Plano de Aula

Plano de aula: Fichas sobrepostas

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Princípios do sistema de numeração decimal

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eliane Barreto Maia Santos

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC:

EF02MA04:Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objetivos específicos

Compreensão de números de até três algarismos (relação entre unidade, dezena e centena; composição e decomposição de números até 1000).



Conceito-chave

Sistema de numeração decimal, fichas sobrepostas.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno;
  • Fichas sobrepostas impressas.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Compreensão de números de até três algarismos (relação entre unidade, dezena e centena; composição e decomposição de números até 1000).



Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo estimado: 2 minutos

Orientações para o professor:

  • Leia com a turma o objetivo da aula e reflita sobre o significado, perguntando “Quem entendeu o que o objetivo quer dizer?”
  • Pergunte: “O que significa decompor um número? E Compor?
  • Ouça as respostas dos alunos e faça perguntas como: “É correto dizer que ao juntar 200 com 100 terei a composição de 300? Por quê?”, “E se eu decompuser 500 assim 250 +250, está correto? Explique, por favor!”, “Quem sabe um exemplo de decomposição de um valor?” “E um exemplo de composição?”
  • As perguntas têm o objetivo de levá-los a concluir que decompor um valor pode ser conforme as ordens dos algarismos (234 = 200 + 30 + 4) ou da forma que preferir (230 + 4, 100+100+15+15+4, 150 + 50 + 20 + 14…).
  • Assim, já é possível coletar os conhecimentos prévios acerca do tema.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA