Plano de Aula

Plano de aula: Explorando figuras planas com Tangram

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras planas e não planas-suas características e eixo de simetria

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cibele Cristina Escudero

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Identificar e comparar figuras planas  percebendo suas semelhanças e diferenças, por meio de composição e decomposição utilizando as peças do tangram.

Conceito-chave

Identificar as figuras planas nas peças do Tangram, por meio da composição e decomposição.

Conhecimentos prévios

É importante que eles saibam reconhecer  as figuras planas como: retângulo, quadrado e triângulo.

Recursos necessários.

  • Folha de papel A4 branca;
  • Lápis e borracha;
  • Atividades impressas em folhas ( atividade principal, atividade complementar, e raio x).
  • Tesoura.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Identificar e comparar figuras planas  percebendo suas semelhanças e diferenças, por meio de composição e decomposição utilizando as peças do tangram.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientação: Leia o plano inteiro, preste atenção nas orientações dos encaminhamentos que você precisa garantir a fim de que a aula seja produtiva. Busque antecipar algumas questões que poderão surgir durante a aula. Verifique se há necessidade de adequação para o nível de sua turma.

Contextualize com a turma qual o objetivo dessa aula antes de desenvolvê-la.

Para realização desta proposta, no primeiro ano, os alunos já exploraram as figuras planas de não planas, então é importante que eles saibam reconhecer as figuras planas como: retângulo, quadrado e triângulo.

Se você quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides. Você também pode imprimi-lo.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com os alunos:

  • O que vocês acham que vamos aprender hoje?

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA