Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Leia e explique o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula
Discuta com a turma:
O que vamos aprender na aula de hoje?
Vamos ler o nosso objetivo para hoje?
Aquecimento
Tempo sugerido:10 minutos
Orientação: Mostre a imagem das pirâmides do Egito, comente com os alunos que elas foram construídas para sepultar os faraós. Se for necessário, mostre em um mapa ou globo terrestre onde fica o Egito, Muitos alunos desconhece o fato dele pertencer ao continente africano. Conte que as pirâmides da foto são construções antigas, que é uma das maravilhas do mundo antigo.
Estimule-os a observarem as características dessa figura não plana. Pergunte aos alunos como é a vista da pirâmide de frente, de cima e argumente sobre a base. Direcione uma reflexão voltada para associação das partes da pirâmide com as figuras planas.
Peça que eles digam exemplos de outros objetos que lembrem uma pirâmide.
Propósito: Associar as pirâmides do Egito com uma figura não plana.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem as pirâmides do Egito?
- Sabiam que elas são construções muito antigas?
- Vamos observar as características dessa pirâmide. Você lembra de outro objeto que lembra essa figura não plana?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: A atividade será realizada em grupo, por isso é importante que o professor organize a sala com antecedência. A turma deverá ser dividida em grupos de, no máximo, 5 alunos. É importante que o professor traga as pirâmides já montadas. Oriente os alunos a manusearem a pirâmide e observarem suas características. Enfatize o olhar para a base (quadrangular) da figura trabalhada.
Propósito: Apresentar a proposta da atividade principal.
Discuta com a turma:
- Pegue com cuidado a pirâmide. Observe-a.
- Quantas faces ela possui?
- Como são suas faces?
- E a base desta pirâmide, como é?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça que os alunos desmontem cuidadosamente a pirâmide. Observe as partes que estão representadas. É importante orientar os grupos para que todos consigam fazer suas observações.
Propósito: Orientar a planificação da pirâmide de base quadrada.
Discuta com a turma:
- Quantas partes tem essa peça?
- Essas partes são todas iguais?
- Quantas partes se parecem com um triângulo?
- E a outra parte, se parece com qual figura plana?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Oriente o seu aluno a aplicar o conceito construído. Peça que ele observe a planificação representada e identifique as figuras planas presentes.
Propósito: Aplicar o conceito construído.
Discuta com a turma:
- Que figura não plana Luisa desmontou?
- Quantas faces ela possui?
- Essas faces são todas iguais?
- Que figura plana elas representam?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Apresente a situação exposta no slide. Oriente que eles reflitam sobre a resposta de Ana e tentem refletir sobre outras soluções.
Propósito: Discutir e refletir sobre a solução apresentada.
Discuta com a turma:
- Será que Ana está correta?
- Você consegue entender como ela pensou para chegar a essa resposta?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Reflita sobre as questões mencionadas no slide, leve seus alunos a pensarem sobre a resolução de Ana. Se for necessário, permita que eles peguem o sólido e a partir da observação cheguem a conclusão de que Ana não contou com a base da pirâmide, por isso, disse que todas as faces são triangulares.
Propósito: Discutir e refletir sobre a solução apresentada.
Discuta com a turma:
Pegue com cuidado a pirâmide. Observe-a.
- Ana observou todas as faces?
- Que face ela não observou?
- Que figura plana está representando a face que ana não observou?
Sistematização dos Conceitos
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Retome os conceitos trabalhados a aula. Leia a síntese da aula e apresente coletivamente.
Propósito: Sistematizar os conceitos apresentados na aula
Discuta com a turma:
- O que aprendemos hoje?
- Você pode ler a síntese de nossa aula?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Reflita sobre os conceitos trabalhados, traga sentido para o que foi estudado na aula. Os conteúdos começam a fazer sentido para os alunos quando eles conseguem encontrar relação entre o que se aprende na sala de aula e o que é vivenciado em seu cotidiano. Neste caso, o importante é que as crianças percebam a presença das figuras plana e não planas em seu dia a dia.
Propósito: Encerrar a aula organizando os conceitos trabalhados.
Discuta com a turma:
- Qual é a diferença entre as figuras planas e não planas?
- Que objetos do nosso dia a dia lembram algumas figuras não planas?
- Que objetos do nosso dia a dia lembram algumas figuras planas?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Apresente a situação acima e estimule-os a pensarem sobre o problema.
Propósito: Verificar se os objetivos da aula foram alcançados pelos alunos
Discuta com a turma:
- Qual das imagens representa o paralelepípedo?
- E a outra imagem, representa qual figura não plana desmontada?
- E quais figuras planas elas representam através de suas faces?
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar