Plano de aula: Volta às Aulas: Interação, identidade e socialização

Descrição

Este plano tem a finalidade de acolhimento e interação para turmas de 2ª ano do Ensino Fundamental. Os alunos devem praticar a oralidade, participação e socialização a fim de vivenciar momentos de troca e conhecimento de si e do outro. As aprendizagens aqui efetivadas contribuirão para as demais aulas ao longo do ano letivo e, sobretudo, para o bom relacionamento no decorrer do ano, já que este será o primeiro momento na escola, possivelmente com a nova professora e os novos colegas. Uma ótima oportunidade de estreitar laços e fazer bons amigos e companheiros de jornada para as atividades escolares.

Objeto de conhecimento

• Processos de criação; Escuta atenta e Oralidade/ intercâmbio de sala; Acolhimento e interação a partir de rodas de conversa; Construção da rotina e dos combinados a serem cumpridos no decorrer do ano letivo.

Objetivos de aprendizagem

• Reconhecer suas características e preferências.
  • Discutir sobre as diferenças e semelhanças em relação às características de cada um.
  • Elaborar, coletivamente, regras e combinados para a boa convivência na escola.
  • Construir, junto ao professor e colegas, uma rotina para o bom andamento e organização dos horários das atividades de sala.

Competências gerais

• 1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  • 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  • 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
  • 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Alfabetização

Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental