Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Relacionar equivalências através de um jogo.
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre as formas de medir o comprimento de algo. Anote na lousa ou em um cartaz.
Propósito: Refletir sobre as medidas usadas para nomear comprimentos.
Discuta com a turma:
- Como podemos medir o comprimento da carteira?
- Só existe uma forma de medir?
Atividade principal (slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientação: Peça para que a classe se divida em duplas. Os jogos devem ser entregues já prontos, ou enviados como tarefa no dia anterior, para recorte. Leia as regras do jogo e tire dúvidas sobre a maneira de jogar. Deixe que joguem por um tempo, ou até o final da partida. Depois faça a discussão do que acharam mais fácil ou difícil de acertar, e como faziam para pensar nas resoluções. Peça que registrem no caderno, com desenho.
Propósito: Identificar conhecimentos sobre medidas.
Discuta com a turma:
- O jogo foi difícil?
- Como faziam pra responder às perguntas?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Atividade principal (slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientação: Peça para que a classe se divida em duplas. Os jogos devem ser entregues já prontos, ou enviados como tarefa no dia anterior, para recorte. Leia as regras do jogo e tire dúvidas sobre a maneira de jogar. Deixe que joguem por um tempo, ou até o final da partida. Depois faça a discussão do que acharam mais fácil ou difícil de acertar, e como faziam para pensar nas resoluções. Peça que registrem no caderno, com desenho.
Propósito: Identificar conhecimentos sobre medidas.
Discuta com a turma:
- O jogo foi difícil?
- Como faziam pra responder às perguntas?
Discussão da solução (slides 6 a 8)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça para que os grupos expliquem o desenvolvimento do jogo. Como elaboraram os pensamentos para decicir se a carta era verdadeira ou falsa. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.
Discuta com a turma:
- Todas as afirmações das cartas eram verdadeiras?
- Todas foram acertadas por alguém da dupla?
Discussão da solução (slides 6 a 8)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça para que os grupos expliquem o desenvolvimento do jogo. Como elaboraram os pensamentos para decicir se a carta era verdadeira ou falsa. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.
Discuta com a turma:
- Todas as afirmações das cartas eram verdadeiras?
- Todas foram acertadas por alguém da dupla?
Discussão da solução (slides 6 a 8)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça para que os grupos expliquem o desenvolvimento do jogo. Como elaboraram os pensamentos para decicir se a carta era verdadeira ou falsa. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.
Discuta com a turma:
- Todas as afirmações das cartas eram verdadeiras?
- Todas foram acertadas por alguém da dupla?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula.
Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com essa afirmação? Justifique.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.
Discuta com a turma:
- Como podemos elaborar uma nova afirmação?
Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução atividade raio x
Resolução atividade complementar