Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Jogo das 10 cartas
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Álgebra em Movimento
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gerviz Fernandes de Lima
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
Objetivos específicos
Construir sequências utilizando a ordem numérica crescente e decrescente, valendo-se de regularidade.
Conceito-chave
Sequência numérica crescente e decrescente.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Cartas com os números de 1 à 50 em papel sulfite ou cartolina.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Construir sequências utilizando a ordem numérica crescente e decrescente, valendo-se de regularidade.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Inicie a aula retomando a ideia de ordem decrescente e crescente e a forma como se organizam, algumas vezes do maior para o menor, outras do menor para o maior. Perceba durante a explicação se os alunos conhecem a sequência numérica. Utilize, se possível, um quadro numérico na sala, sempre exposto e à vista dos alunos. Assim, facilitará a habituação com essa lógica de organização dos números.
Propósito: Verificar se os alunos que já compreendem a ideia de maior e menor, e conhecem a sequência numérica dos números naturais para que possam identificar regularidades em uma sequência numérica distinta.
Discuta com a turma: Pergunte aos alunos quais são os outros lugares ou atividades que eles fazem e que precisa utilizar os números.
- Onde podemos encontrar os números?
- O que é antecessor e sucessor?
- Como definimos maior e menor?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Inicie a aula retomando a ideia de ordem decrescente e crescente e a forma como se organizam, algumas vezes do maior para o menor, outras do menor para o maior. Perceba durante a explicação se os alunos conhecem a sequência numérica. Utilize, se possível, um quadro numérico na sala, sempre exposto e à vista dos alunos. Assim, facilitará a habituação com essa lógica de organização dos números.
Propósito: Verificar se os alunos que já compreendem a ideia de maior e menor, e conhecem a sequência numérica dos números naturais para que possam identificar regularidades em uma sequência numérica distinta.
Discuta com a turma: Pergunte aos alunos quais são os outros lugares ou atividades que eles fazem e que precisa utilizar os números.
- Onde podemos encontrar os números?
- O que é antecessor e sucessor?
- Como definimos maior e menor?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10).
Orientações: Apresente aos alunos o jogo como uma atividade motivadora, no qual poderão conversar com o colega sobre as possibilidades demonstradas a cada jogada da dupla. Divida a sala em duplas para que os alunos possam conversar e interagir durante a execução da atividade. Permita que as duplas discutam entre si quais as possibilidades de sequências numéricas que os meninos podem encontrar.
Propósito: Lerem, discutirem e compreenderem as regras de um jogo, organizando-se para realizá-lo.
Discuta com a turma:
- Qual regularidade está presente em sua sequência?
- Há apenas um jeito de explicar essa regularidade?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10).
Orientações: Apresente aos alunos o jogo como uma atividade motivadora, no qual poderão conversar com o colega sobre as possibilidades demonstradas a cada jogada da dupla. Divida a sala em duplas para que os alunos possam conversar e interagir durante a execução da atividade. Permita que as duplas discutam entre si quais as possibilidades de sequências numéricas que os meninos podem encontrar. Imprima os cartões do jogo no arquivo da atividade que está no link do item materiais complementares e apresente as cartas para os alunos.
Propósito: Lerem, discutirem e compreenderem as regras de um jogo, organizando-se para realizá-lo.
Discuta com a turma:
- Qual regularidade está presente em sua sequência?
- Há apenas um jeito de explicar essa regularidade?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10).
Orientações: Apresente aos alunos as cartas que foram retiradas aleatoriamente pelas duplas, permitindo que eles discutam sobre as possibilidades de sequências que Bruno, Cauê, Roberta e Ana podem ter construído, utilizando uma regularidade.
Propósito: Lerem, discutirem e compreenderem as regras de um jogo, organizando-se para realizá-lo.
Discuta com a turma:
- Qual regularidade está presente em sua sequência?
- Há apenas um jeito de explicar essa regularidade?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10).
Orientações: Permita que as duplas discutam entre si quais as possibilidades de sequências numéricas que podem ser construídas por Bruno e Cauê, utilizando regularidades diferentes de acordo com as cartas retiradas aleatoriamente.
