Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Verifique se há esse material na sua escola. Se houver, separe uma caixa para cada dupla. Se não houver, prepare um envelope para cada dupla de alunos contendo um conjunto de barras da Escala de Cuisinaire. Para isso você irá precisar de:
68 peças, sendo 15 cubos 1 x 1 x 1 (natural); 13 peças 1 x 1 x 2 (vermelho); 7 peças 1 x 1 x 3 (verde claro); 6 peças 1 x 1 x 4 (lilás); 5 peças 1 x 1 x 5 (amarelo); 4 peças 1 x 1 x 6 (verde escuro); 5 peças 1 x 1 x 7 (preto); 5 peças 1 x 1 x 8 (marrom); 4 peças 1 x 1 x 9 (azul); 4 peças 1 x 1 x 10 (laranja). Você pode preparar previamente esse material com as crianças, fornecendo-lhes papel quadriculado 1x1 e combinando as cores com as quais devem pintar as barrinhas de diferentes tamanhos.
- Apresente o material para as crianças, convidando-as a observar a relação entre as cores e as quantidades de quadradinhos representadas.
- Deixe-os manipularem à vontade.
- Incentive-os a buscarem equivalências entre as barrinhas com perguntas do tipo: De quantas barrinhas brancas eu preciso para formar uma barrinha vermelha? De quantas barrinhas vermelhas eu preciso para formar uma barrinha azul?
Propósito: Explorar a Escala de Cuisenaire.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a Escala de Cuisenaire. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Peça que registrem, na folha quadriculada uma maneira diferente adotada pelo colega e que escrevam o nome do colega. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Durante a realização da atividade, circule pela sala fazendo intervenções que possibilitem avanços no processo de construção de conhecimentos pelos alunos. Para isso, faça perguntas do tipo:
- Como você escolheu a primeira barrinha para representar o número?
- Como você analisou as outras opções para completar o número?
- Por que fez essas e não outras escolhas?
Propósito: Oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.
Para saber mais sobre as barrinhas de Cuisenaire clique aqui
Materiais complementares para impressão:
Guia de Intervenção
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projete esse e os próximos slides (5-9), somente após ter ouvido as crianças falarem sobre as soluções que eles encontraram. Mostre uma a uma as possibilidades de solução e sempre que possível estabeleça uma relação com a criança que encontrou essa mesma solução (“Aqui temos a barrinha de um e a barrinha de nove. Foi desse jeito que a “fulana” fez.) Observe se todas as possibilidades foram contempladas. Se houver alguma que não foi, ressalte-a.
Propósito: Oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projete esse e os próximos slides (5-9), somente após ter ouvido as crianças falarem sobre as soluções que eles encontraram. Mostre uma a uma as possibilidades de solução e sempre que possível estabeleça uma relação com a criança que encontrou essa mesma solução (“Aqui temos a barrinha de um e a barrinha de nove. Foi desse jeito que a “fulana” fez.) Observe se todas as possibilidades foram contempladas. Se houver alguma que não foi, ressalte-a.
Propósito: Oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projete esse e os próximos slides (5-9), somente após ter ouvido as crianças falarem sobre as soluções que eles encontraram. Mostre uma a uma as possibilidades de solução e sempre que possível estabeleça uma relação com a criança que encontrou essa mesma solução (“Aqui temos a barrinha de um e a barrinha de nove. Foi desse jeito que a “fulana” fez.) Observe se todas as possibilidades foram contempladas. Se houver alguma que não foi, ressalte-a.
Propósito: Oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos .
Orientação: Projete esse e os próximos slides (5-9), somente após ter ouvido as crianças falarem sobre as soluções que eles encontraram. Mostre uma a uma as possibilidades de solução e sempre que possível estabeleça uma relação com a criança que encontrou essa mesma solução (“Aqui temos a barrinha de um e a barrinha de nove. Foi desse jeito que a “fulana” fez.) Observe se todas as possibilidades foram contempladas. Se houver alguma que não foi, ressalte-a.
Propósito: Oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projete esse e os próximos slides (5-9), somente após ter ouvido as crianças falarem sobre as soluções que eles encontraram. Mostre uma a uma as possibilidades de solução e sempre que possível estabeleça uma relação com a criança que encontrou essa mesma solução (“Aqui temos a barrinha de um e a barrinha de nove. Foi desse jeito que a “fulana” fez.) Observe se todas as possibilidades foram contempladas. Se houver alguma que não foi, ressalte-a.
Propósito: Oportunizar, mediante a utilização de material concreto, a exploração das diferentes possibilidades de composição do número 10.
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 05 minutos (slides 10_12).
Orientação: Faça a pergunta para as crianças e escute as respostas atentamente. Peça para que alguns alunos representem, no quadro, como fariam a representação em linguagem matemática.
Propósito: Introduzir a linguagem matemática como forma de representação das diferentes composições do número 10.
Discuta com a turma:
- Para que servem os símbolos matemáticos?
- Será que esses símbolos são utilizados em outros lugares do mundo ou só no Brasil?
- É importante que tenhamos uma linguagem matemática que seja compartilhada por todas as pessoas?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 05 minutos (slides10-12).
Orientação: Apresente, para as crianças, as representações utilizando os símbolos matemáticos de “=” e “+”.I
Propósito: Introduzir a linguagem matemática como forma de representação das diferentes composições do número 10.
Discuta com a turma:
- Qual é, na opinião de vocês, a representação mais fácil? Por que?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 05 minutos (slides 10- 12).
Orientação: Apresente, para as crianças, as representações utilizando os símbolos matemáticos de “=” e “+”.I
Propósito: Introduzir a linguagem matemática como forma de representação das diferentes composições do número 10.
Discuta com a turma:
- Qual é, na opinião de vocês, a representação mais fácil? Por que?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia para as crianças o slide. Pergunte se todas compreenderam ou se ainda tem alguma dúvida.
Propósito: Encerrar a aula, retomando as aprendizagens realizadas.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as barrinhas da Escala de Cuisenaire. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da composição de um número pela adição de diferentes parcelas.
Materiais complementares para impressão:
Atividade de Raio X
Resolução do Raio X
Atividade Complementar
Resolução da Atividade Complementar