Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
Optativas:
- Ferramenta de Gravação e divulgação de vídeo: Flipgrid.
Contexto e questão disparadora
Grave um vídeo explicativo para sua turma, por Loom (sugestão), e explique o contexto da aula. Caso você tenha aplicado as aulas 1 e 2, dê sequência a elas.
Explique aos alunos que, agora, eles verificarão a permeabilidade do solo retirado do entorno da escola. Caso não tenham acesso ao entorno, poderão utilizar o solo próximo às suas residências.
Para quem já realizou as aulas 1 e 2 , devem utilizar a mesma amostra.
Mão na massa
Escreva um documento compartilhável ou grave um vídeo e envie para os pais e alunos, com todo passo a passo da atividade. Pode ser via e-mail, Whatsapp ou Classroom. Nele, oriente sobre a atividade e os materiais a serem utilizados.
Explique que este experimento será demonstrado por você e o farão em casa.
Cada aluno deve fazer seu experimento com o material que coletou. Eles precisarão da ajuda dos pais para a filmagem e organização dos recipientes. Após a realização, cada aluno deve postar o próprio vídeo no Flipgrid, por exemplo, com o código que você deve fornecer.
Para a sequência da atividade, faça uma videochamada, por Loom ou Hangouts, e explique que você demonstrará o mesmo experimento, agora com 3 tipos diferentes de solo do entorno da escola.
Você deverá coletar, previamente, 3 amostras de solo, conforme sugerido nos planos dessa sequência. Se preferir, deixe gravado um vídeo mostrando o “mão na massa” e pause para explicar o que ocorre para os alunos.
É interessante que você e seus alunos possam comparar os experimentos realizados, para verificar a permeabilidade dos diferentes tipos de solos.
Sistematização
Ainda na videochamada, partilhe as impressões sobre os solos testados. Ouça as crianças e faça questionamentos pausando o vídeo do “mão na massa”.
Feche os conceitos da aula com as informações do slide 6 e 7, concluindo com o grupo qual seria o melhor solo para plantio.
Escrevam, juntos, qual seria o melhor solo para o plantio e peça para que os alunos registrem.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na atividade de “mão na massa”, ajudando na organização dos solos, dos recipientes nas filmagens. Depois, todos podem assistir aos experimentos realizados pelos colegas.