Propósito: Lerem, discutirem e compreenderem as regras de um jogo, organizando-se para realizá-lo.
Discuta com a turma:
- Qual regularidade está presente em sua sequência?
- Há apenas um jeito de explicar essa regularidade?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10).
Orientações: Permita que as duplas discutam entre si quais as possibilidades de sequências numéricas que podem ser construídas por Roberta e Ana, utilizando regularidades diferentes de acordo com as cartas retiradas aleatoriamente.
Propósito: Lerem, discutirem e compreenderem as regras de um jogo, organizando-se para realizá-lo.
Discuta com a turma:
- Qual regularidade está presente em sua sequência?
- Há apenas um jeito de explicar essa regularidade?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10).
Orientações: Estimule os alunos a desenvolver o jogo como uma atividade motivadora, na qual poderão discutir entre si sobre as possibilidades de sequências numéricas que poderão formar e quais regularidades poderão utilizar. Imprima os cartões do jogo no arquivo da atividade que está no link do item materiais complementares e distribua entre as duplas.
Propósito: Lerem, discutirem e compreenderem as regras de um jogo, organizando-se para realizá-lo.
Discuta com a turma:
- Qual regularidade está presente em sua sequência?
- Há apenas um jeito de explicar essa regularidade?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11, 12 e 13).
Orientações: Convide algumas duplas para explicarem as sequências construídas e a regularidade utilizada. Incentive a discussão entre os alunos e propicie um clima de descobertas. Projete ou reproduza no quadro e estimule os alunos a observarem a sequência de Bruno e Cauê, como também a de Roberta e Ana e deixe claro que esta é apenas uma possibilidade.
Propósito: Oportunizar que os alunos percebam que é possível construir uma sequência a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
Discuta com a turma:
- O que muda da regra crescente para a decrescente?
- Há um padrão a ser seguido nas regularidades?
- Você acha mais fácil encontrar uma regularidade em uma ordem crescente ou descrente? Por quê?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11, 12 e 13).
Orientações: Convide algumas duplas para explicarem as sequências construídas e a regularidade utilizada. Incentive a discussão entre os alunos e propicie um clima de descobertas. Projete ou reproduza no quadro e estimule os alunos a observarem a sequência de Bruno e Cauê, como também a de Roberta e Ana e deixe claro que esta é apenas uma possibilidade.
Propósito: Oportunizar que os alunos percebam que é possível construir uma sequência a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
Discuta com a turma:
- O que muda da regra crescente para a decrescente?
- Há um padrão a ser seguido nas regularidades?
- Você acha mais fácil encontrar uma regularidade em uma ordem crescente ou descrente? Por quê?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11, 12 e 13).
Orientações: Convide algumas duplas para explicarem as sequências construídas e a regularidade utilizada. Incentive a discussão entre os alunos e propicie um clima de descobertas. Projete ou reproduza no quadro e estimule os alunos a observarem a sequência de Bruno e Cauê, como também a de Roberta e Ana e deixe claro que esta é apenas uma possibilidade.
Propósito: Oportunizar que os alunos percebam que é possível construir uma sequência a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
Discuta com a turma:
- O que muda da regra crescente para a decrescente?
- Há um padrão a ser seguido nas regularidades?
- Você acha mais fácil encontrar uma regularidade em uma ordem crescente ou descrente? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Feche a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula e a importância de verificarem mais de uma possibilidade para uma regularidade.
Propósito: Sistematizar e construir sequências numéricas com regularidades.
Raio-X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Para finalizar a aula, apresente um exercício para os alunos sobre regularidade em uma sequência de números até 12. Peça aos alunos que leiam e resolvam.
Propósito: Avaliar o conhecimento dos alunos acerca das possibilidades de regularidades a partir de um número natural.
Materiais complementares:
Sugestão de adaptaçãopara ensino remoto
Recursos
- Necessários: atividade e fichas impressas ou disponibilizadas para reprodução, e-mail ou Whatsapp.
- Opcionais: gravação de áudio, Zoom, Google Meets.
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal e na Discussão das soluções. As atividades adaptadas podem ser usadas em duas aulas.
