Atividade para impressão - FIchas de registro - CIE3_09TU04
Plano de Aula
Plano de aula: Componentes do Solo
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Identificação e comparação entre amostras de solo
Por: Julliana Rodrigues
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Orientações: Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a questão disparadora, por exemplo.
Nessa aula as crianças observarão os componentes presentes nos solos do entorno da escola. O ideal é ter realizado com a turma as aulas anteriores dessa habilidade, em que os alunos recolhem e analisam as amostras de solo no entorno da escola. Caso não tenha feito isso, recolha três amostras de solo no entorno da escola antes da realização dessa aula (sugestão: amostra de solo da horta ou jardim, amostra de solo do parquinho e amostra de solo do exterior da escola) e explique para a turma de onde vêm as amostras de solo que eles utilizarão na aula.
Imprima aproximadamente 5 fichas de registro para cada grupo de trabalho, disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mnywzBHVGyBmmjj7FKb5AeW889emp8YhFQWSygzxHcxnzRKQSEEqc8XbEGF6/atividade-para-impressao-fichas-de-registro-cie3-09tu04.pdf
As fichas de registro devem ser preenchidas, pelas crianças, com o desenho do componente encontrado no solo do lado esquerdo e a descrição escrita desse componente do lado direito. Cada grupo preencherá uma ficha para cada componente que encontrar no solo.
Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, amostras de solo recolhidas no entorno da escola, e fichas de registro impressas.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e diga aos alunos que nela eles verificarão que componentes constituem o solo do entorno da escola. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA