Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete e/ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Realize uma conversa inicial sobre maquete e planta baixa. Pergunte se sabem o que é maquete e planta baixa, escute com atenção o conhecimento que apresentam, mas esclareça que maquete é a representação reduzida de determinados espaços: parque, praça, casa, prédio, entre outros, como também de cômodos e que uma maquete pode ser feita de qualquer espaço, utilizando materiais diversos. Já a planta baixa representa a forma plana destes espaços, porém sempre com a visão de cima. Para auxiliar o professor, sugere-se que pesquise em sites de buscas algumas imagens de maquetes e plantas baixas para mostrar e exemplificar aos alunos.
Propósito: A partir de uma conversa inicial, analisar os conhecimentos que a turma tem sobre maquete e planta baixa e contribuir com a aprendizagem, apresentando definições e exemplos.
Discuta com a turma:
- Qual a diferença entre maquete e planta baixa?
- Podemos fazer uma maquete da nossa sala de aula? E da escola? E o que mais?
- Se mostrar algumas plantas baixas, vocês sabem dizer de qual ambiente são?
- Como é possível identificar os desenhos representados?
Atividade principal (slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação: O professor providencia antecipadamente uma caixa grande (no tamanho de uma caixa de botas), plástico transparente, fita adesiva, tesoura e canetinha/marcador permanente. Também solicita aos alunos que tragam para a sala de aula alguns materiais recicláveis, como caixas de remédios e outras, com formas arredondadas (todos os materiais trazidos deverão ser guardados numa caixa que poderá ser utilizado em atividades complementares).
Considerando que a sala de aula é um ambiente familiar, que faz parte do cotidiano, o professor solicita que organizem as carteiras em forma de U, peguem a sua borracha em mãos e sentem em círculo. A caixa que o professor trouxe deverá ser colocada ao centro, sendo esta uma forma curiosa e atrativa às crianças para abordar o conteúdo a ser trabalhado.
Após algumas conversas e questionamentos sobre a atividade a ser feita, o professor explica que a caixa representa a sala de aula e cada um deverá colocar a borracha (que representa a sua carteira) na caixa de acordo com a posição que ocupa na sala. Porém, antes disso, pede que comparem a caixa com a sala e mostrem onde fica a porta, janelas e quadro para que o professor faça o desenho com canetinha e até recorte a porta. Depois que cada um representou o seu lugar, questiona sobre o que mais tem na sala que pode ser representado pelos materiais, solicitando que façam a representação de acordo com as respostas apresentadas. É claro, que de forma ordenada e organizada, pois não será necessário utilizar todos os materiais e nem todos os alunos poderão participar fazendo e construindo, mas observando e aprendendo. Ao final, o professor explica que fizeram uma maquete coletiva da sala de aula e que a atividade a seguir será uma planta baixa, para isso todos devem observar a representação com olhar de cima.
Propósito: Compreender a construção e representação de uma maquete.
Discuta com a turma:
- Por que será que esta caixa foi colocada ao centro? E por que cada um deve segurar uma borracha?
- As carteiras da nossa sala de aula estão sempre organizadas desta forma? Todos sabem indicar a cadeira que sentam?
- Será possível representar a nossa sala de aula nesta caixa?
- Conseguiu localizar o seu lugar na maquete?
- Todos os objetos da sala estão na maquete?
Atividade principal (slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação: Utilizando plástico transparente o professor prende em cima da caixa na maquete, como se fosse uma tampa e pede que observem novamente. Em seguida, utilizando marcador permanente ele vai desenhando o contorno de cada elemento da sala: carteiras, lixeira, armário, mesa do professor, entre outros. Por último, deixa o quadro, janelas e porta, por ser mais abstrata a visão de cima, mas destaca que estes também devem ser representados em forma de planta baixa. Feito isso, todos observam novamente a caixa, sempre com o olhar de cima para que comparem e compreendam a visão vertical.
Depois, solicita que retornem aos seus lugares, destaca o plástico e prende numa cartolina, entrega uma folha sulfite a cada um, pede que a dobrem ao meio (no formato paisagem) e do lado esquerdo copiem o desenho da planta baixa que foi produzida, marcando com X o lugar que senta. Neste momento, é imprescindível que o professor circule pela sala para observar se todos conseguem fazer a transposição para a folha que tem em mãos, sem trocar, por exemplo, a porta de lado ou outras dificuldades que podem aparecer.
Após, pede que reorganizem as carteiras, em forma de fileiras e no lado direito da folha deverão elaborar a planta baixa da sala, agora em formato diferente, como ela está organizada no momento, em fileiras. Para encerrar, deverão contornar e pintar na planta a carteira que ocupam. Podem trocar os desenhos entre os colegas para que comparem se todos os elementos foram contemplados e também para que o colega comprove, analisando a sala de aula se o lugar que senta é o mesmo que foi circulado na planta baixa.
Propósito: Partir do sólido para o plano, elaborando planta baixa da sala de aula com autonomia.
Discuta com a turma:
- Será que foram representados todos os elementos da sala?
- Localizou o lugar em que senta nas duas plantas baixas?
- Em relação às duas formas de organizar a sala, o que mudou?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Ao propor uma discussão sobre as respostas para a situação apresentada, é esperado que os alunos comparem a sua sala com a construção da maquete e planta baixa, analisando e percebendo que por ser uma representação de um espaço, que todos os elementos da sala, ou os principais precisam estar dispostos de forma correta. Ou seja, se a porta é do lado direito na sala e a sua carteira é próxima a ela, isso precisa estar representado na maquete da mesma forma que na realidade, assim como a representação das carteiras, mesas, armários, janelas, entre outros. E, que ao fazer a planta baixa com a sala organizada em fileiras, as janelas, porta, armários, lixeira não alteram de lugar. As respostas serão variadas apenas em relação à posição que ocupam na sala e não com a disposição e organização dos móveis e objeto.
Propósito: Oportunizar reflexões e análises sobre as possibilidades das respostas, considerando a comparação entre o espaço da sala de aula e as formas de reproduzi-la e representá-la matematicamente.
Discuta com a turma:
- Qual a diferença entre as duas plantas baixas?
- E qual a semelhança entre elas?
- As soluções podem ser diferentes?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Retomar os conceitos de maquete e planta baixa, esclarecendo as diferenças e destacando a visão vertical na elaboração de planta baixa.
Propósito: Diferenciar as formas de representação de um espaço, lendo, interpretando e compreendendo.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade fazendo-os entender que planta baixa é uma forma de representação de um espaço visto de cima.
Propósito: Conceituar as diferentes formas de representar a sala de aula, com ênfase na planta baixa.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente a situação e peça que os alunos pensem e analisem como podem seguir para resolvê-la. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Elaborar a planta baixa de uma sala de aula com base em uma organização diferente do convencional do dia a dia.
Discuta com a turma:
- Será possível organizar a sala de forma que todos os grupos tenham 4 alunos? Pense e responda.
- Você acha que a forma que você distribuiu e organizou a sala na sua planta baixa ficará igual ao dos colegas? Comente.