Atividade principal
Para a primeira aula, os alunos devem ter acesso à atividade principal e às fichas do material complementar. Se você tiver como compartilhar a tela do computador, encaminhe aos alunos somente as fichas em um momento síncrono. Compartilhe a tela com os slides explicativos da situação-problema e das regras do jogo (4 e 5). Garanta que todos tenham entendido.
Para a aula ficar mais atrativa, enquanto você apresenta os slides (6, 7 e 8) com as atividades, os alunos podem simular as jogadas e manipular as fichas para descobrir as regularidades das cartas tiradas pelos personagens do jogo. Caso não tenha possibilidade de momento síncrono, pode enviar uma foto pelo Whatsapp das regras dos jogos e das cartas tiradas pelos personagens.
Grave um áudio com a situação-problema e as questões envolvidas. Os alunos também podem reproduzir as cartas no caderno ou em um outro papel e depois recortá-las. Este material também pode ser enviado como documento por e-mail. Se nenhuma destas opções for acessível, o material necessário pode ser impresso e entregue às famílias. Neste caso, combine com eles para que resolvam as questões e devolvam respondidas.
Para uma segunda aula, você pode propor sequências de 10 cartas, crescente ou decrescente, obedecendo padrões de regularidades. Para isto, os alunos devem usar as cartas que já possuem da aula anterior. Se estiver com todos os estudantes ao mesmo tempo, pode lançar o desafio e esperar um tempo, para que depois eles compartilhem as sequências criadas e as explicações das regularidades envolvidas.
Se não tiver possibilidade de realizar este momento síncrono, peça para enviarem fotos por Whatsapp da sequência de cartas criada e a explicação da regularidade, ou reproduzirem as respostas no caderno e enviarem para você. Outros desafios podem ser propostos, como, por exemplo, aumentar o número de cartas na sequência.
Discussão das soluções
Promova a discussão das questões com os alunos. Faça isto depois de cada uma das aulas. Combine a forma que farão esta discussão: pode ser pelo bate-papo ou pelo envio de fotos das cartas organizadas pela regularidade através do Whatsapp, junto com a explicação das regras.
Incentive-os a contarem aos colegas como foi que chegaram à conclusão das regularidades. Estimule e valorize a participação de todos. Pergunte, por exemplo:
- Que regularidade está presente em sua sequência?
- O que te fez pensar assim?
- Há apenas um jeito de explicar essa regularidade?
- Há um padrão a ser seguido nas regularidades?
- Qual você acha mais fácil de encontrar: uma regularidade em uma ordem crescente ou descrente? Por quê?
- O que muda da regra crescente para a decrescente?
Se os alunos forem devolver a atividade impressa com as respostas, inclua estes questionamentos nela. Antes de devolver a tarefa pronta, peça para conversarem sobre as descobertas em casa com um adulto ou com algum colega via Whatsapp. Peça para escreverem sobre uma sequência que descobriram e que é diferente da pensada por eles.
Sistematização
Valide todas as respostas. Valorize as regularidades descobertas e apresentadas por todos. Caso não possa apresentar ao mesmo tempo para todos, reúna todas as respostase e encaminhe por foto, áudio ou dando devolutivas escritas individuais. Finalize a aula sistematizando a aprendizagem das diferentes regularidades possíveis nas sequências numéricas.
Convite às famílias
Explique aos pais sua intenção pedagógica com as cartas. Para uma maior participação na aprendizagem dos alunos, é importante que os familiares valorizem a atividade, assim também incentivarão e darão apoio necessário para a realização das tarefas. Eles podem ajudar com a leitura das comandas da atividade e na reprodução das cartas, se for o caso. Envie um áudio ou um pequeno texto com estas explicações, se possível. Você também pode fazer sugestões aos aluno. Peça para convidarem as pessoas que estão ao redor na criação de sequências numéricas com diferentes padrões de regularidades. Esse momento pode ser rico para trocas e aprendizagens.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gerviz Fernandes de Lima
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
Objetivos específicos
Construir sequências utilizando a ordem numérica crescente e decrescente, valendo-se de regularidade.
Conceito-chave
Sequência numérica crescente e decrescente.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Cartas com os números de 1 à 50 em papel sulfite ou cartolina.
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