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Plano de Aula
Este plano introduz as aprendizagens sobre os esportes de invasão. Os estudantes irão experimentar modalidades de invasão, identificando seus elementos comuns, principais habilidades motoras e capacidades físicas requeridas, e as estratégias individuais e coletivas para a sua prática. As atividades são pontuadas por reflexões e análises dos estudantes, em um ambiente de descoberta e participação coletivas.
Esportes de invasão.
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
6. Trabalho e projeto de vida
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Jogo e esporte: distinguindo conceitos
Comumente o jogo e o esporte são tratados como sinônimos, mas na verdade não são. Huizinga (2007) aponta o jogo como uma atividade voluntária exercida dentro de certos limites de tempo e espaço e que se caracteriza pela criação e alteração de regras pelos próprios participantes, obediência de cada participante ao que foi estabelecido previamente e apreciação do ato de jogar sem qualquer interesse em um resultado final. O esporte, por sua vez, é uma manifestação da cultura corporal de movimento elaborada a partir da comparação de resultados de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupo de indivíduos, orientada por um conjunto de regras institucionalizadas por organizações (ligas, federações, confederações) as quais definem as normas de disputa e promovem o desenvolvimento da modalidade em todos os níveis de competição (GONZÁLEZ; FRAGA, 2009).
Esportes de invasão: apresentando conceitos
A categoria de esportes de invasão ou territoriais é constituída por modalidades cujo objetivo é invadir o espaço defendido pelo adversário para marcar pontos e, simultaneamente, proteger sua própria meta (GONZÁLEZ, 2006). Como exemplo de esportes de invasão, pode-se citar modalidades bastante conhecidas como o futebol, o futsal, o handebol, o basquetebol, e modalidades menos conhecidas, como o ultimate frisbee, o rugby, o futebol americano, o hóquei e o lacrosse.
Nessas modalidades, as disputas acontecem em campos ou quadras retangulares com as metas localizadas nas linhas de fundo. Para realizar o ataque, uma equipe deve, obrigatoriamente, possuir a posse da bola (ou outro objeto) para poder avançar em direção ao campo adversário. Essa progressão normalmente acontece por meio da troca de passes. Os pontos são obtidos mediante lançamentos, chutes e arremessos da bola na meta adversária. A equipe sem a posse de bola, por outro lado, tenta, a todo custo, proteger a sua meta, diminuir os espaços de jogo da equipe adversária, recuperar a posse da bola e construir o seu ataque.
Bibliografia
DARIDO, S. C. et al. Práticas corporais: educação física 3º a 5º anos. São Paulo: Moderna, 2017.
GONZÁLEZ, F. J. Sistema de classificação dos esportes. In: REZER, R. (Org.). O fenômeno esportivo: ensaios crítico-reflexivos. Chapecó: Argos, 2006.
GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C,; BÁSSOLI, A. A. Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, ultimate frisbee. Maringá: Eduem, 2017.
GONZÁLEZ, F. J; FRAGA, A. B. Referencial Curricular de Educação Física. In: RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico. (Org.). Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 1 ed. Porto Alegre: SE/DP, 2009, v. 2, p. 112-181.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2007.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Inicie comentando sobre os objetivos da aula e apresente aos estudantes um cartaz previamente construído, usando papel kraft ou folhas de cartolina, com imagens dos esportes de invasão. Se for necessário, use imagens ampliadas, vídeos legendados ou outro tipo de material adequado às necessidades dos estudantes. Sugerem-se imagens das modalidades futebol de campo, basquetebol, handebol e rugby.
Peça aos estudantes para analisar algumas características em comum destas modalidades: Quais modalidades estão representadas nestas imagens? Conseguem perceber o que os jogadores da equipe A estão fazendo? E os jogadores da equipe B? Por que uma equipe tem de invadir o campo da outra? O que é preciso fazer para marcar pontos nestes esportes? O que uma equipe deve fazer para evitar que o adversário marque um ponto? Como é a movimentação das equipes nestes esportes? É livre ou cada equipe se mantém no seu lado do campo? Estes esportes se parecem em alguma coisa?
Os questionamentos ajudarão os estudantes na elaboração de um conceito sobre os esportes de invasão e as modalidades que compõem esta categoria esportiva. Pensando nos estudantes mais tímidos, uma sugestão é propor que se organizem em grupos para conversar e responder as perguntas. Anote as respostas deles usando papel kraft ou folhas de cartolina.
A seguir, proponha uma atividade na qual os estudantes deverão vivenciar uma modalidade de esportes de invasão e identificar os elementos comuns e outras características dela. Aqui, sugerimos a modalidade de handebol. Mas você pode optar por outra que julgar mais adequada a sua turma e escola.
Experimentando passes e deslocamentos
Pergunte à turma se conhecem ou já jogaram handebol. É possível que nunca tenham visto ou ouvido sobre ele até aqui. Explique que se trata de um esporte de invasão e que irão experimentar esta modalidade. Comente que podem utilizar qualquer parte do corpo acima do joelho para tocar a bola. Então, para trocar passes, os jogadores utilizam sempre as mãos. Nesse caso, proponha um desafio: Como fariam para trocar passes entre si utilizando as estruturas que compõem os membros superiores, que são os braços, os ombros e as mãos?
Peça para se organizar em pequenos grupos, com três, quatro ou cinco integrantes, cada grupo com uma bola. A tarefa é realizar passes entre os colegas. Permita que explorem os movimentos e façam os mais variados tipos de passes: com apenas uma das mãos, com as duas mãos, passes longos, passes curtos, passes picados, passes na altura do peito, passes na altura da cabeça.
Solicite observar quais passes são mais fáceis, quais são mais difíceis, quais são mais precisos, em qual passe a bola vai mais longe, em qual a bola chega mais rápido no colega. Peça também para observarem as ações de recepção da bola: qual passe é mais fácil de receber, como recebe (com as duas mãos, com uma das mãos, abraçando a bola, utilizando somente as mãos para agarrá-la, se tem receio de receber passes longos). Caso seja necessário, utilize bolas grandes e com cores contrastantes para facilitar a visualização e a recepção do passe.
A seguir, proponha um novo desafio: como o handebol necessita que a equipe invada a quadra adversária tentando marcar um gol, grande parte dos passes não ocorre com os jogadores parados. Portanto, eles precisam realizar passes em movimento. Como fariam isso?
Possibilite que os estudantes criem estratégias para realizar os passes. Incentive-os a realizar passes para os colegas, deslocando-se tanto um de frente para o outro, como os passes feitos e recebidos com os jogadores lado a lado e em diferentes distâncias, como comumente ocorre durante o jogo.
A seguir, volte a questioná-los sobre todos os tipos de passes comparando-os aos passes estáticos: quais foram as dificuldades em realizar os passes em movimento com uma das mãos, com as duas mãos, picados, por cima da cabeça, na altura do peito, como foi passar de frente ou passar de lado para o colega, tanto do lado esquerdo como do lado direito.
Proceda da mesma maneira quanto à recepção do passe. Recepção com uma mão, com as duas mãos, receber a bola de frente, receber a bola vinda do lado direito, receber a bola vinda do lado esquerdo. Proponha também que os alunos se adaptem às situações de recepção de passe de acordo com as características da turma, de modo que incluam todos.
Resolvendo problemas no jogo
Na sequência, peça para que os estudantes se organizem em grupos para um jogo 3x3 ou 4x4 (dependendo do número de estudantes) e, usando giz, delimitem o espaço de jogo. Se possível, use cores contrastantes, cones ou outros objetos para facilitar a visualização das linhas demarcatórias. Explique que durante um jogo os jogadores de uma equipe costumam realizar vários passes sem perder a posse de bola enquanto a outra deverá interceptar e reiniciar a troca de passes.
Esclareça que devem realizar um determinado número de passes entre os integrantes da equipe. Como fariam isso? Sugere-se um número entre 5 e 10 passes. Proponha que as equipes decidam quantos passes devem ser realizados. Possibilite que os estudantes pensem em estratégias para cumprir a tarefa: Quais tipos de passes devem ser realizados para cumprir a tarefa? Passes longos? Passes curtos? Em movimento? Estáticos?
Estimule a turma a pensar e organizar as regras básicas para o jogo: Quais passes serão permitidos? Quais ações serão permitidas para recuperar a posse de bola? Em que situações uma equipe recupera a posse da bola? O que acontece quando uma equipe completa o número de passes estipulado? E quando a bola é lançada para fora do espaço de jogo? É importante ajudar os estudantes a estruturar um conjunto de regras que possibilite a realização do jogo.
Após a experimentação, proponha uma nova discussão para que os estudantes compartilhem as suas sensações a respeito do jogo. Questione-os sobre o que foi preciso para manter a posse da bola, quais passes foram mais efetivos, o que tiveram de fazer para recuperar a bola, como fizeram para adaptar as atividades de modo que todos participassem. Aqui também é importante que respeitem as características individuais, bem como as opiniões dos colegas.
Mini Jogo de handebol
Prepare o espaço da aula. Usando as linhas laterais da quadra de futsal (ou outra marcação disponível no espaço onde acontecem as aulas de Educação Física) como linhas de fundo, peça aos estudantes para que construam mini quadras demarcando as linhas laterais com giz. Solicite também que em cada mini quadra façam uma linha central. Peça aos estudantes para que se organizem em equipes com três ou quatro jogadores cada. Oriente-os para que as equipes sejam equilibradas e formadas por meninos e meninas. Nas linhas de fundo de cada mini quadra, posicione três cones ou garrafas pet como alvos. Em cada mini quadra acontecerá um jogo, 3x3 ou 4x4, dependendo do número de integrantes de cada equipe.
Explique que o objetivo do jogo é arremessar a bola e derrubar os alvos da equipe adversária. Para isso, devem utilizar os passes experimentados nas atividades anteriores. Destaque que o arremesso aos alvos só é permitido ao jogador que estiver na quadra de ataque. Peça para que os estudantes organizem as regras básicas para jogo estabelecendo, por exemplo, quais tipos de arremessos serão permitidos, se para marcar o ponto a equipe deve derrubar todos os alvos ou apenas um, se o jogador que está com a posse de bola pode se deslocar ou deve ficar parado, como uma equipe pode recuperar a posse da bola e quais ações serão permitidas aos jogadores para proteger os alvos. Questione se acham que devem incluir um goleiro.
Incentive a troca de jogadores entre as equipes. Peça aos estudantes que organizem uma forma de realizar essa troca, seja ela por tempo, por pontos ou por outro critério decidido por eles. Estimule também a criação de estratégias individuais ou coletivas para proteger e atacar os alvos.
Importante que a atividade inclua todos. Observe a necessidade de se utilizar outros materiais, como bolas mais leves, com guizo ou envoltas em saco plástico, reduzir os espaços de jogo ou modificar as regras. A mediação do professor no processo de inclusão é fundamental para que todos atinjam os objetivos de aprendizagem.
Observe atentamente os jogos e visite os grupos, faça pequenas pausas e, como sugestão, pergunte: Qual é o objetivo do jogo? De que parte da quadra é permitido arremessar a bola no alvo? O que é preciso fazer para avançar com a bola até o campo da equipe adversária? Quais foram as dificuldades encontradas para proteger o alvo? Quais foram as dificuldades encontradas para derrubar o alvo? Quais estratégias vocês usaram para isso? Estes questionamentos são fundamentais para ajudar os estudantes na compreensão da necessidade de invasão do território adversário para cumprir o objetivo do jogo.
Mini Jogo de handebol 2
Repita o jogo anterior, porém com algumas modificações. Além das linhas de fundo onde estão posicionados os alvos (cones ou garrafas pet), usando o giz, solicite que os estudantes façam a linha da área do goleiro. Explique que no handebol não é permitida a entrada dos jogadores neste espaço, exceto o goleiro (caso a turma tenha optado por adicionar um goleiro neste jogo). As regras são as mesmas do jogo anterior, entretanto, proponha um desafio aos estudantes: só poderão proteger o seu alvo e recuperar a posse da bola em sua quadra de defesa. Logo, devem pensar em estratégias para cumprir esta tarefa.
Mais uma vez, observe atentamente os jogos, visite os grupos, faça pequenas pausas e, como sugestão, pergunte: Qual é o objetivo do jogo? De que parte da quadra é permitido proteger o alvo e recuperar a bola? É permitido aos jogadores entrar na área do goleiro? Quais estratégias utilizaram para proteger o alvo? E para recuperar a posse da bola? Estas estratégias foram eficientes?
Embora a intenção não seja tematizar ações específicas do handebol, o objetivo destes questionamentos é dar indicações para que os estudantes percebam que nesta atividade a formação de um bloqueio na frente dos alvos é uma ação defensiva mais efetiva do que apenas correr atrás da bola na sua quadra defensiva. Entretanto, é possível que não cheguem a essa conclusão. Neste caso, permita que joguem novamente.
Em roda de conversa dialogue com os estudantes sobre as atividades experimentadas. Sugerimos algumas questões que podem ajudar a descobrir as percepções e sensações dos estudantes: Quais foram as principais dificuldades encontradas nas atividades? Qual a principal característica dos esportes de invasão? (Invadir a quadra ou campo da equipe adversária). O que uma equipe deve fazer para cumprir o objetivo nos esportes de invasão? (Levar a bola até o campo da equipe adversária e arremessar no alvo). O que minha equipe deve fazer quando tem a posse de bola? (Se movimentar em direção da quadra adversária e arremessar a bola no alvo). O que minha equipe deve fazer quando não tem a posse de bola? (Proteger nosso alvo e recuperar a bola). O que um jogador deve fazer quando recebe a bola? (Recebê-la de frente para o alvo ou se virar para ele). Em qual dos jogos foi mais fácil acertar o alvo? (No primeiro jogo de mini handebol, pois não havia a área do goleiro, o que permitiu chegar bem perto do alvo). Em qual jogo foi mais difícil acertar o alvo? (No segundo, pois a equipe na defesa organizou uma barreira na frente dos alvos dificultando a visualização e o arremesso). Quais movimentos vocês realizaram durante o jogo? (Passes e arremessos). Vocês conhecem algum outro esporte em que seja necessária a realização de passes e arremessos? Acreditam que o ambiente físico influenciou o andamento do jogo?
Peça aos estudantes que relatem as diferenças nos deslocamentos feitos pelos jogadores num jogo de handebol (esporte de invasão) comparando-os aos realizados por jogadores de voleibol (esporte de rede/quadra dividida), por exemplo. O esperado é que percebam que, ao contrário dos esportes de rede/quadra dividida, em que cada equipe joga em seu campo, os esportes de invasão são bastante dinâmicos, os jogadores podem se deslocar livremente pelo espaço de jogo e os papéis de ataque e defesa se alteram de maneira rápida e constante.
Incentive a turma a verbalizar suas impressões e sensações, explorando a oralidade. Ouça e observe com atenção as falas e, se julgar necessário, faça anotações sobre a compreensão deles para compor a avaliação. Retome também pontos considerados importantes e registros realizados durante a atividade prática, bem como situações em que houve conflitos e/ou condutas positivas dos estudantes.
Organize e sistematize, com os estudantes, tudo aquilo o que fizeram e o que aprenderam. Esse é um momento importante e pode ser realizado em forma de roda de conversa. Recupere as características e ações motoras que aproximam as modalidades de invasão, bem como as ações táticas necessárias durante o jogo.
Explique para os estudantes que nos esportes de invasão, quando uma equipe tem a posse da bola, o seu objetivo é sempre se deslocar em direção ao campo adversário para arremessar ao alvo. Já quando a equipe não tem a posse da bola, seu objetivo é sempre proteger o seu alvo e recuperar a bola. Verifique com eles se o ambiente físico atrapalhou ou ajudou o andamento do jogo.
Retome os conceitos sobre as principais capacidades físicas e habilidades motoras requeridas nas atividades e necessárias à prática dos esportes de invasão. Converse com os estudantes sobre como as habilidades do jogo podem ser extrapoladas para outras situações cotidianas, como as atividades de vida diária, ou na prática de atividades físicas para a manutenção da saúde e lazer.
Enfatize que o handebol, assim como os demais esportes de invasão, é um esporte coletivo e o sucesso ou fracasso nas ações dentro do jogo dependem da cooperação e colaboração de todos os jogadores da equipe. Também é importante lembrar-se do respeito pela equipe adversária, afinal, para que um jogo como o handebol aconteça é necessária a existência do coletivo. Ninguém joga handebol ou outro esporte de invasão sozinho. Tampouco se deseja jogar com uma equipe desrespeitosa.
Converse com os estudantes sobre o sentido do jogo, o porquê jogar. Todos querem vencer, mas nem sempre isso acontece. Mas, certamente todos podem aprender com ele, e é exatamente isso que estão experimentando. Em última instância, todos devem prezar pelo prazer e pelas aprendizagens que o jogo proporciona. Se focarmos o tempo todo no resultado, o jogo deixa de ser divertido, de ter leveza. O foco é na possibilidade de explorar as nossas capacidades, habilidades, sensações e emoções. Nas aulas de Educação Física, o jogo é para todos, para agregar e não distanciar.
Procure evidenciar os elementos que compõem as competências gerais, desenvolvidos em aula. O autocuidado, a cooperação, a importância do protagonismo, o lidar com situações de conflito, a superação de dificuldades, o ato de pensar e criar hipóteses, a criatividade, a argumentação. Esses elementos estão presentes em outras situações do seu dia a dia.
Explique aos estudantes as diferenças entre jogo e esporte. Para isso, utilize como exemplos os próprios jogos realizados na aula, onde regras e formas de jogar foram alteradas e combinadas previamente para atender as necessidades e interesses dos jogadores. Num jogo formal de handebol isso jamais seria possível, já que a rigidez das regras é uma característica marcante dos esportes.
Comente sobre a presença feminina no esporte. Em algumas modalidades as mulheres sofrem ou já sofreram algum tipo de preconceito, como afirmar que a prática é somente para homens. Explique que devemos sempre respeitar e valorizar a participação de todos nos esportes, independente da modalidade. Se julgar interessante, dê exemplos de mulheres atletas.
Finalmente, converse sobre as estratégias individuais ou coletivas adotadas pela turma durante a realização das atividades. Na sequência, priorizando os aspectos atitudinais da aula, converse sobre os conflitos que ocorreram: se foi necessário revisar as regras das atividades, se houve situações em que algum estudante tentou burlar os combinados para se beneficiar ou beneficiar a equipe, ou mesmo, no calor do jogo, se houve situações de desrespeito aos colegas. É importante colocar estas situações em debate, conversar sobre o porquê existem as regras e por que devem ser respeitadas, assim como o respeito aos colegas. Além disso, é possível ajudar a própria turma a chegar a consensos sobre quais devem ser as ações tomadas quando um jogador descumpre uma regra ou desrespeita um colega.
Para a avaliação, sugere-se a elaboração de um diário de campo. O diário de campo é um instrumento que permite registrar/anotar todos os dados, acontecimentos, observações, ou seja, todas as ocorrências que você julgar importantes.
Anote as atividades realizadas, os relatos dos estudantes, as impressões, as experiências ou os ajustes necessários durante o desenvolvimento das aulas. Posteriormente, essas informações podem ser resgatadas para orientar os momentos de reflexão, dar seguimento ao plano e também compor a avaliação.
Uma sugestão, para melhor organizar as informações no diário de campo, é estabelecer alguns critérios pelos quais você irá orientar suas observações, como no exemplo a seguir.
Esportes de invasão: handebol | |||
Compreende o funcionamento do jogo e seus elementos comuns. | Participa/ formula estratégias respeitando o professor e colegas. | Enfrenta desafios corporais nas atividades. | |
Estudante 1 | Sim | Às vezes | Sim |
Estudante 2 | Não | Às vezes | Sim |
Estudante 3 | Sim | Sim | Não |
Para o registro, os estudantes poderão, individualmente, anotar informações, fatos e conceitos sobre o que foi realizado nas aulas. Este registro pode ser elaborado ao longo da sequência de aulas. Lembre-se de que se trata de uma sugestão para ajudá-lo a acompanhar a evolução da sua turma.
Distribua individualmente uma folha de papel kraft para que os estudantes possam preencher um quadro, como no exemplo a seguir.
Esporte | Movimentos (habilidades motoras e capacidades físicas). | Minha equipe está com a bola. | Minha equipe não está com bola. |
Handebol | Passes e arremessos. | Avançar com a bola para o campo adversário e arremessar ao alvo. | Proteger nosso alvo e recuperar a bola. |
O objetivo é que o estudante escreva na primeira linha da primeira coluna a modalidade, na segunda coluna, os movimentos com as habilidades motoras e capacidades físicas, e nas colunas subsequentes sejam preenchidas ações características destas modalidades experimentadas na aula. Se for necessário, ajude-os a organizar as ideias antes de transferi-las para o quadro.
Outra sugestão é permitir que eles construam o mesmo quadro, porém representando os movimentos e as ações características por meio de desenhos.
Dê feedbacks sobre o que escreveram, possibilitando aos estudantes refletir sobre o seu preenchimento. Você poderá também inserir outras linhas e colunas de acordo com o que julgar necessário.
Barreiras
Sugestões para eliminar ou reduzir as barreiras
Nas aulas subsequentes, prossiga com as aprendizagens. Sempre que necessário retorne ao quadro produzido na aula anterior e retome com os estudantes as características, ações táticas e motoras dos esportes de invasão.
Planeje jogos e atividades que permitam o aprofundamento das aprendizagens acerca das características dos esportes de invasão. Organize os estudantes em grupos, solicite uma pesquisa para aprofundar os conhecimentos sobre a modalidade escolhida, no caso, o handebol. A pesquisa deve conter elementos relacionados com origens, evolução, modo de prática, regras, práticas das ações do goleiro, arremessos ao gol, novos deslocamentos etc. Possibilite que os estudantes experimentem diferentes situações referentes aos aspectos técnico-táticos, passem por erros e acertos e, com sua mediação, reflitam acerca do que foi aprendido e do que ainda precisa ser melhorado.
Assim, é importante que, no decorrer das aulas, você esteja atento para ajudar a turma, durante os jogos, a: passar a bola, se distanciar do companheiro de equipe com a bola, se posicionar nos espaços vazios para receber a bola, e finalizar as jogadas.
Para o ensino remoto, é necessário levar em consideração a realidade da turma, a possibilidade de aulas síncronas ou assíncronas. Explique que as experimentações serão retomadas posteriormente, pois os esportes de invasão são de características coletivas. Se possível, utilize vídeos, imagens ou apresentações de slides. Verifique se consegue produzir uma apostila impressa com as informações acerca dos esportes de invasão. É importante que este material contenha informações sobre as características destes esportes, as modalidades que compõem esta categoria, as ações motoras, as formas de pontuar. A partir dessas informações, pode-se solicitar que os estudantes pensem em maneiras de experimentar alguns movimentos dessas modalidades, mesmo que sejam simples, como correr, saltar, correr de costas, correr de frente, correr lateralmente, chutar, arremessar, adaptando-as às possibilidades de sua própria casa ou verificando outros espaços que permitam a sua prática. Peça para que registrem por fotos ou desenhos tais arranjos. Apresente as informações sobre o handebol tematizado na aula ou sugira (se possível) que os próprios estudantes pesquisem informações acerca desta modalidade.
Após a apropriação dessas informações, oriente-os para que (se possível) experimentem alguns dos movimentos característicos do handebol (passes e arremessos) em casa (ou outro espaço) com algum familiar. A partir dessa experimentação, peça aos estudantes para escreverem (no caderno, apostila ou outro dispositivo) as suas impressões e objetivos sobre o jogo, as características e principais dificuldades encontradas.
Este plano de atividade foi elaborado pelo time de autores NOVA ESCOLA.
Autor: Tiago Aparecido Nardon
Coautor: Laércio de Moura Jorge
Mentor: Ricardo Yoshio Silveira Ribeiro
Especialista da área: Luis Henrique Martins Vasquinho
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