Plano de Aula

Plano de aula: Explorando figuras planas com Tangram

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras planas e não planas-suas características e eixo de simetria

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cibele Cristina Escudero

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Identificar e comparar figuras planas  percebendo suas semelhanças e diferenças, por meio de composição e decomposição utilizando as peças do tangram.

Conceito-chave

Identificar as figuras planas nas peças do Tangram, por meio da composição e decomposição.

Conhecimentos prévios

É importante que eles saibam reconhecer  as figuras planas como: retângulo, quadrado e triângulo.

Recursos necessários.

  • Folha de papel A4 branca;
  • Lápis e borracha;
  • Atividades impressas em folhas ( atividade principal, atividade complementar, e raio x).
  • Tesoura.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Identificar e comparar figuras planas  percebendo suas semelhanças e diferenças, por meio de composição e decomposição utilizando as peças do tangram.