Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula questionando o que eles conhecem por padrão em uma sequência.
Propósito: Compreender o que eles já conhecem e o conceito que aprenderam anteriormente sobre sequências.
Discuta com a turma:
- Todas as prateleiras seguem o mesmo padrão? Por quê?
- Quais características definem cada prateleira?
Leitura Complementar: O texto Álgebra desde cedo, de Santomauro (2009), traz um olhar sobre as crianças que já são capazes de resolver problemas algébricos usando tabelas e até equações para organizar seu raciocínio, acesse aqui.
Atividade principal
Orientação: Reproduza a folha impressa com o dado, que pode ser reproduzido em diferentes tamanhos. Como sugestão, caso o dado não possa ser reproduzido, entregue fichas com as imagens, orientando o aluno a colocá-las viradas para baixo. Depois, ele deve selecionar aleatoriamente 3 imagens. Projete este exemplo, que servirá como demonstração e investigação inicial para o próximo passo da atividade. Foque nas perguntas que devem ser feitas à turma, permitindo que eles troquem informações e discutam as diferentes estratégias para resolução do problema. Os alunos devem jogar o dado três vezes, de forma a construir a sequência incluindo um elemento ausente.
Propósito: Oportunizar os alunos a mobilizarem os conhecimentos que já possuem sobre regularidades em sequências repetitivas.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Orientação: Reproduza a folha impressa com o dado, que pode ser reproduzido em diferentes tamanhos. Como sugestão, caso o dado não possa ser reproduzido, entregue fichas com as imagens, orientando o aluno a colocá-las viradas para baixo. Depois, ele deve selecionar aleatoriamente 3 imagens. Projete este exemplo, que servirá como demonstração e investigação inicial para o próximo passo da atividade. Foque nas perguntas que devem ser feitas à turma, permitindo que eles troquem informações e discutam as diferentes estratégias para resolução do problema. Os alunos devem jogar o dado três vezes, de forma a construir a sequência incluindo um elemento ausente.
Propósito: Oportunizar os alunos a mobilizarem os conhecimentos que já possuem sobre regularidades em sequências repetitivas.
Atividade principal
Orientação: Reproduza a folha impressa com o dado, que pode ser reproduzido em diferentes tamanhos. Como sugestão, caso o dado não possa ser reproduzido, entregue fichas com as imagens, orientando o aluno a colocá-las viradas para baixo. Depois, ele deve selecionar aleatoriamente 3 imagens. Projete este exemplo, que servirá como demonstração e investigação inicial para o próximo passo da atividade. Foque nas perguntas que devem ser feitas à turma, permitindo que eles troquem informações e discutam as diferentes estratégias para resolução do problema. Os alunos devem jogar o dado três vezes, de forma a construir a sequência incluindo um elemento ausente.
Propósito: Oportunizar os alunos a mobilizarem os conhecimentos que já possuem sobre regularidades em sequências repetitivas.
Atividade principal
Orientação: Reproduza a folha impressa com o dado, que pode ser reproduzido em diferentes tamanhos. Como sugestão, caso o dado não possa ser reproduzido, entregue fichas com as imagens, orientando o aluno a colocá-las viradas para baixo. Depois, ele deve selecionar aleatoriamente 3 imagens. Projete este exemplo, que servirá como demonstração e investigação inicial para o próximo passo da atividade. Foque nas perguntas que devem ser feitas à turma, permitindo que eles troquem informações e discutam as diferentes estratégias para resolução do problema. Os alunos devem jogar o dado três vezes, de forma a construir a sequência incluindo um elemento ausente.
Propósito: Oportunizar os alunos a mobilizarem os conhecimentos que já possuem sobre regularidades em sequências repetitivas.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9).
Orientação: Realize a discussão da atividade investigando o padrão, nomeando cada elemento e quantas vezes ele se repete na sequência inicial. Verifique se houve algum aluno que não entendeu, ou não encontrou a padronização. Convide um aluno para explicar o padrão criado por ele. Questione o que se assemelha e o que diferencia todos os padrões.
Propósito: Valorizar a produção de cada aluno, explorando a estratégia de explicação e ampliação das sequências.
Discuta com a turma:
- Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
- Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
- Algum elemento que não faz parte da sequência?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9).
Orientação: Realize a discussão da atividade investigando o padrão, nomeando cada elemento e quantas vezes ele se repete na sequência inicial. Verifique se houve algum aluno que não entendeu, ou não encontrou a padronização. Convide um aluno para explicar o padrão criado por ele. Questione o que se assemelha e o que diferencia todos os padrões.
Propósito: Valorizar a produção de cada aluno, explorando a estratégia de explicação e ampliação das sequências.
Discuta com a turma:
- Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
- Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
- Algum elemento que não faz parte da sequência?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.
Propósito: Retomar os conceitos iniciais da aprendizagem.
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Entregue a atividade impressa aos alunos e dê um tempo para que realizem a leitura. Peça para que investiguem como as frutas estão organizadas e como a sequência está construída, de acordo com o padrão ou regularidade apresentada.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem identificar uma regularidade repetitiva na sequência.
Leitura Complementar: Acesse um jogo de sequência lógica que desperta a atenção e raciocínio dos alunos, disponível aqui.
Materiais complementares para impressão:
Raio-X
Resolução do raio-x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar