Atividade para impressão - Mão na massa - O solo é um filtro natural
Plano de Aula
Plano de aula: O solo é um filtro natural
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, material para construção do experimento solo como filtro.
Orientações:
Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a questão disparadora, por exemplo.
Nessa aula será realizado o experimento do solo como filtro. O objetivo é simular o solo com suas camadas e constatar que o solo atua como filtro retirando contaminantes da água. É importante aqui mostrar para os alunos que o solo tem sua capacidade de filtragem, mas que em alguns casos retira somente parte dos poluentes presentes na água, enfatizando a importância da não poluição da água do nosso planeta. Serão construídos, para isso, três filtros.
Para construir o simulador de solo para realização do experimento solo como filtro:
Corte o fundo de uma garrafa pet de dois litros transparente que servirá para a montagem do simulador de solo. Corte uma garrafa pet de dois litros transparente ao meio que servirá como apoio para o simulador e para coletar a água que passar pelo sistema. Corte o gargalo de uma garrafa pet de dois litros transparente que servirá para a preparação da água que passará pelo sistema.
Tire a tampa da garrafa que teve o fundo cortado e, pelo lado de dentro, comece a montagem do sistema colocando uma pequena tela ou um pedacinho de algodão para fechar o gargalo (isso serve apenas para evitar que qualquer material colocado dentro da garrafa escape pelo gargalo). Coloque, então, uma camada de cascalho grosso, uma camada de cascalho fino, uma camada de areia grossa, uma camada de areia fina e, por fim, uma camada de terra rica em húmus. Deixe um espaço vazio para que a água não vaze quando for colocada no sistema.
Para saber mais sobre a água no nosso planeta e a infiltração da água no solo:
https://water.usgs.gov/edu/watercycleportuguese.html#infiltration
Para saber mais sobre os lençóis freáticos:
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e explique aos alunos que será abordado o fato do solo ser, também, um filtro natural. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia o slide com a turma. Explique brevemente os termos científicos novos. Fale sobre como é importante que o solo esteja úmido para o crescimento das plantas. Analise a imagem com as crianças e comente sobre o excesso de água infiltra pelo solo até chegar aos reservatórios subterrâneos, que depois podem alimentar nascentes, lagos, rios ou até chegar aos oceanos. O objetivo aqui é fazer com que as crianças comecem a pensar no assunto da aula.
Estimule que as crianças pensem no assunto fazendo perguntas como:
- Se a chuva for fraquinha, será que alguma água infiltra no solo?
- E se a chuva for bem forte, será que toda água consegue infiltrar?
- Será que o excesso de água da chuva infiltra em qualquer solo?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia, então, a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o que acontece com a água quando ela passa pelo solo. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Não elimine hipóteses ou ideias erradas, no final elas servirão para que as crianças repensem suas teorias e cheguem às suas conclusões.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Divida a turma em três grupos e diga aos alunos que eles construirão um simulador para verificar o que acontece com a água quando ela passa pelo solo. Entregue para cada grupo os materiais necessários para a construção, conforme descrito no primeiro slide. Leve para a sala de aula as garrafas pets já cortadas para que as crianças não precisem trabalhar com material cortante.
Oriente a turma como o sistema deve ser montado, inclusive sobre o espaço que deve ser deixado acima, e, ao terminar as orientações, diga às crianças que elas podem recorrer ao esquema do slide caso tenham alguma dúvida. Oriente, também, que cada grupo observará um tipo diferente de solução passando pelo solo. Diga que cada grupo será responsável por observar o que aconteceu, analisar os resultados e apresentar suas conclusões para o restante da turma.
Enquanto as crianças montam o sistema, vá até cada grupo e entregue a solução que eles usarão para fazer suas observações. Para o primeiro grupo entregue um recipiente com água barrenta e explique que eles observarão água suja por elementos da natureza como terra, folhas, e galhos passando pelo solo. Para o segundo grupo entregue um recipiente contendo água com óleo de cozinha e explique que eles simularão que em um dia de chuva forte a água se misturou aos rejeitos de um pequeno vazamento em um tanque de combustível de um posto de gasolina e essa mistura se infiltrou no solo. Para o terceiro grupo entregue um recipiente contendo água com detergente de cozinha e explique que eles irão simular que em uma lavoura são utilizados muitos agrotóxicos, e que em dias de chuva forte a água acaba se misturando aos agrotóxicos e se infiltrando no solo.
Entregue para cada grupo uma cópia da tabela de observação do experimento (material complementar). Peça que preencham os dois primeiros quadros antes de realizar o experimento. Peça, então, que os alunos joguem a água no sistema e que observem atentamente o que vai acontecer, analisem os resultados e anotem nos dois últimos quadros da tabela tudo o que observarem e concluírem. Se julgar necessário, antes de tudo mostre como preencher todos os campos da tabela, explicando o que pede cada campo.
Peça aos grupos que compartilhem suas observações e conclusões com a turma. Estimule que os alunos mostrem para a turma como a água estava antes de passar pelo solo (peça que guardem um pouquinho da solução para mostrar aos colegas) e como ficou após passar pelo solo.
Após os três grupos apresentarem suas ideias, estimule que a turma pense nos resultados e nas diferenças que puderam observar fazendo perguntas como:
- O que o solo faz com a água que passa por ele?
- Nos três casos obtivemos o mesmo resultado?
- Qual a diferença entra a solução utilizada pelo primeiro grupo e as outras duas?
- Por que vocês imaginam que os resultados foram diferentes?
- Como chegará aos lençóis freáticos essa água que passou pelo solo?
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Finalize a aula utilizando as ideias e percepções das crianças para concluir que o solo é um filtro natural da água que nele infiltra e chega até os reservatórios subterrâneos, mas que o solo não consegue retirar da água todos os poluentes lançados pelos seres humanos. Leia o texto do slide com a turma retomando pontos principais já estudados como a importância do solo para a agricultura, a retirada de materiais através da mineração, a utilização de materiais provenientes do solo para a construção de moradias e o conceito de permeabilidade do solo. Peça que as crianças anotem as ideias principais ou faça com a turma um texto coletivo que pode, posteriormente, ser copiado no caderno para servir como material de consulta.
Sistematização
Orientações: Finalize a aula utilizando as ideias e percepções das crianças para concluir que o solo é um filtro natural da água que nele infiltra e chega até os reservatórios subterrâneos, mas que o solo não consegue retirar da água todos os poluentes lançados pelos seres humanos. Leia o texto do slide com a turma retomando pontos principais já estudados como a importância do solo para a agricultura, a retirada de materiais através da mineração, a utilização de materiais provenientes do solo para a construção de moradias e o conceito de permeabilidade do solo. Peça que as crianças anotem as ideias principais ou faça com a turma um texto coletivo que pode, posteriormente, ser copiado no caderno para servir como material de consulta.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações e Docs.
- Apresentações Google para projeção.
Optativa:
- Compartilhamento de vídeo: Flipgrid.
Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula por meio de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet e reproduza o slide 3.
Faça todas as perguntas sugeridas e, na sequência, apresente a “questão disparadora”. Ouça todas as hipótese antes de passar para o “mão na massa”.
Mão na massa
Envie para as famílias um documento por e-mail, Whatsapp ou Classroom, explicando o objetivo da aula e o experimento a ser realizado.
Dê um tempo para que os alunos consigam todos os materiais e sugira outros que podem ser substituídos.
Deixe claro que os alunos que não conseguiram todos os materiais para a montagem do filtro podem acompanhar e partilhar as aprendizagens.
Marque outra chamada com o grupo e solicite que os materiais estejam a postos para a montagem dos filtros.
Faça o passo a passo de montagem dos filtros, de modo que todos possam acompanhar as experimentações dos colegas e partilhar as próprias. Parta para a 2ª parte e peça aos alunos que reservem os experimentos.
Mostre a solução que passará pelo filtro, partilhe a atividade do material complementar com os alunos e peça que preencham a primeira parte com hipóteses.
Diga a elas que farão a experimentação com a solução em outro momento, para que não façam muita sujeira no ambiente de estudos. Nesse momento eles observarão a sua simulação.
Finalize o “mão na massa” e peça para os alunos terminarem a atividade.
Peça aos alunos para contarem sobre as observações e faça os questionamentos sugeridos, ainda no slide 5.
Sistematização
Finalize a aula com a leitura dos slides 6 e 7. Converse sobre as dúvidas dos alunos e construam, juntos, um texto para ser compartilhado com o grupo. Peça aos alunos que façam a simulação dos filtros, filmem e partilhem pelo Flipgrid. Disponibilize um código de compartilhamento.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças na organização dos materiais, simulação do filtro e filmagem para o Flipgrid.
3º ano
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer a capacidade do solo de agir como filtro retirando contaminantes da água.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Julliana Rodrigues
Mentor: Aline Silva
Especialista: Margareth Polido