Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Multiplicação - Parte II
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Noção de multiplicação
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Rejane Bianchini
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.
Objetivos específicos
Associar o conceito de multiplicação por 4 à ideia de adição de parcelas iguais por meio de desenhos e de registros pessoais.
Conceito-chave
Multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais.
Recursos necessários
- Lápis;
- Borracha;
- Caderno;
- Atividades fotocopiadas (se achar conveniente);
- Garrafas pet;
- Bola de plástico (ou de papel ou de meia);
- Fichas do Jogo da Multiplicação;
- Tabela para registro do jogo;
- Caixa de papel ou um pote plástico para substituir a caixa;
- Material para contagem (palitos de picolé,canudinhos, tampinhas, fio de contas...o material que seus alunos estiverem mais habituados).
Vocabulário
Adição: operação que junta (soma) quantidades ou que acrescenta quantidades a uma outra já existente.
Parcelas: nome de cada um dos números que serão somados numa adição.
Multiplicação: operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Associar o conceito de multiplicação por 4 à ideia de adição de parcelas iguais por meio de desenhos e de registros pessoais.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações:
Antes do início da aula: Providencie uma caixa com fichas de multiplicação.
Durante a aula: Nesta atividade, os alunos irão resolver multiplicações. Você levará uma caixa com fichas de multiplicação para sortear entre os alunos. O aluno que se habilitar, deve abrir a caixa e retirar uma das fichas. Em seguida, deve representar a multiplicação no quadro. Após a representação do aluno no quadro, discuta com os alunos se há outras formas de resolver e represente-as no quadro. Repita o processo com outros alunos quantas vezes julgar necessário.
Você pode também pedir que mais de um aluno ao mesmo tempo faça a representação no quadro e depois comparem as respostas. Caso julgue necessário, você pode usar material concreto (palitos, canudinhos, tampinhas…) para os alunos fazerem as representações.
Propósito: Retomar a multiplicação associada à adição de parcelas iguais.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia vocês usaram para representar as multiplicações? Alguém tem uma diferente? Qual?
- Qual estratégia é a mais prática? Por quê?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo previsto: 19 minutos (Slides 4 e 5)
Orientações:
Antes de iniciar a aula: Providencie o material necessário para o Boliche da Multiplicação: garrafas pet, etiquetas com multiplicações a serem representadas pelos alunos e uma bola de plástico, de papel ou de meia. Cole as etiquetas nas garrafas e posicione as garrafas conforme o jogo tradicional de boliche. Sugere-se que coloque-se um pouco de água nas garrafas para dificultar um pouco a queda. Organize a quantidade de jogos, de acordo com a quantidade de grupos que irá formar para o jogo.
Durante a aula: Inicie a atividade explicando as regras do jogo. Você pode levá-las impressas e permitir que os alunos a consultem, sempre que julgarem necessário. Faça uma ou duas jogadas coletivamente para se certificar que todos compreenderam as regras. Em seguida, organize os alunos em duplas ou quartetos, para que comecem o jogo. Posteriormente, enquanto os alunos jogam, circule pela sala, observando as estratégias criadas pelos alunos para representarem as multiplicações. Combine um tempo para os alunos jogarem, e em seguida, faça uma socialização das estratégias utilizadas pelos alunos para representarem e calcularem as multiplicações do jogo e vencerem o jogo. Use o slide 5 para explicar o preenchimento da tabela ou faça uma tabela no quadro para as jogadas coletivas.
Propósito: Relacionar a multiplicação por 4 à ideia de adição de parcelas iguais.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia vocês usaram para representar as multiplicações?
- Alguém tem uma diferente? Qual?
Através da variação de quantidade de parcelas, vá questionando os alunos até compreenderem a atividade.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo previsto: 19 minutos (Slides 4 e 5)
Orientações:
Antes de iniciar a aula: Providencie o material necessário para o Boliche da Multiplicação: garrafas pet, etiquetas com multiplicações a serem representadas pelos alunos e uma bola de plástico, de papel ou de meia. Cole as etiquetas nas garrafas e posicione as garrafas conforme o jogo tradicional de boliche. Sugere-se que coloque-se um pouco de água nas garrafas para dificultar um pouco a queda. Organize a quantidade de jogos, de acordo com a quantidade de grupos que irá formar para o jogo.
Durante a aula: Inicie a atividade explicando as regras do jogo. Você pode levá-las impressas e permitir que os alunos a consultem, sempre que julgarem necessário. Faça uma ou duas jogadas coletivamente para se certificar que todos compreenderam as regras. Em seguida, organize os alunos em duplas ou quartetos, para que comecem o jogo. Posteriormente, enquanto os alunos jogam, circule pela sala, observando as estratégias criadas pelos alunos para representarem as multiplicações. Combine um tempo para os alunos jogarem, e em seguida, faça uma socialização das estratégias utilizadas pelos alunos para representarem e calcularem as multiplicações do jogo e vencerem o jogo. Use o slide 5 para explicar o preenchimento da tabela ou faça uma tabela no quadro para as jogadas coletivas.
Propósito: Relacionar a multiplicação por 4 à ideia de adição de parcelas iguais.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia vocês usaram para representar as multiplicações?
- Alguém tem uma diferente? Qual?
Através da variação de quantidade de parcelas, vá questionando os alunos até compreenderem a atividade.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 9 ).
Orientações: Depois de socializar as ideias dos alunos, se julgar necessário, passe para esta série de slides. Discuta as jogadas aqui organizadas. Verifique se algum aluno tem a mesma jogada e a registrou de forma diferente. Se for o caso, permita que ele socialize com a turma. Você pode ampliar as hipóteses de jogadas nesta parte com os alunos ou anotar no quadro outras sugestões apresentadas por eles para fazer comparações e discussões no grande grupo. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
- Qual a forma mais rápida de determinar os pontos de um jogador durante um jogo?
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 9 ).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as jogadas aqui organizadas. Verifique se algum aluno tem a mesma jogada e a registrou de forma diferente. Se for o caso, permita que ele socialize com a turma. Você pode ampliar as hipóteses de jogadas nesta parte com os alunos ou anotar no quadro outras sugestões apresentadas por eles para fazer comparações e discussões no grande grupo. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
- Qual a pontuação mínima que um jogador pode atingir no jogo? Explique.
- Qual a forma mais rápida de determinar os pontos de um jogador durante um jogo?
- Que estratégia você usou para vencer o jogo? Será que ela funciona sempre?
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 9 ).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as jogadas aqui organizadas. Verifique se algum aluno tem a mesma jogada e a registrou de forma diferente. Se for o caso, permita que ele socialize com a turma. Você pode ampliar as hipóteses de jogadas nesta parte com os alunos ou anotar no quadro outras sugestões apresentadas por eles para fazer comparações e discussões no grande grupo. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
- Qual a pontuação mínima que um jogador pode atingir no jogo? Explique.
- Qual a forma mais rápida de determinar os pontos de um jogador durante um jogo?
- Que estratégia você usou para vencer o jogo? Será que ela funciona sempre?
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 9 ).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as jogadas aqui organizadas. Verifique se algum aluno tem a mesma jogada e a registrou de forma diferente. Se for o caso, permita que ele socialize com a turma. Você pode ampliar as hipóteses de jogadas nesta parte com os alunos ou anotar no quadro outras sugestões apresentadas por eles para fazer comparações e discussões no grande grupo. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
- Qual a pontuação mínima que um jogador pode atingir no jogo? Explique.
- Qual a forma mais rápida de determinar os pontos de um jogador durante um jogo?
- Que estratégia você usou para vencer o jogo? Será que ela funciona sempre?
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Sistematize o conceito retomando com os alunos a ideia de que existem problemas que possuem diversas formas de solução e a relação da multiplicação por 4 com a adição das parcelas iguais. Peça para que alguns alunos expliquem o que entenderam sobre multiplicação e deem mais alguns exemplos para fixar a relação da multiplicação por 4 associada a soma de parcelas iguais. Apresente o slide com o conceito trabalhado na aula ou passe este resumo no quadro para que registrem em seus cadernos.
Propósito: Retomar os conhecimentos trabalhados, sistematizando-os e apresentar o conceito central trabalhado na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão utilizando o conceito de multiplicação relacionado à soma de parcelas iguais para chegarem ao resultado. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da multiplicação por 4 associada à soma de parcelas iguais.
Materiais Complementares:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_09NUM04
Recursos
- Necessários: Um meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail; 10 garrafas pet, etiquetas com multiplicações a serem resolvidas pelos alunos e uma bola de plástico (ou de papel, ou de meia).
Opcionais: links Diy do lixo ao luxo- boliche com garrafa pet.; Boliche de Pet
Para este plano, foque nas etapas da Atividade principal e da Discussão das Soluções.
O jogo “Boliche da multiplicação” proposto na atividade principal do plano foi adaptado para que os alunos possam jogar sozinhos em suas casas. Você precisará de três aulas para planejar, aplicar e discutir o jogo.
Atividade principal
Agende a primeira aula para dar orientações aos alunos de como preparar o material para o jogo, estudar as regras e escolher as duplas. Explique que para jogar devem providenciar o material para o Boliche da Multiplicação: dez garrafas pet, etiquetas com multiplicações coladas nas garrafas e uma bola de plástico, de papel ou de meia. Envie o documento com as etiquetas das multiplicações e as orientações de como preparar o material por e-mail, por imagem no WhatsApp ou já impressas. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), compartilhe a tela do seu computador com seus alunos com o slide 3 e explique que material devem usar e como fazer. As etiquetas com as multiplicações podem ser confeccionadas por eles próprios, ou com a ajuda dos pais. Explique que você organizará os grupos em duplas. Fale para as duplas que podem jogar sozinhos em suas casas, registrar os resultados e enviar a tabela preenchida um para o outro marcar os pontos das jogadas do adversário. Depois a dupla deve enviar a tabela para que você possa conferir.
Copie em um slide a tabela para registro das jogadas, e as regras abaixo que foram adaptadas do jogo original, projete a tela do seu computador para seus alunos e conversem sobre elas. Você pode pedir que eles copiem a tabela em seus cadernos.
REGRAS DO JOGO DO BOLICHE DA MULTIPLICAÇÃO
I) CADA JOGADOR TEM DIREITO A CINCO JOGADAS DE BOLA. DEVE JOGAR A BOLA UMA ÚNICA VEZ EM CADA RODADA. SE NÃO ACERTAR NENHUMA GARRAFA NÃO PONTUARÁ E PERDERÁ A RODADA.
II) PARA A RODADA SEGUINTE, OS PINOS DEVEM SER ARRUMADOS.
III) PARA PONTUAR, O JOGADOR DEVE REPRESENTAR CORRETAMENTE AS MULTIPLICAÇÕES INDICADAS NOS PINOS DERRUBADOS E RESOLVÊ-LAS. USAR A TABELA PARA FAZER OS REGISTROS.
IV) O ADVERSÁRIO CONFERE AS REPRESENTAÇÕES, MARCA NA TABELA UM PONTO PARA CADA RESOLUÇÃO CORRETA.
V) O JOGADOR QUE AO FINAL DA PARTIDA ACUMULAR MAIS PONTOS, VENCE O JOGO.
TABELA DE PONTUAÇÃO “BOLICHE DA MULTIPLICAÇÃO”
Jogador:_______________________________________________________________________
Nome do aluno que conferiu o resultado:_______________________________________
Se não estiver com todos os alunos ao mesmo tempo, você pode tirar um print da tela do slide do jogo, da tabela de registro e compartilhar com eles via WhatsApp. Você também pode gravar áudio com as regras do jogo.
Caso não tenha contato com seus alunos pelo celular e nem pela Internet, você pode imprimir o documento com as fichas, as regras e a tabela e combinar com os pais para buscar e devolver na escola.
Reserve uma segunda aula para que seus alunos possam realizar o jogo em suas casas e compartilhar a tabela entre si, cada um com a sua dupla. Você pode pedir que enviem fotos no grupo de WhatsApp do momento que estiverem jogando. Peça que depois que as duplas conferirem as tabelas, um do outro, devem devolver ao adversário e este encaminhar para você. No caso de não haver esta possibilidade, combine com os alunos que você mesma fará a conferência da pontuação de cada um da dupla, assim podem enviar diretamente para você. Neste caso, para não deixar dúvidas, envie o seu nome escrito na linha do aluno que conferiu o resultado.
Discussão das soluções
Em uma terceira aula, proporcione meios para que seus alunos possam socializar as jogadas e descobrir os vencedores do jogo. Se puder fazer isto de forma síncrona incentive a participação de todos, pedindo que expliquem as jogadas, as representações usadas descobrir os resultados e as conferências feitas de seus adversários. Faça os questionamentos sugeridos abaixo:
- Qual estratégia vocês usaram para representar as multiplicações?
- Seus adversários usaram a mesma que a de vocês?
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
Estimule os alunos para que percebam a relação da multiplicação com a soma de parcelas iguais. Você encontra nos slides 6, 7 e 8 sugestões de possíveis formas de representação dos resultados das multiplicações dos pinos derrubados. Se alguma delas não for apresentada por seus alunos, compartilhe com eles mais essas formas.
Você também pode fazer os questionamentos sugeridos acima e a socialização das estratégias utilizadas pelos alunos usando o WhatsApp, por meio de bate-papo, gravação de áudio ou envio de mensagem de texto. Eles podem fotografar as representações matemáticas e enviar no grupo ou gravar áudio explicando como fizeram. É importante que eles percebam que existem jeitos diferentes de chegar ao resultado, e que pode ser usado tanto a adição quanto a multiplicação, por isso no caso de você não ter momento síncrono com sua turma, reúna as diferentes estratégias usadas pelos alunos e envie por WhatsApp.
Se você não tiver comunicação on-line com eles, analise os registros nas tabelas, reúna os diferentes e depois encaminhe aos seus alunos junto com a devolutiva impressa. O importante é dar espaço para que todos os alunos possam fazer suas reflexões sobre a relação entre as operações de adição e multiplicação, avaliar a que pode ser mais demorada e a mais prática e concluir qual eles consideram melhor usar neste caso.
Encerramento
Valide todas as respostas dando devolutivas aos alunos e apresentando os vencedores. Valorize o empenho de cada um e encerre a aula apresentando o conceito trabalhado na realização do jogo. Você também pode encaminhar este encerramento no grupo do WhatsApp, ou enviar por escrito para cada aluno junto com a devolutiva.
Convite às famílias
Os pais podem ajudar seus filhos com a confecção do material necessário para a realização do jogo. O apoio dos familiares é sempre muito importante para o sucesso da aprendizagem dos alunos, principalmente nas situações que envolvem confecção de material pedagógico. Por isso, disponibilize o link dos vídeos sugeridos nos recursos e incentive o apoio e o envolvimento dos familiares. Você pode escrever um pequeno texto e enviar junto com a tarefa, ou gravar e enviar um áudio fazendo o convite e dando sugestões de uso alternativo de material.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Rejane Bianchini
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.
Objetivos específicos
Associar o conceito de multiplicação por 4 à ideia de adição de parcelas iguais por meio de desenhos e de registros pessoais.
Conceito-chave
Multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais.
Recursos necessários
- Lápis;
- Borracha;
- Caderno;
- Atividades fotocopiadas (se achar conveniente);
- Garrafas pet;
- Bola de plástico (ou de papel ou de meia);
- Fichas do Jogo da Multiplicação;
- Tabela para registro do jogo;
- Caixa de papel ou um pote plástico para substituir a caixa;
- Material para contagem (palitos de picolé,canudinhos, tampinhas, fio de contas...o material que seus alunos estiverem mais habituados).
Vocabulário
Adição: operação que junta (soma) quantidades ou que acrescenta quantidades a uma outra já existente.
Parcelas: nome de cada um dos números que serão somados numa adição.
Multiplicação: operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).
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