Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Resolvendo situações-problemas com a ideia de acrescentar!
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias pessoais e convencionais para problemas de adição e subtração
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.
Objetivos específicos
Relacionar o significado de acrescentar a adição e reconhecer esta ideia em situações-problemas que a solicita.
Conceito-chave
Acréscimo de quantidades por meio de situações - problemas.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas;
- Material Dourado;
- Tampinhas;
- Lápis e borracha;
- Color Set para confecção dos envelopes
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Relacionar o significado de acrescentar a adição e reconhecer esta ideia em situações-problemas que a solicita.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Discuta com a turma:
- Quem me diz o que é acrescentar quantidades?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 7)
Orientação: Antes de mostrar slides com os exemplos, questione a turma sobre a ideia de acrescentar. Pergunte se eles lembram quais estratégias podem ser utilizadas para resolver a situação-problema apresentada. Somente após os alunos falarem exemplos de estratégias que o professor mostrará os slides para validar suas lembranças.
Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de acrescentar.
Discuta com a turma:
- Como podemos fazer o acréscimo de quantidades?
- Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 7)
Orientação: Represente a adição na horizontal no quadro e peça para um aluno resolver.
Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de acrescentar.
Discuta com a turma:
- Como podemos fazer o acréscimo de quantidades?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 7)
Orientação: Represente o QVL no quadro e solicite que um aluno faça as representações. Reforce que 1 barrinha é 1 dezena e 1 cubinho é uma unidade. Diga: Represente 21, agora represente 45 ou vice-versa.
Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de acrescentar.
Discuta com a turma:
- Como podemos fazer o acréscimo de quantidades?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 7)
Orientação: Represente no quadro o cálculo e solicite para um aluno resolver.
Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de acrescentar.
Discuta com a turma:
- Como podemos fazer o acréscimo de quantidades?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 7)
Orientação: Represente no quadro a decomposição e solicite para um aluno resolver.
Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de acrescentar.
Discuta com a turma:
- Como podemos fazer o acréscimo de quantidades?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação: Leia com a turma as regras do jogo ( slide 9). Organize a turma em duplas, Cada dupla receberá uma trilha igual ao modelo que está no slide, 10 envelopes (5 vermelhos e 5 azuis numerados de 1 a 5) que podem ser feitos com papel color set com as referidas cores e 2 tampinhas (cada uma de uma cor). Dentro de cada envelope haverá situações-problemas contemplando a ideia de acrescentar. A dupla começará decidindo entre si quem iniciará e escolherá uma tampinha para representá-la. Após, o aluno que iniciar vai colocar sua tampinha no primeiro retângulo, que é vermelho, e fica logo depois da saída e pegará um envelope vermelho com o número que está indicado na trilha que é 1 e lerá a situação-problema que está dentro dele para a dupla. Depois de lida, a dupla fará a resolução individualmente nos seus respectivos cadernos, terminada a resolução, a dupla conversará e verificará se o cálculo está correto. Neste momento, o professor estará circulando pela sala e fará intervenções nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a resolução está correta e que a dupla pode prosseguir. Caso não esteja, o professor fará intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma.
Passando para o 2º retângulo, o outro aluno colocará sua tampinha no retângulo que é de cor azul e tem o número 1, fará a leitura da situação-problema e cada um da dupla fará individualmente a resolução no seu caderno, após a resolução a dupla conversará e verificará se o cálculo está correto. O professor dirá se a dupla pode prosseguir e então seguirão andando pela trilha um de cada vez até chegar no último retângulo. Lembrando que, se não tiver correta a resolução deverá haver a intervenção do professor antes da dupla passar para o próximo retângulo a fim de esclarecer possíveis dúvidas sobre o desenvolvimento do cálculo.
O aluno que iniciou no vermelho seguirá sempre nos retângulos vermelhos e o aluno que iniciou no retângulo azul seguirá sempre nos retângulos azuis. Os envelopes devem ser abertos seguindo a ordem do número que está na trilha e que está no envelope. A dupla chegará no final juntas, pois o objetivo não é quem chega primeiro, mas sim, a aprendizagem coletiva com a mediação/intervenção do professor. Ao todo cada aluno resolverá 10 situações-problemas individualmente com a ideia de acrescentar e ao término de cada uma, ou seja, no intervalo entre cada situação, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi o procedimento para chegar no resultado.
Situações- problemas dos envelopes vermelhos:
1- Quanto devo acrescentar ao número 123 para ficar com 432?
2- Acrescentei 102 ao número 391, quanto fiquei?
3- Meu aquário tinha 37 peixes, acrescentei 15. Quantos peixes tem no meu aquário agora?
4- Acrescentei no meu cofrinho 15 moedas de 1 real, 28 moedas de 0,50 centavos e 33 moedas de 0,25 centavos. Quantas moedas eu acrescentei ao todo no meu cofrinho?
5- Na sala de aula há 27 alunos. A professora trouxe 23 folhas com atividades. Quantas folhas a professora precisa acrescentar às 23 que ela trouxe para que todos alunos recebam a atividade?
