Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, atividade impressa, embalagens vazias de alimentos.
Orientações: Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para ser entregues às crianças ou, na falta desses recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a Questão disparadora, por exemplo.
Uma semana antes da realização desta aula (se julgar necessário utilize mais tempo) peça para que a turma traga embalagens vazias e limpas de alimentos que costumam consumir em casa. Durante a aula as crianças trabalharão em grupos de quatro ou cinco integrantes. Selecione três embalagens para cada grupo de trabalho tomando cuidado para escolher alimentos bem diferentes uns dos outros e que sejam feitos de algum produto de origem animal ou vegetal. Prefira embalagens de alimentos mais frescos e menos industrializados (iogurtes, leites, cereais, frutas e verduras, que são vendidos embaladinhos, enlatados como milho e ervilha, conservas como azeitona, palmito e champignon, pães), assim será possível focar na alimentação saudável e, até, estimulá-la.
Se a realidade das crianças for diferente e você optar por alimentos mais industrializados, foque na origem daqueles alimentos relacionando-os com a agricultura e pecuária (por exemplo, se utilizar a embalagem de um salgadinho, diga que para fabricá-lo o principal produto é o milho. Assim, foque no milho no momento de analisar qual a relação dos alimentos com o solo). Evite embalagens de doces ou alimentos que as crianças não consigam identificar a origem. Se escolher esta abordagem, vale a pena falar sobre a alimentação saudável e sobre a importância de comer mais alimentos frescos e menos alimentos industrializados.
Título da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula para que as crianças saibam o que será abordado nela. Aqui pode ser que seja necessário fazer a definição dos termos, portanto, inicie perguntando se as crianças sabem o que é agricultura e pecuária. Aproveite para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que os alunos observem as imagens e estimule que pensem nas atividades de agricultura e pecuária. Para estimular que as crianças pensem sobre o tema, faça perguntas como:
Vocês já viram uma plantação como esta?
Por que será que as pessoas criam bois?
Qual a importância da agricultura e da pecuária para nossa vida?
Qual a diferença entre esta plantação e a hortinha que a vovó tem em casa?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a relação entre solo e alimentação. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Não elimine hipóteses ou ideias erradas, no fim elas servirão para que as crianças repensem suas teorias e cheguem às suas conclusões.
Mão na massa
Tempo sugerido: 24 minutos.
Orientações: Divida a turma em grupos de quatro ou cinco crianças e entregue para cada grupo três embalagens de alimentos previamente recolhidas e selecionadas (como orientado no primeiro slide).
Peça que as crianças observem as embalagens, leiam as informações contidas nelas, observem os desenhos nas embalagem e depois formem suas hipóteses para a relação entre aquele alimento e o solo, ou seja, elas deverão explicar como acham que o alimento e o solo se relacionam. Este é um momento de discussão entre as crianças.
Mão na massa
Tempo sugerido:
Orientações: Entregue uma tabela impressa para cada grupo e peça que as crianças desenhem o alimento observado na parte de cima e embaixo escrevam suas conclusões sobre a relação entre o alimento e o solo. Aqui as crianças desenharão o alimento e não a embalagem. Deixar claro para as crianças que o modelo que está no slide é só um exemplo de como a tabela deve ser preenchida.
Quando todos terminarem seus registros, peça para os grupos que mostrem as embalagens que estudaram e compartilhem as conclusões do grupo a respeito da relação entre aquele alimento e o solo.
Espera-se que as crianças concluam que a origem da maioria dos alimentos está na agricultura e na pecuária e que elas têm uma estreita relação com o solo. É provável que a maioria das crianças nunca tenha percebido ou parado para pensar de onde vêm os alimentos que estão acostumadas a consumir, sendo assim, descobrir que eles têm origem na agricultura ou na pecuária pode causar espanto e admiração.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Finalize a aula utilizando as conclusões apresentadas pelas crianças para formalizar a relação entre a agricultura e a pecuária com o solo. Fale sobre como o solo está ligado à nossa alimentação e como ele é importante para a produção de alimentos. Leia o texto do slide e peça aos alunos que registrem as ideias principais.