Atividade de Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Ordenação de números de três ordens
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Leitura, escrita e ordenação (numeros de 3 ordens)
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriane Regina Bravo Mendes
Mentor: Carina Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
Objetivos específicos
Localizar números num intervalo de 100 a 999.
Conceito-chave
identificar a sequência numérica de números com três algarismos.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas;
- Cola;
- Tesoura.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Localizar números num intervalo de 100 a 999.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito:Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 3 e 4 )
Propósito: Retomar a ordenação de números com três algarismos .
Orientação: Criar um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realizar esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica. Diga um dos números da atividade e escolha uns dois ou três alunos para dar as respostas.
Discuta com a turma:
- Gostaram dessa atividade? Por quê?
- Alguém conseguiu descobrir todos os números?
- Qual a dica para continuar a ordenação dos números?
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 3 e 4 )
Propósito: Retomar a ordenação de números com três algarismos .
Orientação: Criar um momento bem dinâmico e descontraído com os alunos. Realizar esta atividade de forma oral, coletiva e lúdica. Diga um dos números da atividade e escolha uns dois ou três alunos para dar as respostas.
Discuta com a turma:
- Gostaram dessa atividade? Por quê?
- Alguém conseguiu descobrir todos os números?
- Qual a dica para continuar a ordenação dos números?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides de 5 a 11 )
Propósito:Identificar a sequência numérica percebendo os números que faltam para completá-la.
Orientação: As atividades trabalharão com a sequência numérica numa situação de números de apartamentos : alguns apartamentos terão o seu número e outros não. Os alunos deverão, em duplas ou trios, ajudar a personagem das atividades a encontrar as comandas que são pedidas.
Apresentar uma atividade por vez e garantir que todos tenham entendido, pois você trabalhará centenas cheias e intervalos de 10 em 10. Os slides 7, 8 e 9 pedem respostas orais.
Discuta com a turma:
- Quem poderia explicar por que o 4º andar tem os apartamentos que começam com 400 ?
- O que a Joana descobriu no número dos apartamentos sendo eles 100- 110- 120- 130….?
- Quais seriam as maneiras de ajudar a Joana a encontrar o apartamento 780?
- No andar que a Joana vai morar faltam números nas portas do apartamento, Como você conseguirá numerá-los para ajudá-la?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Sugestão de leitura:
GOMES, Alexandre De Castro. Condomínio dos monstros. 1 ed. Minas Gerais: RHJ, 2010. 24 p.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides de 5 a 11 )
Propósito:Identificar a sequência numérica percebendo os números que faltam para completá-la.
Orientação: As atividades trabalharão com a sequência numérica numa situação de números de apartamentos : alguns apartamentos terão o seu número e outros não. Os alunos deverão, em duplas ou trios, ajudar a personagem das atividades a encontrar as comandas que são pedidas.
Apresentar uma atividade por vez e garantir que todos tenham entendido, pois você trabalhará centenas cheias e intervalos de 10 em 10. Os slides 7, 8 e 9 pedem respostas orais.
Discuta com a turma:
- Quem poderia explicar por que o 4º andar tem os apartamentos que começam com 400 ?
- O que a Joana descobriu no número dos apartamentos sendo eles 100- 110- 120- 130….?
- Quais seriam as maneiras de ajudar a Joana a encontrar o apartamento 780?
- No andar que a Joana vai morar faltam números nas portas do apartamento, Como você conseguirá numerá-los para ajudá-la?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides de 5 a 11 )
Propósito:Identificar a sequência numérica percebendo os números que faltam para completá-la.
Orientação: As atividades trabalharão com a sequência numérica numa situação de números de apartamentos : alguns apartamentos terão o seu número e outros não. Os alunos deverão, em duplas ou trios, ajudar a personagem das atividades a encontrar as comandas que são pedidas.
Apresentar uma atividade por vez e garantir que todos tenham entendido, pois você trabalhará centenas cheias e intervalos de 10 em 10. Os slides 7, 8 e 9 pedem respostas orais.
Discuta com a turma:
- Quem poderia explicar por que o 4º andar tem os apartamentos que começam com 400 ?
- O que a Joana descobriu no número dos apartamentos sendo eles 100- 110- 120- 130….?
- Quais seriam as maneiras de ajudar a Joana a encontrar o apartamento 780?
- No andar que a Joana vai morar faltam números nas portas do apartamento, Como você conseguirá numerá-los para ajudá-la?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides de 5 a 11 )
Propósito:Identificar a sequência numérica percebendo os números que faltam para completá-la.
Orientação: As atividades trabalharão com a sequência numérica numa situação de números de apartamentos : alguns apartamentos terão o seu número e outros não. Os alunos deverão, em duplas ou trios, ajudar a personagem das atividades a encontrar as comandas que são pedidas.
Apresentar uma atividade por vez e garantir que todos tenham entendido, pois você trabalhará centenas cheias e intervalos de 10 em 10. Os slides 7, 8 e 9 pedem respostas orais.
Discuta com a turma:
- Quem poderia explicar por que o 4º andar tem os apartamentos que começam com 400 ?
- O que a Joana descobriu no número dos apartamentos sendo eles 100- 110- 120- 130….?
- Quais seriam as maneiras de ajudar a Joana a encontrar o apartamento 780?
- No andar que a Joana vai morar faltam números nas portas do apartamento, Como você conseguirá numerá-los para ajudá-la?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides de 5 a 11 )
Propósito:Identificar a sequência numérica percebendo os números que faltam para completá-la.
Orientação: As atividades trabalharão com a sequência numérica numa situação de números de apartamentos : alguns apartamentos terão o seu número e outros não. Os alunos deverão, em duplas ou trios, ajudar a personagem das atividades a encontrar as comandas que são pedidas.
Apresentar uma atividade por vez e garantir que todos tenham entendido, pois você trabalhará centenas cheias e intervalos de 10 em 10. Os slides 7, 8 e 9 pedem respostas orais.
Discuta com a turma:
- Quem poderia explicar por que o 4º andar tem os apartamentos que começam com 400 ?
- O que a Joana descobriu no número dos apartamentos sendo eles 100- 110- 120- 130….?
- Quais seriam as maneiras de ajudar a Joana a encontrar o apartamento 780?
- No andar que a Joana vai morar faltam números nas portas do apartamento, Como você conseguirá numerá-los para ajudá-la?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides de 5 a 11 )
Propósito:Identificar a sequência numérica percebendo os números que faltam para completá-la.
Orientação: As atividades trabalharão com a sequência numérica numa situação de números de apartamentos : alguns apartamentos terão o seu número e outros não. Os alunos deverão, em duplas ou trios, ajudar a personagem das atividades a encontrar as comandas que são pedidas.
Apresentar uma atividade por vez e garantir que todos tenham entendido, pois você trabalhará centenas cheias e intervalos de 10 em 10. Os slides 7, 8 e 9 pedem respostas orais.
Discuta com a turma:
- Quem poderia explicar por que o 4º andar tem os apartamentos que começam com 400 ?
- O que a Joana descobriu no número dos apartamentos sendo eles 100- 110- 120- 130….?
- Quais seriam as maneiras de ajudar a Joana a encontrar o apartamento 780?
- No andar que a Joana vai morar faltam números nas portas do apartamento, Como você conseguirá numerá-los para ajudá-la?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides de 5 a 11 )
Propósito:Identificar a sequência numérica percebendo os números que faltam para completá-la.
Orientação: As atividades trabalharão com a sequência numérica numa situação de números de apartamentos : alguns apartamentos terão o seu número e outros não. Os alunos deverão, em duplas ou trios, ajudar a personagem das atividades a encontrar as comandas que são pedidas.
Apresentar uma atividade por vez e garantir que todos tenham entendido, pois você trabalhará centenas cheias e intervalos de 10 em 10. Os slides 7, 8 e 9 pedem respostas orais.
Discuta com a turma:
- Quem poderia explicar por que o 4º andar tem os apartamentos que começam com 400 ?
- O que a Joana descobriu no número dos apartamentos sendo eles 100- 110- 120- 130….?
- Quais seriam as maneiras de ajudar a Joana a encontrar o apartamento 780?
- No andar que a Joana vai morar faltam números nas portas do apartamento, Como você conseguirá numerá-los para ajudá-la?
Discussão da solução
Tempo sugerido : 10 minutos.( slides 12 a 14 )
Propósito:Socializar as diferentes estratégias de resolução.
Orientação: Solicitar que as duplas ou trios apresentem como resolveram as questões. Dois grupos podem falar sobre uma comanda, depois outros dois grupos sobre outra comanda e assim por diante.
Discuta com a turma:
- As resoluções foram iguais? O que foi diferente?
- Que estratégias usaram para ordenar os números dos apartamentos corretamente?
Discussão da solução
Tempo sugerido : 10 minutos.( slides 12 a 14 )
Propósito:Socializar as diferentes estratégias de resolução.
Orientação: Solicitar que as duplas ou trios apresentem como resolveram as questões. Dois grupos podem falar sobre uma comanda, depois outros dois grupos sobre outra comanda e assim por diante.
Discuta com a turma:
- As resoluções foram iguais? O que foi diferente?
- Que estratégias usaram para ordenar os números dos apartamentos corretamente?
Discussão da solução
Tempo sugerido : 10 minutos.( slides 12 a 14 )
Propósito:Socializar as diferentes estratégias de resolução.
Orientação: Solicitar que as duplas ou trios apresentem como resolveram as questões. Dois grupos podem falar sobre uma comanda, depois outros dois grupos sobre outra comanda e assim por diante.
Discuta com a turma:
- As resoluções foram iguais? O que foi diferente?
- Que estratégias usaram para ordenar os números dos apartamentos corretamente?
Encerramento
Tempo sugerido : 3 minutos.
Propósito:Retomar com os alunos os procedimentos de ordenação de números com 3 ordens.
Orientação: Reforçar com os alunos a ordenação de números de três ordens num intervalo de 10 em 10 dando o exemplo do andar da Joana: 710 - 720 - 730
Raio X
Tempo sugerido: 05 minutos.(slides 16 e 17 )
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.
Propósito: Identificar um número específico no intervalo de 100 a 900.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Tempo sugerido: 05 minutos.(slides 16 e 17 )
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.
Propósito: Identificar um número específico no intervalo de 100 a 900.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: atividade impressa, e-mail ou Whatsapp.
- Opcionais: gravação de áudio, Zoom, Google Meets.
Para este plano, foque nas etapas da Atividade principal e do Raio X.
Atividade principal
Envie a atividade para casa impressa, via e-mail ou Whatsapp. Para que os alunos consigam compreender melhor a tarefa, você também pode enviar um áudio por Whatsapp apresentando o início da comanda e as explicações abaixo. Se preferir, envie-o junto com a atividade.
Os alunos deverão identificar na atividade a sequência numérica, percebendo os números dos apartamentos que estão sem a identificação. Em seguida, devem enviar de volta para você.
.
Se achar que seus alunos têm possibilidade, peça para gravarem ou escreverem para você o que pensaram sobre a resolução das questões.
Se tiver possibilidade de relizar um momento síncrono com os alunos, faça o desafio coletivamente e apresente uma atividade por vez, garantindo que todos tenham entendido. Neste caso, pode fazer os questionamentos:
- Quem poderia explicar por que o 4º andar tem os apartamentos que começam com 400 ?
- O que a Joana descobriu no número dos apartamentos, sendo eles 100- 110- 120- 130….?
- Quais seriam as maneiras de ajudar Joana a encontrar o apartamento 780?
- No andar que Joana vai morar faltam números nas portas do apartamento. Como você conseguirá numerá-los para ajudá-la?
Encerramento
Dê uma devolutiva coletiva ou individual, reforçando com os alunos a ordenação de números de três ordens num intervalo de 10 em 10 dando o exemplo do andar da Joana: 710 - 720 - 730.
Raio X
Você pode utilizar o desafio proposto para o Raio X em uma próxima aula, enviando para seus alunos da mesma forma que fez com a atividade principal.
Caso tenha possibilidade de estar em momento síncrono com os alunos, apresente o Raio X compartilhando a tela e dando um tempo para que resolvam individualmente.
Convite às famílias
Oriente os familiares dos alunos para ajudarem com a leitura dos comandos e no envio das respostas. Para a atividade ficar mais atrativa, você pode sugerir que façam desenho do prédio e estimulem os filhos a descobrirem os números dos apartamentos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriane Regina Bravo Mendes
Mentor: Carina Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
Objetivos específicos
Localizar números num intervalo de 100 a 999.
Conceito-chave
identificar a sequência numérica de números com três algarismos.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas;
- Cola;
- Tesoura.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA