Plano de Aula
Plano de aula: Critérios para classificar objetos
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Clasificação dos animais
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula não contempla em sua totalidade a habilidade prevista, porém servirá como apoio para as aulas subsequentes à temática: classificação dos seres vivos. Nesta aula, serão utilizados objetos conhecidos pelos alunos, como tampinhas ou botões, previamente organizados pelo professor (esses materiais devem ser solicitados pelo professor aos alunos uma aula antes da aplicação deste plano).
Materiais necessários para a aula: Objetos de diferentes formatos e cores, botões variados ou diferentes tipos de macarrão.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia com os alunos o tema e comente que nesta aula vocês discutirão sobre a importância de se utilizar critérios de classificação em diferentes situações do cotidiano.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Mostre a imagem aos alunos e proponha questionamentos como: você encontraria rapidamente um livro nessa estante? O que você faria para melhorar a organização dos livros? (espera-se que os alunos proponham organizar os livros por cor, por tamanho, pela primeira letra do título, etc.); Você já foi a uma biblioteca? Como os livros estão classificados? Durante a fala dos alunos, você deve ir anotando as respostas no quadro, elas serão retomadas no final desta aula.
Sugestão: Se na sua escola não houver recursos tecnológicos para projetar essa imagem, você pode imprimí-la ou recortar uma imagem semelhante retirada de um livro ou revista.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Questione seus alunos sobre as respostas dadas por eles para as questões anteriores e acrescente outras perguntas como: “Se os livros estivessem organizados por tamanho, seria fácil encontrar um título específico?”, “E se os livros estivessem organizados por cor?”, “Qual seria o melhor critério para organizar os livros nessa estante? Por quê?”.
Nesse momento da aula, pode ser que surjam dúvidas quanto ao significado da palavra “critério”, o sentido da palavra começa a ser construído no próximo slide, se os alunos perguntarem sobre o significado, anote no quadro e, ao final desta aula, retome com eles construindo coletivamente uma frase para melhor compreensão do sentido da palavra. Se ainda restarem dúvidas, pode ser feita uma atividade complementar com o uso do dicionário.
Tais questionamentos devem levar seus alunos a refletir sobre a importância da escolha do critério adequado. Lembre-se, classificar seguindo um critério não é apenas separar em grupos aleatórios. Complemente as discussões e questionamentos com situações presentes no dia a dia deles, como: “Você tem que organizar suas coisas em casa?”, “O que?”, “Como fazem isso?”, “Seu guarda-roupa tem algum critério de organização?”, “E suas gavetas?”.
Mão na massa
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Antes do início da aula, prepare conjuntos de objetos, estes serão entregues às duplas de alunos. Você pode organizar esses conjuntos em sacos plásticos ou em pequenas caixas. Cada conjunto deve conter de 10 a 12 objetos variados, conforme sugestão. Assim, os alunos conseguirão organizá-los seguindo critérios como cor, tamanho, formato e material de fabricação. Ao montar os kits para classificação, tenha o cuidado de colocar 2 ou mais objetos com características semelhantes para que seja possível o agrupamento.
SUGESTÃO DE OBJETOS: tampinhas, botões, lápis, conchas, peças de lego, peças de quebra cabeça, macarrão, etc. (lembre-se de variar tamanho, forma, cor e outras características que permitam o agrupamento).
Nesse momento, os alunos devem ser separados em duplas e receberão os conjuntos de objetos disponibilizados pelo professor. Leia as orientações para os alunos e estipule um tempo máximo para a realização desta atividade (15 minutos). No decorrer da atividade, ande pela sala observando o trabalho dos alunos. Lembre-se: não dê sugestões de como organizar os itens.
Organização da prática: entregue os conjuntos de objetos aos alunos, peça a eles que observem bem as semelhanças e as diferenças e os organize em diferentes grupos, devem ser formados no mínimo 4 agrupamentos diferentes.
Mão na massa
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Faça esses questionamentos aos seus alunos, nesse momento é muito importante que você atue como mediador e organize os alunos para as discussões. Enquanto os alunos estão sugerindo as trocas, faça anotações no quadro e permita que façam as mudanças apontadas, se acharem necessário.
Para finalizar, pergunte aos alunos se as mudanças foram adequadas e se houve melhoria na relação entre os itens agrupados e os critérios de cada grupo.
É importante que todas as informações sejam anotadas para fechamento da aula.
Sugestão: pode ser que os alunos não saibam o significado da palavra coerente, faça uma rápida definição com eles com o auxílio do dicionário, se achar necessário.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Projete ou leia a pergunta “Qual a importância de utilizar critérios de classificação para os objetos”. Retome ao que os alunos haviam respondido no início da aula e solicite que complementem ou que refaçam as respostas que foram dadas a essa pergunta. A sugestão é que os alunos registrem a nova resposta no caderno, solicite que alguns apresentem suas conclusões e finalize a aula apresentando as informações contidas no texto deste slide.
Sugestão: O trabalho com essa temática pode ser complementado com a visita a uma biblioteca, preparando uma simples entrevista sobre como os livros estão classificados nesse ambiente. Essa ação pode enriquecer e fixar melhor o conceito de classificação por critérios. Se preferir, essa atividade complementar pode ser feita nas próprias residências dos alunos, observando e relatando os tipos de classificação que utilizamos em casa, como separação dos talheres por uso, separação de roupas por cor, separação de produtos de limpeza dos produtos alimentícios, entre outros aspectos significativos no dia a dia deles.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Apresentações Google para projeção.
- Apresentações Google como documento colaborativo.
Optativas:
- Museu virtual: (disponível aqui).
Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula através de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet, e siga as orientações presentes no slide 3 para questionar os alunos. Faça uma apresentação de slides e partilhe sua tela, mostrando a imagem com os livros desordenados para ilustrar o contexto à turma e instigá-la a partilhar sugestões de organização. Projete a questão disparadora em seguida, e peça para a turma se preparar para resolvê-la. Como sugerido no slide 4, conteste os alunos quando for o caso, e deixe claro o significado da palavra “critério” antes de projetar a questão disparadora.
Mão na massa
Em sua apresentação de slides, reserve um espaço com 10 a 15 imagens que contenham objetos distintos (use a sugestão de objetos presente no slide 5 ou adapte, se preferir). Explique aos alunos que eles deverão criar critérios de classificação para agrupar as imagens que estão projetadas. Envie para todos (use o Whatsapp, Classroom ou e-mail) a apresentação de slides, de forma que as crianças possam editar, preencher e encaminhar de volta o trabalho concluído. Organize a turma em grupos ou duplas para a realização do trabalho, e oriente-os a enviarem o material pronto antes do próximo encontro virtual da turma.
Sistematização
Faça uma videochamada e convide as crianças a partilharem os critérios que criaram. Disponibilize na tela os slides que você recebeu e incentive a discussão entre os grupos. Siga as orientações do slide 7 e faça um tour com a turma por um museu com visita virtual (Sugestão: Museu Nacional da UFRJ), para avaliar os critérios usados para organizar as coleções científicas, artísticas etc.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças durante o “mão na massa”, auxiliando o envio da atividade em grupo e na organização do horário de encontro das crianças.
Cada coisa em seu lugar: Utilizando critérios para classificar objetos
3º ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar semelhanças gerais presentes em objetos e utilizá-las como critérios para esquematizar diferentes grupos, empregando assim o conceito de classificação.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Marluci Turquiai Goulart
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Margareth Polido