Plano de Aula
Plano de aula: Permeabilidade do Solo
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Identificação e comparação entre amostras de solo
Por: Julliana Rodrigues
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
As crianças testarão a permeabilidade dos solos do entorno da escola através de um experimento. O ideal é já ter realizado com a turma as aulas anteriores dessa habilidade, em que os alunos recolhem e analisam as amostras de solo no entorno da escola. Caso não tenha feito isso, recolha três amostras de solo no entorno da escola antes da realização dessa aula (sugestão: amostra de solo da horta ou jardim, amostra de solo do parquinho e amostra de solo do exterior da escola).
Sobre a permeabilidade do solo: a água que cai no solo infiltra pelos espaços existentes entre suas partículas. Quanto maiores forem as partículas que compõem o solo, maiores serão os espaços entre elas e maior será a permeabilidade do solo, ou seja, a água passará por ele mais rapidamente. Quando a água passa muito rapidamente pelo solo, ele consegue reter pouca água e sua umidade será baixa. Como as plantas precisam de água para crescerem, os solos que deixam a água passar rapidamente costumam ser menos férteis do que aqueles em que a água demora um pouco mais para passar. Lembrando que como tudo em excesso também é prejudicial, aqueles que solos em que a água passa muito lentamente também não são os mais adequados para o plantio. Outros fatores também são importantes para definir a fertilidade do solo e não apenas a permeabilidade.
Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, amostras de solo recolhidas no entorno da escola, garrafas pets cortadas ao meio, gaze, água para o experimento.
Para saber mais sobre a permeabilidade do solo e sobre o experimento:
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e diga aos alunos que nela eles investigarão a permeabilidade das amostras de solo recolhidas no entorno da escola. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA