Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o título da aula para a turma e explique que eles irão conhecer algumas características presentes em diferentes etapas da vida dos seres humanos.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Convide os alunos a realizar a leitura do poema “Mais respeito, eu sou criança!” do autor Pedro Bandeira, se houver a possibilidade, reproduza o vídeo com o autor declamando o poema, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3925/pedro-bandeira-declama-mais-respeito-eu-sou-crianca.
Após a leitura, faça indagações aos alunos, utilize questionamentos como:
“Quais as coisas que a criança faz e que o adulto não faz?”,
“Qual é o nome da etapa do desenvolvimento humano a qual a criança pertence?”,
“Vocês gostam de serem crianças? Por quê?”,
“Em algum momento da vida, vocês se sentem desrespeitados? Por quê?”,
“Por que vocês acham que os adultos são tão diferentes das crianças?”.
A partir dos questionamentos, conduza uma breve reflexão sobre o assunto, escute as ideias levantadas pela turma e depois apresente a questão disparadora.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora e permita que os alunos levantem hipóteses, anote as concepções no quadro e siga para o mão na massa.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Dê início a atividade explicando para a turma que eles realizarão uma pesquisa sobre as etapas da vida dos seres humanos, sobre algumas características apresentadas pelos indivíduos em cada uma dessas etapas. Nessa busca, devem refletir e registrar informações e ideias em uma ficha. Também explique que para socializar as informações, participarão de uma brincadeira bem divertida.
Então, organize-os em 5 grupos, entregue aleatoriamente para cada um dos agrupamentos, um texto de apoio com o tema e uma ficha para o registro de informações (se em sua escola os alunos tiverem acesso a um computador e a internet, você pode organizar a pesquisa na web - ao final de cada texto do material complementar, há sugestões de endereços para a busca), não deixe de combinar um tempo máximo para a conclusão desta tarefa (de 15 a 20 minutos). Quando todos tiverem concluído os registros, siga para o próximo slide para socializar as informações.
MÃO NA MASSA
Orientações: Antes da aula separe uma caixa média de papelão, se achar necessário encape-a com papel colorido, recorte as palavras com características das etapas do desenvolvimento humano, contidas no material complementar e as disponha dentro da caixa. Reserve a caixa até o momento da socialização.
Para socializar, diga aos alunos que eles participarão de uma espécie de gincana, a gincana da socialização, então, disponha a caixa de papelão no fundo da sala e fale para aos alunos que nela há características relacionadas a etapa da vida da qual pesquisaram, em seguida, projete os desenhos presentes neste slide e explique a que a gincana funcionará do seguinte modo:
Para cada uma das imagens, há cinco palavras que devem ser encontradas na caixa, apenas um integrante por grupo deve se destinar a caixa e procurar por uma característica (relacionada ao tema pesquisado por seu grupo), após encontrar a característica, deve ir até a imagem correspondente e fixar a palavra ao seu lado, quando terminar, será a vez do próximo integrante do grupo, que deve ir até a caixa e coletar mais uma palavra, e assim por diante. Vencerá a gincana o grupo que fixar corretamente as cinco palavras primeiro. Após o término do primeiro grupo, permita que o restante da turma, cole as palavras que faltaram, se houver necessidade, oriente correções e/ou trocas.
Você pode substituir a projeção dos desenhos por imagens pré selecionadas ou palavras escritas no quadro, como por exemplo: feto, criança, adolescente, adulto e idoso.
Azul: Período gestacional, ovo, útero, nove meses e corpo materno.
Rosa: Infância, crescimento, primeiros passos, brincar e aprender a falar.
Vermelho: Adolescência, transformações, puberdade, namoro e amadurecimento dos órgãos sexuais.
Verde: Vida adulta, trabalho, formação de famílias, responsabilidades e independência.
Laranja: Velhice, cabelos brancos, pele enrugada, avós e aposentadoria.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Para concluir, retome a questão disparadora e se achar necessário, permita que os alunos façam novas atribuições as respostas dadas por eles anteriormente. Após a este momento, solicite aos alunos que produzam um pequeno texto com o tema “As etapas do desenvolvimento humano”, para esta construção, eles podem utilizar as informações contidas na socialização do mão na massa, ao final, se houver tempo, peça que compartilhem suas produções.
Você pode ir além: Proponha a construção de uma entrevista, o objetivo da entrevista é investigar aspectos do desenvolvimento dos alunos em seus primeiros anos de vida, então, sugira questionamentos como: “Com quantos anos falei a minha primeira palavra? O que eu falei?”, “O que eu gostava de comer quando tinha apenas 2 anos?”, “O que eu gostava de fazer nesta época?”, etc. Peça que realizem a entrevista e tragam as descobertas para serem compartilhadas nas próximas aulas.