo mundo moderno. E destaque a importância de preservação das tradições do grupo. Utilize o Google Earth para auxiliar a localização do povo Wajapi.
Para você saber mais:
Dossiê wajapi: Disponível em
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações:
Convide a turma para conhecerem outros bens culturais imateriais brasileiros. Use 2 minutos para isso.
Ação Propositiva
Orientações:
Destine 15 minutos para esta etapa.
Com grupos de 4 a 5 alunos formados, entregar as folhas de atividades com imagens/nomes dos demais patrimônios brasileiros da humanidade declarados pela UNESCO (Samba de roda, Frevo, Capoeira e Círio de Nazaré). Entregue as imagens diferentes para cada grupo, disponíveis para impressão aqui: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x2KRyDV2MkTfpKxY8KG7xm6ETszxc8m5QED3Cxe3GWq6dEj9xveSm8sC28ux/geo3-01und03-acao-propositiva-imagens.pdf>
E oriente que respondam no caderno:
O que há na imagem?O que as pessoas estão fazendo? Que tipo de roupa utilizam? Por que devemos preservar esse elemento cultural? Pense com seu colegas algum costumes, celebrações, crenças, saberes, expressões, tradições, brincadeiras infantis, histórias que existem na comunidade e que o grupo acredita que deve ser preservado.
Ande pela sala, incentive e fiscalize a atuação do grupo com a sua respectiva imagem. Verifique a aplicabilidade do tempo sugerido.
Entregue cópias desta atividade ao grupo e mantenha este slide projetado também:
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Os grupos deverão apresentar brevemente, encenando ou representando, o que entenderam das imagens analisadas. As apresentações devem conter traços marcantes de cada um dos patrimônios, de forma que quem não viu a imagem consiga entender o que é o bem cultural apresentado.
Após a apresentação o grupo deve citar um aspecto da cultura local que consideram ser importante preservar.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Desenhos e Paint
Valor trabalhado
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
- Direitos humanos
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem aspectos culturais imateriais do lugar em que vivem. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo dizendo que o tema da aula será bens culturais. Explique que bens culturais materiais são aqueles que podemos tocar, são concretos, palpáveis, como os objetos utilizados por um grupo social para caçar ou uma igreja antiga. Diga, também, que há os imateriais, isto é, que não conseguimos tocar e que existem no nível do abstrato, como uma cantiga antiga, um ritual de purificação indígena ou uma regra social.
Contextualização (60 minutos)
Após anunciar o tema da aula, envie o slide desta etapa aos estudantes. Grave uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Pergunte: o que veem na imagem? Por que o homem possui os desenhos no rosto? Como esses desenhos são feitos? Qual seria a origem desse homem? Já viram algo parecido aqui na nossa comunidade? Oriente que as respostas sejam enviadas por mensagens de texto ou áudio.
Em seguida, faça a narração do texto que está disponível aqui. Seria interessante mostrar aos alunos, neste momento da aula, onde se localiza o povo Maori. Para isso, mostre o mapa-múndi disponível aqui e indique a localização da Nova Zelândia.
Depois, comente que assim como esse povo apresenta essa peculiaridade, outros lugares também apresentam características culturais admiráveis. Explique que há órgãos que trabalham no sentido de proteger e assegurar a permanência e uso de bens culturais pela geração atual e pelas próximas. Esse viés de preservação e promoção é feito no Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Também encontramos ações similares, a nível mundial, promovidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Termine questionando se conhecem algum elemento cultural que deveria ser protegido e promovido.
Problematização (60 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com toda a problematização. Envie a imagem desta etapa que está no plano original e questione os alunos: são Maori? Como podemos justificar a resposta anterior? Há algum tipo de expressão cultural na imagem? Quem são esses homens? O que estão fazendo? Há alguma tribo em nossa comunidade? Alguém já viu um ritual indígena? Como podemos preservar tais manifestações culturais?
Utilize um mapa e mostre o Amapá, o local em que o povo Wajãpi está localizado. Questione, após a breve observação dos povos Maori e Wajãpi, como os diversos grupos e sociedades podem expressar sua cultura e hábitos de forma não material. Peça que as respostas sejam enviadas e compartilhadas com toda a turma.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Encaminhe aos alunos as folhas de atividades com imagens/nomes dos demais patrimônios brasileiros da humanidade declarados pela UNESCO, disponíveis aqui. Oriente que respondam no caderno:
- O que há na imagem?
- O que as pessoas estão fazendo?
- Que tipo de roupa utilizam?
- Por que devemos preservar esse elemento cultural?
- Pense com os seus familiares em costumes, celebrações, crenças, saberes, expressões, tradições, brincadeiras infantis e histórias que existam na comunidade e que você acredita que deve ser preservado
Mais perguntas para a atividade você encontra aqui.
Sistematização (60 minutos- assincronamente)
Nesta etapa, os estudantes deverão apresentar brevemente, encenando ou representando, o que entenderam das imagens analisadas. As apresentações devem conter traços marcantes de cada um dos patrimônios, de forma que quem não viu a imagem consiga entender o que é. Eles podem fazer peças de teatro com seus familiares. Após a apresentação, devem citar um aspecto da cultura local que consideram ser importante preservar. Peça que eles gravem vídeos e compartilhem com todos.
Caso prefira, você pode substituir esta etapa pela sistematização da produção de desenhos.
Convite às famílias
Oriente que as famílias ajudem as crianças a criarem suas produções na etapa da sistematização, seja com as produções das peças de teatro, seja com os desenhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Viviane Ferreira
Mentor: Marina Lisboa
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 3° ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar aspectos culturais imateriais do lugar em que vivemos
Habilidade (s) da Base: (EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo
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