Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem o que é uma pesquisa?
- Já participaram de uma?
- Como organizaram os dados coletados?
Aquecimento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Discuta com a turma sobre a situação proposta
Propósito: Identificar um problema.
Discuta com a turma:
- Que situações em nosso dia a dia podem nos levar a realizar uma pesquisa?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6).
Orientação: Leia a pergunta da pesquisa junto com os alunos e peça para que eles iniciem a coleta das informações. Neste momento você pode resgatar os possíveis esportes em que são utilizadas bolas, além de fazer uma breve reflexão sobre algumas hipóteses.
Propósito: Coletar de dados a partir de uma pergunta de pesquisa.
Discuta com a turma:
- Vocês escolheriam quais brincadeiras com bola?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)
Orientação: Após os alunos coletarem os dados na pesquisa realizada, peça para que eles realizem os registros no quadro (impresso), que foi entregue para eles, no arquivo da atividade da aula. Caso queira utilize esse slide para realizar alguns registros junto com os alunos. Caso, algum aluno seja alfabético, ele pode efetuar os registros que pode ser apresentado como cartaz.
Propósito: Coletar dados de pesquisa
Discuta com a turma:
- Teria como facilitar essas respostas? Como poderíamos organizar de outra forma?
- Quem pode ir anotando?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Professor, faça as contagens, junto com os alunos, para completar a tabela presente neste slide. Inclua nela todos os esportes que eles citaram. Caso, alguma alunos seja alfabético, ele pode efetuar os registros que pode ser apresentado como cartaz.
Valorize as estratégias pessoais dos alunos. A ideia é que eles percebam que a tabela de dupla entrada, permite uma rápida visualização dos resultados, sem necessitar de contagem um a um. O quadro com a lista de resultados, possibilita perceber individualmente cada resposta, mas como os dados não estão agrupados, é necessário realizar contagens.
APÓS O PREENCHIMENTO DESTA TABELA, FAÇA ESTAS PERGUNTAS A TURMA:
1- QUANTOS ALUNOS RESPONDERAM À PESQUISA?
2- QUANTAS MENINAS E QUANTOS MENINOS FIZERAM PARTE DA PESQUISA?
3- QUAIS OS DIFERENTES TIPOS DE ESPORTE ESCOLHIDO PELA TURMA?
4- QUAL O ESPORTE ESCOLHIDO MAIS VEZES PELOS MENINOS? E PELAS MENINAS?
5- QUAL O ESPORTE MAIS ESCOLHIDO DA TURMA TODA
Propósito: Organizar dados em tabelas
Discuta com a turma:
- Quais foram os esportes escolhidos?
- Quantas meninas escolheram “basquete” (ou outro)? E quantos meninos?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia novamente com a turma os objetivos da aula e discuta com os alunos sobre o aprendizado da aula
Sugerimos que o professor leia o Caderno 7 do PNAIC de Educação Estatística para compreender melhor o assunto estudado nesta aula.
Propósito: Discutir conceitos desenvolvidos durante a aula.
Discuta com a turma:
- Você saberia dizer o que é uma tabela?
- Para que serve uma tabela?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Professor, peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.
Propósito: Refletir sobre coleta e organização de dados em tabelas
Discuta com a turma:
- Mesmo usando palavras diferentes, todo mundo conseguiu compreender: para que fazemos uma pesquisa?
- Ficou mais fácil observar os dados no quadro com os nomes de todo mundo ou na tabela?
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 10 a 12).
Orientação: Exponha a situação do slide 10 para os alunos, realizando a leitura junto com eles, apresente o quadro presente no slide 11, com lista dos alunos que participaram da pesquisa de acordo com o enunciado, se for preciso, represente as opções (motivo) com símbolos ou desenhos para facilitar a leitura e ao final solicite que eles preencham a tabela presente no slide 12, a fim de verificar se eles quantificaram corretamente o quadro da situação proposta.
Nesta etapa, solicite que os alunos trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito:Organizar dados em tabela de dupla entrada
Discuta com a turma:
- O que o M e o F do quadro significam?
- Você concorda com os motivos apresentados pelas crianças?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 10 a 12).
Orientação: Exponha a situação do slide 10 para os alunos, realizando a leitura junto com eles, apresente o quadro presente no slide 11, com lista dos alunos que participaram da pesquisa de acordo com o enunciado, se for preciso, represente as opções (motivo) com símbolos ou desenhos para facilitar a leitura e ao final solicite que eles preencham a tabela presente no slide 12, a fim de verificar se eles quantificaram corretamente o quadro da situação proposta.
Nesta etapa, solicite que os alunos trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito:Organizar dados em tabela de dupla entrada
Discuta com a turma:
- O que o M e o F do quadro significam?
- Você concorda com os motivos apresentados pelas crianças?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 10 a 12).
Orientação: Exponha a situação do slide 10 para os alunos, realizando a leitura junto com eles, apresente o quadro presente no slide 11, com lista dos alunos que participaram da pesquisa de acordo com o enunciado, se for preciso, represente as opções (motivo) com símbolos ou desenhos para facilitar a leitura e ao final solicite que eles preencham a tabela presente no slide 12, a fim de verificar se eles quantificaram corretamente o quadro da situação proposta.
Nesta etapa, solicite que os alunos trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito:Organizar dados em tabela de dupla entrada
Discuta com a turma:
- O que o M e o F do quadro significam?
- Você concorda com os motivos apresentados pelas crianças?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar