Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e Google Meet ou outra ferramenta que possibilite um momento síncrono
- Optativas: Google Classroom, Google Desenhos e Paint
Valores trabalhados
- Respeito ao ambiente
- Desigualdades sociais
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes percebam as paisagens através dos sentidos corporais. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Meet.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que vocês conversarão sobre como podemos perceber e vivenciar as paisagens ao nosso redor com base nos nossos sentidos corporais — o olfato, o paladar, a visão, o tato e a audição.
Contextualização (20 minutos)
Após o anúncio do tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Exponha para os alunos a ideia de que a paisagem se expressa no nosso dia a dia não apenas a partir do que enxergamos, mas também daquilo que podemos ouvir, sentir através do tato, ouvir e cheirar. Da mesma forma, explique que podemos perceber a paisagem com base em elementos que são reativados para nós a partir das nossas memórias e lembranças construídas a respeito de um determinado lugar ou uma paisagem específica. Por exemplo: lembrar do cheiro do pastel da cantina da escola, da comida da avó; e com isso criar um sentimento de pertencimento e ligação com tal paisagem.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com toda a problematização, envie as imagens do plano original. Questione os alunos a respeito de quais paisagens são agradáveis aos nossos sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar). Com isso, incentive-os a pensar como os sentidos do corpo nos ajudam a identificar uma paisagem e a nos sentirmos bem ou não diante dela.
Ação propositiva (60 minutos - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Proponha aos alunos que, em uma folha de papel, façam um desenho a partir do qual, usando os sentidos, possam demonstrar uma mudança na paisagem. Poderá ser proposta a construção de um texto que descreva as modificações na paisagem, destacando os sentidos despertados. Essa experiência pode ser positiva ou negativa. Por exemplo: um aluno que tenha ido se divertir com a família em um rio, porém, ao chegar lá, se deparou com o mau cheiro proveniente do lixo acumulado nas margens dele. Essa experiência foi negativa, pois através do cheiro local e do lixo acumulado, o aluno não teve interesse em retornar àquele lugar. Oriente-os para que eles não esqueçam de colocar qual sentido do corpo utilizaram para perceber que a paisagem. Se preferir, peça que eles façam seus desenhos utilizando o Google Desenhos (veja aqui como usar a ferramenta) ou Paint.
Sistematização (40 minutos - sincronamente)
Faça a sistematização utilizando o Google Meet. Nessa etapa, os alunos apresentarão seus desenhos ou textos. Ao final de cada apresentação, você pode retomar a segunda pergunta feita na etapa da problematização, sendo ela: como o ser humano muda a paisagem para ficar longe das sensações desagradáveis? Você pode aplicar essa questão levando em consideração as experiências que os alunos trouxeram, especialmente as negativas, no sentido de explicar a eles como o ser humano altera as paisagens para melhorar o seu conforto e sua qualidade de vida.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças ao vídeo que segue como sugestão:
- “Transformação da paisagem”, disponível aqui