Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Representação simbólica na composição
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Composição e decomposição de números naturais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eliane Barreto Maia Santos
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC:
EF02MA02 - Registrar o resultado da contagem ou estimativa da quantidade de objetos em coleções de até 1 000 unidades, realizada por meio de diferentes estratégias
Objetivos específicos
Reconhecer a formação dos números de até três ordens e compreender a relação entre as ordens que compõem o número.
Conceito-chave
Sistema de numeração decimal e cálculo mental.
Recursos necessários
Lápis, borracha, fichas impressas e caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer a formação dos números de até três ordens e compreender a relação entre as ordens que compõem o número.
Tabela de resumo
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo estimado: 2 minutos
Orientação: Ler com a turma o objetivo da aula e refletir sobre o significado, perguntando: “quem entendeu o que o objetivo quer dizer?”
Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.
Aquecimento
Tempo Previsto: 3 minutos
Orientação para o professor: Explicar que receberão fichas com os símbolos para manusear. Essas fichas deverão ser impressas em papel mais firme e recortadas com antecedência. Poderão também ser plastificadas para maior durabilidade e uso em outras atividades.
Propósito: Perceber que os valores podem ser representados de diferentes maneiras e com diversos símbolos.
Aquecimento
Tempo Previsto: 3 minutos
Orientação para o professor: Os alunos devem estar organizados em duplas ou trios. Disponibilizar fichas com os símbolos impressas em papel firme (pode ser cartolina, papel cartão ou outros materiais), para que todas elas tornem-se conhecidas pelo alunos.O ideal é que cada grupo tenha 10 fichas de 5 unidades, 10 fichas de 10 unidades, 10 fichas de 20 unidades, 10 fichas de 50 unidades, 5 fichas de 50 unidades e 5 fichas de 100 unidades. Antes de iniciar a atividade, propor oralmente uma atividade em forma de brincadeira, perguntando:
“Tenho 1 coração e 1 círculo! Que valor eu tenho?"
"Agora tenho 1 quadrado e 1 coração! Quanto tenho?”
Dessa forma, a familiarização se inicia!
Discuta com a turma:
- Que valores é possível formar com essas fichas?
Propósito: Familiarização com as fichas.
Atividade Principal
Tempo Previsto: 20 minutos (slides 5 - 7)
Orientação para o professor: Utilizar as fichas impressas, para que os alunos manuseiem um pouco mais e formem os valores, primeiro oralmente:
- Quais fichas podemos usar para formar 10 unidades? (dar um tempo mínimo para os grupos se pronunciarem).
- Para formar 50 unidades, quais fichas posso usar?
- Para formar 100 unidades, que combinações de fichas podemos fazer?
Discuta com a turma:
- Existe uma só maneira de compor um determinado valor? Por quê?
Propósito: Perceber que existem diversas alternativas para somar os valores utilizados no dia a dia.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo Previsto: 20 minutos (slides 5 - 7)
Orientação para o professor: Utilizar as fichas impressas para formar os valores. O(a) professor(a) deve circular entre as carteiras enquanto os alunos realizam as atividades para perceber as dificuldades e fazer as intervenções, nunca dando respostas, apenas fazendo perguntas que os levam às conclusões e tomada de decisões, ou seja, que os leve a perceber o motivo pelo qual a composição dos valores ocorre daquela forma ou outras possibilidades. Pode perguntar: “Por que escolheu começar por essa figura?”. “ E depois da primeira, como pensou para escolher as seguintes?” “Faz diferença mudarmos a ordem das fichas?”. Deixar que as duplas socializem suas composições, a dupla da frente pode se comunicar com a dupla de trás.
Discuta com a turma:
- Existe uma só maneira de compor um determinado valor? Por quê?
Propósito: Perceber que existem diversas alternativas para somar os valores utilizados no dia a dia.
<title> Atividade Principal
Atividade Principal
Tempo Previsto: 20 minutos (slides 5 - 7)
Orientação para o professor: Utilizar as fichas impressas para formar os valores. Deixar que as duplas socializem suas composições, a dupla da frente pode se comunicar com a dupla de trás.
Discuta com a turma:
- Você pode perceber que não existe uma só maneira de compor um determinado valor. Então como pensou para escolher as fichas que usaria?
- Qual a diferença entre a estratégia que você usou e do seu colega? (Se utilizaram a mesma estratégia, pois estão conversando e aprendendo juntos, observar a estratégia de outra dupla).
Propósito: Perceber que existem diversas alternativas para somar os valores utilizados no dia a dia.
Painel de Soluções
Tempo Previsto: 12 minutos.
Orientação: Escolher um dos valores da atividade e convidar um aluno para mostrar como o compôs. Perguntar “Quem fez diferente?” e convidar para representar no quadro com desenhos ou adição dos valores.Neste momento valorizar o registro dos alunos, desenho das figuras ou substituí-lo por uma adição. Se mais alguém quiser mostrar sua formação, desde que seja diferente, deixar que o faça. Pedir que registrem no caderno mais uma formação de valor que seja diferente da sua, junto com o nome do autor.
Discuta com a turma:
- Podemos utilizar diversas formações de valores. Nesta atividade alguma formação se destacou para você? Qual foi? Por quê?
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compará-las e aprimorar o cálculo mental.
Sistematização do Conceito
Tempo Previsto: 4 minutos.
Orientação: Conversar sobre a importância do cálculo mental nesta atividade. Que muitas vezes não conseguimos calcular mentalmente, mas quando temos dezenas inteiras para somar (20, 40, 60, 50…) é mais fácil que somar 17 com 25, 33, 45. Retomar a formação da dezena, perguntando que valores da unidade dos números pode ajudar a formar mais uma dezena inteira, como por exemplo: Ao somar 17 + 25 + 44 + 23 + 55 + 16, facilita agrupar os valores cujas unidades formem uma nova dezena.
17 + 23 = 40
44 + 16 = 60
25 + 55 = 70
40 + 60 = 100
70 + 100 = 170
O(a) professor(a) deve sempre explorar as possibilidades de compor uma valor, somando diferentes parcelas, isso contribui para o desenvolvimento do cálculo mental.
Discuta com a turma:
- Que estratégia ajudou na hora de somar os valores parciais? (Perguntar quem quer mostrar, anotar no quadro a fala desse(a) aluno(a) ou pedir que ele mesmo anote.)
Propósito: Sistematizar o conceito matemático de composição de números.
<title> Encerramento
Encerramento
Tempo Previsto: 3 minutos.
Orientação: Elaborar coletivamente um pequeno texto coletivo (uma frase que sintetize a ideia) sobre como proceder ao compor valores. Lançar a pergunta (O que facilita o cálculo mental, ao somar várias parcelas?) e ouvir o que os alunos aprenderam, então perguntar: “o que eu devo escrever aqui no quadro então? Como vamos escrever essa regra de composição?”. Pedir que escolham as palavras que represente melhor a regra, perguntar: “o que fica melhor na frase? Vamos decidir o que devo escrever e só depois vocês farão o registro no caderno!”. Ao terminar o registro no quadro, pedir que um(a) aluno(a) leia e perguntar se alguém sugere alterações. O(a) professor(a) observam se é necessário fazer alguma intervenção e explicar, se estiver tudo certo, pedir que escrevam em seus cadernos. Enquanto os alunos escrevem, o(a) professor(a) pode copiar o texto no papel kraft e deixar registrado no mural da sala para ser retomado sempre que necessário ao longo do ano.
Propósito: Compreender a formação dos números de 3 ordens e comparar valores.
Raio X
Tempo Previsto: 7 minutos
Orientação: Pedir que façam individualmente e após um tempo, comparar com a produção do colega da dupla. Socializar a estratégias, perguntando quem quer mostrar como fez, registrando no quadro. Perguntar se alguém fez diferente e pedir que registre também. Conferir e validar a estratégia com a turma. Perguntar: “Será que se Maria tivesse colocado os símbolos amarelos no início teria ajudado? Colocar os valores em ordem decrescente é importante? A resposta é não, pois a pessoa pode querer agrupar valores que facilitem a soma e assim, não ficarão em ordem crescente ou decrescente. Exemplo: 200 + 120 + 80 (somar primeiro 120+80 facilita muito!)
Discuta com a turma:
- Qual será a causa do erro da Maria? O que faltou na estratégia dela?
- Levá-los a compreender que pode ter sido uma simples distração ou que ela
Propósito: Compreender que existem diversas possibilidades de compor um valor e muitas caminhos para chegar a ele.
Materiais Complementares:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_03NUM03
Recursos
- Necessários: atividade impressa, e-mail ou WhatsApp.
- Opcionais: Gravação de áudio, Zoom, Google Meets, Whiteboard, Jamboard.
Para este plano, foque nas etapas Atividade Principal e Raio X. Você pode aplicar o plano em duas aulas, usando a atividade principal em uma delas e a atividade do raio x em outra.
Atividade principal
A atividade original foi planejada para ser feita em duplas ou trios, porém esta adaptação torna possível que os alunos façam individualmente em suas casas. Para desenvolver a atividade com seus alunos você precisará disponibilizar com a tarefa fichas com os símbolos impressas, ou encaminhar aos alunos para que possam reproduzi-las. Se você estiver em um momento de aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide com os símbolos e os seus respectivos valores, projetando a sua tela. Caso não tenha internet, você pode fotografar ou tirar um print da tela do slide e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. No primeiro momento deixe que os alunos manuseiem as fichas um pouco e formem os valores primeiro oralmente e aleatoriamente até que se se familiarizem com elas. Você pode gravar um áudio e encaminhar via WhatsApp ou escrever um pequeno texto dando orientações e fazendo questionamentos: “Tenho 1 coração e 1 círculo! Que valor eu tenho?", "Agora tenho 1 quadrado e 1 coração! Quanto tenho?”, "Que valores é possível formar com essas fichas?"
Depois os alunos devem resolver a atividade escrita, usando as fichas. Se achar mais fácil, pode pedir aos alunos que desenhem os símbolos, ao invés de usarem as fichas. Neste caso, convencione com a turma os símbolos que usarão, que podem ser os mesmos, ou então criar outros se preferir. Faça os seguintes questionamentos:
- Quais fichas podemos usar para formar 10 unidades?
- Para formar 50 unidades, quais fichas posso usar?
- Para formar 100 unidades, que combinações de fichas podemos fazer?
Discussão das soluções
Socialize e discuta as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compará-las e aprimorar o cálculo mental. Se estiver em um momento síncrono, escolha um dos valores da atividade e convide um aluno para mostrar como o compôs. Você pode fazer isto usando o grupo de WhatsApp, e os alunos podem fotografar suas respostas e mandar no grupo. Caso tenha acesso a quadros virtuais como o Whiteboard ou o Jamboard, você pode compartilhar a tela e fazer as anotações do que os alunos forem conversando por meio dele. Se as respostas forem impressas, envie alguns questionamentos junto com a atividade. Peça para que se possível, troquem ideias pelo menos com um colega e depois registrem no caderno mais uma formação de valor que seja diferente da sua, junto com o nome do autor. Conduza a discussão para promover a compreensão que existem diversas possibilidades de compor um valor e muitas caminhos para chegar a ele.
Pergunte: “Quem fez diferente?”, “Faz diferença mudarmos a ordem das fichas?”, "Que valores são possíveis de formar com essas fichas?", “Existe uma só maneira de compor um determinado valor? Por quê?”, “Que estratégia te ajudou na hora de somar os valores parciais?”
Explore outras possibilidades de compor um valor que eles não tenham apresentado, somando diferentes parcelas, isso contribui para o desenvolvimento do cálculo mental.
Sistematização
Se não puder dar devolutivas coletivamente para a turma, reúna as diferentes respostas devolvidas para você, valide-as e encaminhe para seus alunos com sugestões das estratégias apresentadas por todos. Sistematize o conceito matemático de composição de números e das diversas alternativas para somar os valores utilizados no dia a dia. Ressalte a importância do cálculo mental nesta atividade.
Raio X
Esta atividade pode ser desenvolvida em uma outra aula. Da mesma forma que fez com a aplicação da atividade principal, se nenhuma das opções online forem possíveis, você pode imprimir a atividade e colocar alguns questionamentos para que seus alunos respondam e devolvam usando o meio de comunicação que tiverem. Pergunte: “Será que se Maria tivesse colocado os símbolos amarelos no início teria ajudado?”, “Colocar os valores em ordem decrescente é importante?”, “Qual será a causa do erro da Maria?”, “O que faltou na estratégia dela?”
Peça que façam individualmente e depois comparem com a produção de um colega. Socialize as estratégias, perguntando quem quer mostrar como fez. Confira e valide cada uma, registrando as respostas diferentes e apresentando para a turma toda.
Se preferir, você pode aplicar esta atividade com o propósito original dela que é de avaliar a aprendizagem da aula. Neste caso, peça para que os alunos resolvam individualmente e depois encaminhem as respostas para você.
Convite às famílias
As famílias podem participar nesta atividade sendo desafiadas pelos alunos a criarem números diferentes utilizando os símbolos. Este pode ser um momento de interação entre membros da família e um maior envolvimento deles com a aprendizagem dos seus filhos. Se for possível, grave um áudio fazendo este convite e envie pelo WhatsApp às famílias, ou escreva um pequeno texto encaminhando junto com a proposta das atividades.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eliane Barreto Maia Santos
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC:
EF02MA02 - Registrar o resultado da contagem ou estimativa da quantidade de objetos em coleções de até 1 000 unidades, realizada por meio de diferentes estratégias
Objetivos específicos
Reconhecer a formação dos números de até três ordens e compreender a relação entre as ordens que compõem o número.
Conceito-chave
Sistema de numeração decimal e cálculo mental.
Recursos necessários
Lápis, borracha, fichas impressas e caderno.
Alfabetização
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