Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, material para construção do simulador de erosão, atividade impressa.
Orientações:
Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a questão disparadora, por exemplo.
Nesta aula será feito, para que as crianças observem, o experimento do simulador de erosão. Ele deve ser construído antecipadamente e levado para a sala de aula onde será realizado o experimento.
Para construir o simulador de erosão você precisará de três garrafas pet de dois litros cortadas ao meio no sentido do gargalo para o fundo, três amostras de solo, garrafa pet de meio litro, água, três recipientes transparentes (vidro ou plástico) para recolher a água que passa pelo sistema.
Uma das amostras de solo precisa estar com vegetação plantada. Para isso, dez dias antes da aplicação dessa aula, plante no solo, já acomodado na garrafa pet cortada ao meio, sementes de alpiste, cuidando para que elas germinem e cresçam. Use solo rico em húmus, ou seja, uma terra boa para o plantio.
Nesse experimento, três amostras de solo serão acomodadas nas garrafas pets cortadas ao meio. A primeira amostra representará um solo desnudo, totalmente exposto. A segunda amostra representará um solo com cobertura vegetal morta, seca (esse tipo de cobertura do solo é muito comum em uma área que acabou de passar por desmatamento ou na entressafra de áreas destinadas à agricultura, quando os produtos agrícolas são colhidos e o que sobra da vegetação é cortado e deixado sobre o solo). A terceira amostra representará um solo com cobertura vegetal viva, ou seja, plantada. Água será jogada nas três amostras de solo, representando a chuva caindo naquela região. Por meio da água que irá escorrer pelo sistema e será recolhida em recipientes transparentes, as crianças poderão observar que a chuva arrastou grande parte do solo desprotegido.
O fenômeno observado nesse experimento é a erosão pluvial. Existem muitos tipos de erosão e este é um fenômeno natural muito importante para a formação do solo e dos relevos, mas, pela ação do homem, pode ser acelerado, gerando desgaste do solo e degradação.
Para saber como fazer o experimento do simulador de erosão:
https://www.youtube.com/watch?v=fgkQg4Hm0JA
Para saber mais sobre erosão:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/erosao.htm
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e explique aos alunos que nela será estudado que o solo é protegido pela vegetação. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Leia com a turma a reportagem. Depois, estimule que os alunos pensem sobre o que acabaram de ler e sobre como o desmatamento pode afetar o solo, fazendo perguntas como:
O que está acontecendo com o solo dessa região do Brasil?
O que será desertificação?
Será que o ser humano tem alguma responsabilidade pelo acontecimento desse processo de desertificação do solo?
Será que o solo que passou por processo de desertificação serve para o plantio?
Vocês acham que esse problema poderia ter sido evitado?
Ouça as hipóteses das crianças acolhendo todas as possibilidades, não se preocupe, nesse momento, em classificar as ideias em certas ou erradas. O objetivo aqui é fazer com que as crianças pensem sobre o assunto.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas próprias opiniões sobre o que fazer para proteger o solo. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Não elimine hipóteses ou ideias erradas, no final elas servirão para que as crianças repensem suas teorias e cheguem às suas próprias conclusões.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Monte, antecipadamente, o simulador de erosão na sala de aula, conforme descrito no primeiro slide. Explique para a turma que cada garrafa representa uma área, um espaço na natureza, e que cada uma dessas áreas possui um solo com características bastante específicas. Mostre a primeira garrafa e diga que essa região está com o solo exposto, sem cobertura vegetal. Mostre a segunda garrafa e diga que essa região está com uma cobertura vegetal morta sobre o solo, caso muito comum na entressafra em terras utilizadas para a produção agrícola. Mostre, então, a terceira garrafa e diga que no solo dessa região há vegetação viva, ou seja, plantada.
Faça, então, o experimento do simulador de erosão (como explicado no primeiro slide) para que as crianças observem o que vai acontecer com as três amostras de solo. Divida a turma em três grupos e diga que todos os alunos devem prestar muita atenção durante todo o experimento, mas que cada grupo ficará responsável por analisar uma das regiões representadas. Peça que as crianças do grupo responsável por cada amostra ajudem a realizar o experimento jogando sobre o solo a água que representará a chuva.
Terminado o experimento, peça aos grupos que compartilhem suas ideias sobre o que aconteceu, com a passagem de uma chuva, em cada uma das regiões representadas.
Ao final, estimule que as crianças pensem sobre o que acabaram de ver, fazendo perguntas do tipo:
O que aconteceu quando a chuva atingiu as três amostras de solo?
O que havia de diferente entre as três amostras que fez os resultados das chuvas serem assim?
Podemos dizer que a diferença entre os resultados é devida a alguma ação do homem?
O resultado da primeira amostra poderia ter sido evitado?
Organize a turma em duplas e entregue para cada dupla uma impressão da atividade. Peça que as crianças discutam os resultados do experimento e, em seguida, respondam às questões. Terminado o trabalho, leia com os alunos a segunda questão e abra uma discussão sobre os problemas da lavagem do solo pela água da chuva. Espera-se que eles compreendam que, sem os sais minerais que a chuva leva junto com a camada superficial do solo, este se torna impróprio para o plantio.
Peça que as crianças compartilhem suas hipóteses sobre a terceira questão. Faça perguntas, direcione a conversa e verifique se elas chegam à conclusão de que, em áreas urbanas, a retirada da cobertura vegetal pode gerar deslizamentos.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Finalize a aula utilizando as ideias e as percepções das crianças para concluir que a cobertura vegetal protege o solo de ações dos elementos naturais. Dessa forma, ele permanece fértil e saudável. Peça que as crianças anotem as ideias principais ou faça com a turma um texto coletivo que pode, posteriormente, ser copiado no caderno ou transformado em um cartaz para servir de material de consulta.