Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Jogo dos fatos básicos da adição e subtração
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Construção dos fatos básicos da adição e subtração
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo
Mentor: Carina do Espírito Santo.
Especialista de área: Luciana Tenuta.
Habilidade da BNCC
(EF02MA05)Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.
Objetivos específicos:
Realizar cálculos mentais de adição e subtração em situação lúdica.
Conceito-chave:
Fatos fundamentais da adição e da subtração - cálculo mental - ludicidade.
Recursos necessários:
- 1 jogo de 40 cartas numeradas de 1 até 10 (4 cartas de cada valor), para cada grupo de 3 crianças;
- Atividades impressas;
- Datashow (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia ou projete o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Retome com seus alunos algumas adições e subtrações com valores de 1 até 10. Diga-lhes que a agilidade na realização desses cálculos os ajudará no jogo que terão a seguir.
Propósito: Relembrar as operações de adição e subtração para que os alunos possam calculá-las, rapidamente, em situação de jogo.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 a 6)
Orientação:
- Organize a sala em grupos de três alunos, sendo dois jogadores e um juiz.
- Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
- Imprima as cartas ques estão na atividade principal.
- Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: Quantos montes de cartas serão formados? Qual é a função do juiz? Quem será o vencedor de cada jogada? O que é preciso fazer para ganhar a jogada?
- Combine um número determinado de jogadas para que o juiz seja trocado. Todas as crianças devem jogar como participante e como juiz.
- Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem ganhou essa rodada? Por que? Como você fez para descobrir o valor da sua carta?
Propósito: Exercitar cálculos de adições e subtrações, utilizando o cálculo mental.
Você encontra outros exemplos de jogos para trabalhar os fatos básicos aqui.
Você encontra outras sugestões para abordar os fatos básicos aqui.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6)
Orientação:
- Organize a sala em grupos de três alunos, sendo dois jogadores e um juiz.
- Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
- Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: quantos montes de cartas serão formados? Qual é a função do juiz? Quem será o vencedor de cada jogada? O que é preciso fazer para ganhar a jogada?
- Combine um número determinado de jogadas para que o juiz seja trocado. Todas as crianças devem jogar como participante e como juiz.
- Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem ganhou essa rodada? Por que? Como você fez para descobrir o valor da sua carta?
Propósito: Exercitar cálculos de adições e subtrações, utilizando o cálculo mental.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6)
Orientação:
- Organize a sala em grupos de três alunos, sendo dois jogadores e um juiz.
- Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
- Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: quantos montes de cartas serão formados? Qual é a função do juiz? Quem será o vencedor de cada jogada? O que é preciso fazer para ganhar a jogada?
- Combine um número determinado de jogadas para que o juiz seja trocado. Todas as crianças devem jogar como participante e como juiz.
- Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem ganhou essa rodada? Por que? Como você fez para descobrir o valor da sua carta?
Propósito: Exercitar cálculos de adições e subtrações, utilizando o cálculo mental.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7 e 8)
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das adições.
Orientação:
- Peça que, ao final de cada rodada, o juiz relate que estratégias utilizou para realizar os cálculos de adição e subtração necessários ao jogo.
- Peça que contem como pensaram os cálculos.
- Lance o desafio de descobrirem quem fez mais pontos. As crianças já decidiram qual foi a dupla vencedora com base no número de cartas. Algumas vezes, quem tem mais cartas, não é quem tem mais pontos. Nesse caso, peça para as crianças tentarem calcular o número de pontos. Para isso, podem utilizar materiais concretos, registros pessoais ou cálculo mental. Se houver tempo, é interessante socializar as estratégias e soluções encontradas.
- Se houver tempo, um outro desafio pode ser feito, tendo em vista o cálculo de subtrações, Pergunte para as crianças: quantos pontos “M” fez a mais do que “P”? De todos os jogadores, quem fez mais pontos? Quantos a mais do que o segundo colocado?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7 e 8)
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução das adições.
Orientação:
- Peça que, ao final de cada rodada, o juiz relate que estratégias utilizou para realizar os cálculos de adição e subtração necessários ao jogo.
- Peça que contem como pensaram os cálculos.
- Lance o desafio de descobrirem quem fez mais pontos. As crianças já decidiram qual foi a dupla vencedora com base no número de cartas. Algumas vezes, quem tem mais cartas, não é quem tem mais pontos. Nesse caso, peça para as crianças tentarem calcular o número de pontos. Para isso, podem utilizar materiais concretos, registros pessoais ou cálculo mental. Se houver tempo, é interessante socializar as estratégias e soluções encontradas.
- Se houver tempo, um outro desafio pode ser feito, tendo em vista o cálculo de subtrações, Pergunte para as crianças: quantos pontos “M” fez a mais do que “P”? De todos os jogadores, quem fez mais pontos? Quantos a mais do que o segundo colocado?
Encerramento
Tempo sugerido: 05 minutos.
Orientação: Leia o slide para as crianças. Peça que manifestem suas impressões sobre o jogo e a aula de hoje.
Propósito: Retomar o que foi feito na atividade.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para garantir que eles façam mentalmente os cálculos.
Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.
Materiais complementares para impressão:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_04NUM03
Recursos:
Necessários: Algum meio de comunicação com os alunos que pode ser por meio de seus responsáveis (atividades impressas) ou pela internet (Google Classroom; WhatsApp; Meet; Zoom …); Material do aluno.
Opcionais: Cartas confeccionadas pelos alunos.
Para este plano, foque na etapa da Atividade Principal. As atividades complementares simulam jogadas similares às propostas nesse plano, assim podem ser aproveitadas para que os alunos façam reflexões após jogo.
Atividade principal
A atividade principal consiste em um jogo de cartas com três jogadores. Porém, para ser jogado em casa, você pode formar duplas e propor aos alunos que joguem sozinhos. As duplas servirão para você comparar a pontuação e estabelecer um vencedor. Explique que eles saberão os vencedores, depois que todos tiverem enviados seus quadros com os registros das jogadas. As regras do jogo foram adaptadas, assim como o quadro de registro. O quadro com as jogadas deve ser repetido duas vezes para que os resultados da adição e subtração sejam registrados. Explique que devem fazer duas vezes o jogo, e no caso da subtração devem atentar-se para registrar a sentença matemática subtraindo o menor valor do maior valor. Encaminhe essa adaptação junto com as cartas. Envie aos alunos ou poste na página do Google Classroom as cartas do jogo e as regras. As cartas são simples e podem ser confeccionadas pelos próprios alunos, se você preferir. Neste caso tire um print do documento com um exemplo de carta e envie no WhatsApp, e peça que os alunos desenhem as cartas em um papel e depois recortem antes do jogo. Você pode enviar um áudio dando orientações e fazendo questionamentos que permitem uma reflexão sobre as jogadas. Peça que depois do jogo enviem as respostas para que você possa conferir as pontuações comparando-as entre as duplas e verificar os ganhadores.
- Como você fez para descobrir o resultado da adição dos valores das duas cartas?
- E da subtração?
- Como você fez para descobrir se ganharia pontos em cada jogada?
- O que é preciso fazer para ganhar a jogada?
JOGO DOS FATOS BÁSICOS DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO.
REGRAS:
- EMBARALHE AS CARTAS, E DIVIDA IGUALMENTE EM DUAS PILHAS VIRADAS PARA BAIXO.
- RETIRE UMA CARTA DE CADA PILHA.
- REGISTRE O VALOR DAS CARTAS TIRADAS E A SENTENÇA MATEMÁTICA COM A ADIÇÃO/SUBTRAÇÃO DE SEUS VALORES.
- CALCULE MENTALMENTE ADICIONANDO OU SUBTRAINDO OS NÚMEROS DAS CARTAS VIRADAS E REGISTRE NO QUADRO.
- CONFIRA O CÁLCULO USANDO UMA CALCULADORA OU UMA ESTRATÉGIA PESSOAL DE CÁLCULO.
- SE O RESULTADO EXATO DA OPERAÇÃO FOR O MESMO DO CÁLCULO MENTAL, VOCÊ GANHA DOIS PONTOS.
- NO FINAL DO JOGO, VENCERÁ O JOGADOR QUE TIVER O MAIOR NÚMERO DE PONTOS.
Se considerar mais interessante o jogo como ele foi proposto, aplique as atividades complementares, que consistem em uma simulação do jogo, possibilitando que os alunos façam reflexões a partir de jogadas já realizadas. Neste caso, será necessário explicar as regras do jogo, que estão no slide 3, antes deles resolverem as atividades.
Discussão das soluções
Se você tiver como promover essa discussão, peça que os alunos apresentem seus quadros com os registros para que possam comparar com os resultados de seus adversários, estabelecidos por você previamente, e promova questionamentos para que possam identificar os vencedores.
- Quantos pontos você fez? E seu adversário?
- Neste caso, quem é o vencedor?
Peça que, cada dupla, relate no grupo ou envie para você, as estratégias utilizadas para realizar os cálculos de maneira rápida e correta. Peça que contem como pensaram para fazer os cálculos mentalmente. Use as perguntas e faça comparações:
- Como fizeram para encontrar, rapidamente, o resultado das adições?
- E as subtrações?
- O que foi preciso fazer no registro das sentenças matemáticas de subtração?
- Que estratégias foram utilizadas no jogo? Quais delas são mais eficazes?
Se não for possível essa discussão, procure identificar as maneiras diferentes apresentadas por eles e encaminhe junto com a devolutiva da tarefa para que todos tenham oportunidade de ampliar as estratégias de cálculo. Envie também os resultados do adversário de cada um, para que eles mesmos possam identificar o vencedor.
Pode ser que haja muitos resultados iguais, neste caso considere como empate. O objetivo do jogo é que os alunos mobilizem suas estratégias de cálculo mental para fazer adições e subtrações. Nesse sentido, valorize as ações realizadas, dizendo aos alunos que todos ganharam aprendizado com esse jogo.
Encerramento
Apresente para os alunos o slide 8. Pergunte qual conhecimento matemático eles utilizaram enquanto estavam jogando, que raciocínio ajudou quem venceu, que estratégias matemáticas foram utilizadas. Estas perguntas permitem que o aluno identifique que houve um aprendizado matemático por trás do jogo. Você pode compartilhar a imagem do slide no grupo de WhatsApp, encaminhar impresso junto com a devolutiva da tarefa de cada um ou ainda inserir comentários na página do Google Classroom.
Raio X
O Raio X é um momento para você verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar a aprendizagem da aula. Você pode enviar a imagem do slide 9 e pedir que realizem em seus cadernos e depois encaminhem o quadro com as respostas para você. Pode postar na sua página no Google Classroom, ou ainda pode entregar a atividade impressa.
Convite às famílias
Envie um pequeno texto aos responsáveis dos alunos, explicando o objetivo de aprendizagem esperado com a realização das atividades. Você pode também gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp, se esse for seu caso de comunicação com os familiares. Aproveite e dê sugestões de envolvimento dos familiares na realização das atividades e peça apoio quanto a preparação do material que será utilizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo
Mentor: Carina do Espírito Santo.
Especialista de área: Luciana Tenuta.
Habilidade da BNCC
(EF02MA05)Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.
Objetivos específicos:
Realizar cálculos mentais de adição e subtração em situação lúdica.
Conceito-chave:
Fatos fundamentais da adição e da subtração - cálculo mental - ludicidade.
Recursos necessários:
- 1 jogo de 40 cartas numeradas de 1 até 10 (4 cartas de cada valor), para cada grupo de 3 crianças;
- Atividades impressas;
- Datashow (opcional).
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