Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências, presente na BNCC, tendo por objetivo conceituar poluição luminosa, identificando os prejuízos trazidos pelo excesso de iluminação artificial a um ambiente. Na atividade proposta para esta aula, os alunos deverão pensar em como seria um ambiente adequado, em termos de luz, para que não haja desperdício de energia e para o melhor aproveitamento da iluminação artificial, diminuindo os impactos da poluição luminosa. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Para saber mais sobre o tema, assista a um vídeo sobre poluição luminosa clicando aqui.
Materiais necessários para a aula: Cartolinas, lápis, tesoura, cola e atividade impressa.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir a respeito do tema poluição luminosa, bem como os impactos dela na realização de algumas atividades diárias. Aproveite para fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, questionando se já ouviram algo sobre o tema.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia a situação apresentada para os alunos e apresente as imagens. Faça os questionamentos sugeridos no slide. Deixe que os estudantes expressem hipóteses e, em seguida, questione: O que pode influenciar a observação do céu? Por que as luzes artificiais podem atrapalhar nossa visão sobre as estrelas? Em quais outras situações o excesso de luz artificial pode atrapalhar nossas atividades diárias? Os questionamentos são importantes para que os alunos já comecem a refletir sobre o tema que será trabalhado na aula.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia a situação apresentada para os alunos e apresente as imagens. Faça os questionamentos sugeridos no slide. Deixe que expressem hipóteses e em seguida questione: O que pode influenciar a observação do céu? Por que as luzes artificiais podem atrapalhar nossa visão sobre as estrelas? Em quais outras situações o excesso de luz artificial pode atrapalhar nossas atividades diárias? Quais os impactos do excesso de luz artificial no ciclo de vida de alguns seres vivos? Os questionamentos são importantes para que os alunos já comecem a refletir sobre o tema que será trabalhado na aula.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses sobre a forma como o excesso de luz artificial pode afetar a qualidade de um ambiente. Não se preocupe em corrigir as respostas deles neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Organize os alunos em grupos, de acordo com a quantidade de estudantes da turma. Explique a eles a atividade proposta, entregue uma cartolina por grupo (para que façam o desenho da praça) e forneça os modelos de postes disponíveis aqui. Durante a realização da atividade, circule pela sala, acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. A intenção desta atividade é que os alunos percebam que, dependendo do poste escolhido, pode haver desperdício de energia e agravamento da poluição luminosa. Para finalizar, permita que os estudantes comparem seus desenhos com os outros grupos. Observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue contribuir com o trabalho dos outros colegas. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva, indique soluções e faça questionamentos para estimular a conversa.
Se julgar conveniente, marque o tempo e avise os grupos sobre os passos a serem seguidos.
Para saber mais sobre poluição luminosa, acesse aqui e veja referências sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Organize os alunos em grupos, de acordo com a quantidade de alunos na turma. Explique a eles a atividade proposta, entregue uma cartolina por grupo, para que façam o desenho da praça, e forneça os modelos de postes disponíveis no material complementar. Durante a realização da atividade, circule pela sala, acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. A intenção dessa atividade é que os alunos percebam que, dependendo do poste escolhido, pode haver desperdício de energia e agravamento da poluição luminosa. Para finalizar, permita que os alunos comparem seus desenhos com os outros grupos. Observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue contribuir com o trabalho dos outros colegas. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva, indique soluções e faça questionamentos para estimular a conversa.
Se julgar conveniente, marque o tempo e avise os grupos sobre os passos a serem seguidos.
Para saber mais sobre iluminação pública e poluição luminosa, acesse aqui.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Proponha uma roda de conversa e explore as questões apresentadas no slide para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Os questionamentos são importantes para que os alunos reflitam sobre as hipóteses levantadas durante a atividade e as justifiquem, contribuindo para a sistematização do conceito explorado nesta aula (poluição luminosa).
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Esclareça que a poluição luminosa pode causar diversos prejuízos à natureza e à saúde humana. Fale também sobre a importância de manter ambientes adequados, em termos de luz. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula.
Para conhecer mais sobre o tema e aprofundar seus conhecimentos, acesse um artigo sobre poluição luminosa, clicando aqui.