Situações- problemas dos envelopes azuis:
1- Quanto devo acrescentar ao número 207 para ficar com 569?
2- Acrescentei 96 ao número 190, quanto fiquei?
3- Seu Joaquim colocou 62 tomates na caixa, quantos tomates seu Joaquim precisa acrescentar para que a caixa fique com 1 centena de tomates?
4- Se acrescentar 95 a 625, quanto ficará?
5- Preciso completar uma coleção de 67 figurinhas, já tenho 12. Quantas preciso acrescentar?
Propósito: Trabalhar o significado de acrescentar quantidades em situações-problemas utilizando o cálculo convencional.
Discuta com a turma:
- Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
- Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação: Leia com a turma as regras do jogo ( slide 9). Organize a turma em duplas, Cada dupla receberá uma trilha igual ao modelo que está no slide, 10 envelopes (5 vermelhos e 5 azuis numerados de 1 a 5) que podem ser feitos com papel color set com as referidas cores e 2 tampinhas (cada uma de uma cor). Dentro de cada envelope haverá situações-problemas contemplando a ideia de acrescentar. A dupla começará decidindo entre si quem iniciará e escolherá uma tampinha para representá-la. Após, o aluno que iniciar vai colocar sua tampinha no primeiro retângulo, que é vermelho, e fica logo depois da saída e pegará um envelope vermelho com o número que está indicado na trilha que é 1 e lerá a situação-problema que está dentro dele para a dupla. Depois de lida, a dupla fará a resolução individualmente nos seus respectivos cadernos, terminada a resolução, a dupla conversará e verificará se o cálculo está correto. Neste momento, o professor estará circulando pela sala e fará intervenções nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a resolução está correta e que a dupla pode prosseguir. Caso não esteja, o professor fará intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma.
Passando para o 2º retângulo, o outro aluno colocará sua tampinha no retângulo que é de cor azul e tem o número 1, fará a leitura da situação-problema e cada um da dupla fará individualmente a resolução no seu caderno, após a resolução a dupla conversará e verificará se o cálculo está correto. O professor dirá se a dupla pode prosseguir e então seguirão andando pela trilha um de cada vez até chegar no último retângulo. Lembrando que, se não tiver correta a resolução deverá haver a intervenção do professor antes da dupla passar para o próximo retângulo a fim de esclarecer possíveis dúvidas sobre o desenvolvimento do cálculo.
O aluno que iniciou no vermelho seguirá sempre nos retângulos vermelhos e o aluno que iniciou no retângulo azul seguirá sempre nos retângulos azuis. Os envelopes devem ser abertos seguindo a ordem do número que está na trilha e que está no envelope. A dupla chegará no final juntas, pois o objetivo não é quem chega primeiro, mas sim, a aprendizagem coletiva com a mediação/intervenção do professor. Ao todo cada aluno resolverá 10 situações-problemas individualmente com a ideia de acrescentar e ao término de cada uma, ou seja, no intervalo entre cada situação, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi o procedimento para chegar no resultado.
Situações- problemas dos envelopes vermelhos:
1- Quanto devo acrescentar ao número 123 para ficar com 432?
2- Acrescentei 102 ao número 391, quanto fiquei?
3- Meu aquário tinha 37 peixes, acrescentei 15. Quantos peixes tem no meu aquário agora?
4- Acrescentei no meu cofrinho 15 moedas de 1 real, 28 moedas de 0,50 centavos e 33 moedas de 0,25 centavos. Quantas moedas eu acrescentei ao todo no meu cofrinho?
5- Na sala de aula há 27 alunos. A professora trouxe 23 folhas com atividades. Quantas folhas a professora precisa acrescentar às 23 que ela trouxe para que todos alunos recebam a atividade?
Situações- problemas dos envelopes azuis:
1- Quanto devo acrescentar ao número 207 para ficar com 569?
2- Acrescentei 96 ao número 190, quanto fiquei?
3- Seu Joaquim colocou 62 tomates na caixa, quantos tomates seu Joaquim precisa acrescentar para que a caixa fique com 1 centena de tomates?
4- Se acrescentar 95 a 625, quanto ficará?
5- Preciso completar uma coleção de 67 figurinhas, já tenho 12. Quantas preciso acrescentar?
Propósito: Trabalhar o significado de acrescentar quantidades em situações-problemas utilizando o cálculo convencional.
Discuta com a turma:
- Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
- Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Solicite que os alunos socializem as soluções encontradas. Convide ou escolha alunos para compartilhar as estratégias que utilizaram para chegarem ao resultado.No documento das resoluções, você encontra as possíveis soluções,use-as caso seus alunos não apresentem estas estratégias.
Propósito: Socializar as soluções encontradas pela turma.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram o cálculo para encontrar o resultado?
- O que fez você optar por esta estratégia? Poderia ter sido feita com outra estratégia?
- Você usou nas resoluções sempre a mesma forma de resolver?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Reforce com a turma que o significado de acrescentar está relacionado com a adição de quantidades.
Propósito: Consolidar o significado de acrescentar na adição.
Discuta com a turma:
- Que ao acrescentar quantidades estamos adicionando e que o cálculo se chama adição e tem o sinal (+).
- Que além do cálculo convencional há outras formas de adicionar/acrescentar quantidades.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre acrescentar quantidades.
Propósito: Verificar se a aprendizagem sobre acrescentar quantidades foi significativa.
Discuta com a turma:
- De que maneira vocês pensaram em resolver essa situação-problema?
Materiais complementares para impressão:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_08NUM06
Recursos
- Necessários: Material pessoal do aluno ; Meio de comunicação com alunos ou responsáveis: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão;
- Opcionais: Celular, computador ou tablet; calculadora.
Para este plano, use a questão 2 das Atividades Complementares.
Atividade complementar
O objetivo desta atividade é que os alunos sejam capazes de relacionar o significado de acrescentar a adição e reconhecer esta ideia em situações-problemas. Para isso eles devem ter acesso a questão 2 das Atividades Complementares.
Use o meio de comunicação que for possível. Você pode enviar aos seus alunos a atividade impressa; tirar fotos da páginas com os balões coloridos e enviar a imagem no grupo de WhatsApp; compartilhar a tela do seu computador com os balões com os números que deverão usar para os cálculos; ou pode postar na página da sua turma no Google sala de aula.
Apresente aos alunos a quantidade de balões que já estavam prontos e a quantidade de balões que devem ser acrescentados. Explique que eles deverão fazer a relação das cores dos balões. No caso das tarefas impressas, se você achar mais fácil substitua as cores por outra característica que diferencie os balões, como por exemplo, acrescentar nos barbantes dos balões laços, dois ou três barbantes, fitas diferenciadas ou qualquer outro detalhe que os diferencie, assim não precisará tirar cópias coloridas. Explique aos alunos que os numerais que estão dentro dos balões com a mesma característica deverão ser utilizados para fazer os cálculos. Eles deverão fazer os acréscimos nas quantidades já determinadas. Explique que podem usar estratégias pessoais para calcular ou o cálculo convencional de adição, utilizar o QVL ou qualquer outro recurso que desejar. A segunda parte da atividade eles devem calcular o total de balões que devem ser acrescentados. Faça as perguntas:
- O que significa acrescentar quantidades?
- Quando acrescentamos quantidades a quantidades já existentes, o que acontece com a quantidade inicial?
- Quais balões precisam ser considerados para calcular o total de balões a serem acrescentados?
Se tiverem acesso à calculadora, incentive que a usem para conferir as respostas. Você pode enviar junto à atividade as perguntas para incentivar uma reflexão sobre as ações que devem fazer antes de iniciar a atividade.
Se você tiver em momento síncrono com seus alunos pode explicar a atividade e fazer estas perguntas diretamente antes de propor a resolução. No caso da comunicação ser pelo grupo de WhatsApp, grave áudio fazendo as perguntas, ou mesmo digite-as no grupo. Os balões coloridos com as quantidades podem ser enviados por imagem no grupo e reproduzidas no caderno.
Discussão das soluções
A ideia das situações-problemas é de acrescentar quantidade, assim envolve a adição, mas não precisam usar o cálculo convencional, e sim diferentes estratégias pessoais. Por isso, proporcione um meio em que os alunos possam discutir com os colegas as estratégias utilizadas e conferir suas respostas. Se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono, permita que eles apresentem as formas utilizadas. Faça perguntas para conduzir:
- Como vocês fizeram o cálculo para encontrar o resultado?
- O que fez vocês optarem por esta estratégia? Poderia ter sido feita com outra estratégia?
- Vocês usaram nas resoluções sempre a mesma forma de resolver?
- Como fizeram para encontrar a quantidade total de balões que precisam ser acrescentados?
No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe as perguntas da discussão junto à tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas respostas diferentes e enviar para todos. Dessa forma eles poderão conhecer diversas formas de calcular, possibilitando uma reflexão, ainda que não tenha sido feito uma discussão.
Encerramento
Finalize a atividade reforçando com eles que o significado de acrescentar está relacionado com a adição. Retome que ao acrescentar quantidades estamos adicionando e que o cálculo se chama adição e tem o sinal (+). E que podemos chegar ao resultado sem fazer o cálculo convencional, mas que a ideia de adição continua. Se não for possível essa conversa, encaminhe a sistematização da aprendizagem por escrito junto à devolutiva. Você também pode usar o texto do slide 10 e enviar no grupo.
Raio X
A atividade de Raio X serve para verificar a aprendizagem sobre acrescentar quantidades. Encaminhe o documento da atividade ou a imagem do slide 11 e peça que os alunos resolvam.
Convite às famílias
Envie um texto ou um áudio aos responsáveis pelos alunos solicitando apoio para a realização das atividades. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.
Objetivos específicos
Relacionar o significado de acrescentar a adição e reconhecer esta ideia em situações-problemas que a solicita.
Conceito-chave
Acréscimo de quantidades por meio de situações - problemas.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas;
- Material Dourado;
- Tampinhas;
- Lápis e borracha;
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