Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Estimando quantos alunos há
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Leitura, escrita e ordenação (numeros de 3 ordens)
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriane Regina Bravo Mendes
Mentor: Carina Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA02) Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).
Objetivos específicos
Utilizar estratégias de estimativa para chegar a um determinado valor
Conceito chave
Estimar é apresentar um valor aproximado ao valor real.
Recursos necessários
- Atividades impressas;
- Papel sulfite;
- Lápis;
- Dados estatísticos da sua escola.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Utilizar estratégias de estimativa para chegar a um determinado valor
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Identificar números de três algarismos.
Orientação: Crie um momento bem dinâmico com os alunos num jogo rápido de perguntas e respostas. Realize esta atividade de forma oral e coletiva. Escreva dois números no quadro, por exemplo : 258 e 397 e pergunte : qual número está mais próximo de 300?
Discuta com a turma:
- Qual a melhor estratégia para descobrir o número mais próximo?
Material Complementar:
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Identificar números de três algarismos.
Orientação: Crie um momento bem dinâmico com os alunos num jogo rápido de perguntas e respostas. Realize esta atividade de forma oral e coletiva. Escreva dois números no quadro, por exemplo : 258 e 397 e pergunte : Qual número está mais próximo de 300?
Discuta com a turma:
- Qual a melhor estratégia para descobrir o número mais próximo?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.( slides 5 a 7)
Propósito: Utilizar estratégias de estimativa para chegar a um determinado valor.
Orientação: Peça aos alunos que formem grupos de 4. Entregue para cada grupo a atividade impressa, com as comandas, uma folha para registro e um lápis. Leia a proposta de estimar a quantidade de alunos que há na escola no período da manhã ( aqui há a necessidade de uma adaptação para a turma que realizar esse plano, pois o número precisa ficar na 3ª ordem. Então, decida pela melhor estratégia de acordo com a sua realidade: alunos do período da manhã, alunos do período da tarde, alunos do Ciclo Inicial, alunos do 2º ano). Explique que estimar é calcular mentalmente um valor que mais se aproxime do real. Quando o grupo decidir esta quantidade, deverá registrar o valor em sua folha.Circule pelos grupos, faça perguntas que leve os alunos a avançarem nas suas hipóteses e verifique como estão pensando. Leia o guia de intervenções para saber como ajudá-los. Quando todos terminarem suas estimativas, diga que irão apresentar suas hipóteses à turma para verificarem quem mais se aproximou mais do valor real.
Discuta com a turma:
- O que vocês já sabem que poderá ajudá-los a estimar uma quantidade?
- Saber o número de turmas do período pode ajudar? Por quê?
- Você consegue me dizer qual foi o número que você registrou?
- Por que você acredita que esse número seja a estimativa mais próxima do número real?
- Você pensou mais no número de turmas do período ou no número de alunos por classe?
Materiais Complementares:
Resolução da atividade principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos ( slides 5 a 7).
Propósito: Utilizar estratégias de estimativa para chegar a um determinado valor.
Orientação: Peça aos alunos que formem grupos de 4. Entregue para cada grupo a atividade impressa, com as comandas, uma folha para registro e um lápis. Leia a proposta de estimar a quantidade de alunos que há na escola no período da manhã ( aqui há a necessidade de uma adaptação para a turma que realizar esse plano, pois o número precisa ficar na 3ª ordem.). Então, decida pela melhor estratégia de acordo com a sua realidade: alunos do período da manhã, alunos do período da tarde, alunos do Ciclo Inicial, alunos do 2º ano. Explique que estimar é calcular mentalmente um valor que mais se aproxime do real. Quando o grupo decidir esta quantidade, deverá registrar o valor em sua folha.Circule pelos grupos, faça perguntas que leve os alunos a avançarem nas suas hipóteses e verifique como estão pensando. Leia o guia de intervenções para saber como ajudá-los. Quando todos terminarem suas estimativas, diga que irão apresentar suas hipóteses à turma para verificarem quem mais se aproximou mais do valor real.
Discuta com a turma:
- O que vocês já sabem que poderá ajudá-los a estimar uma quantidade?
- Saber o número de turmas do período pode ajudar? Por quê?
- Você consegue me dizer qual foi o número que você registrou?
- Por que você acredita que esse número seja a estimativa mais próxima do número real?
- Você pensou mais no número de turmas do período ou no número de alunos por classe?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos ( slides 5 a 7).
Propósito: Utilizar estratégias de estimativa para chegar a um determinado valor.
Orientação: Peça aos alunos que formem grupos de 4. Entregue para cada grupo a atividade impressa, com as comandas, uma folha para registro e um lápis. Leia a proposta de estimar a quantidade de alunos que há na escola no período da manhã ( aqui há a necessidade de uma adaptação para a turma que realizar esse plano, pois o número precisa ficar na 3ª ordem. Então, decida pela melhor estratégia de acordo com a sua realidade: alunos do período da manhã, alunos do período da tarde, alunos do Ciclo Inicial, alunos do 2º ano). Explique que estimar é calcular mentalmente um valor que mais se aproxime do real. Quando o grupo decidir esta quantidade, deverá registrar o valor em sua folha.Circule pelos grupos, faça perguntas que leve os alunos a avançarem nas suas hipóteses e verifique como estão pensando. Leia o guia de intervenções para saber como ajudá-los. Quando todos terminarem suas estimativas, diga que irão apresentar suas hipóteses à turma para verificarem quem mais se aproximou mais do valor real.
Discuta com a turma:
- O que vocês já sabem que poderá ajudá-los a estimar uma quantidade?
- Saber o número de turmas do período pode ajudar? Por quê?
- Você consegue me dizer qual foi o número que você registrou?
- Por que você acredita que esse número seja a estimativa mais próxima do número real?
- Você pensou mais no número de turmas do período ou no número de alunos por classe?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos ( slides 8 a 10 ).
Propósito: Socializar as estratégias do grupo para apresentar as quantidades estimadas.
Orientação: Peça para que cada grupo apresente a quantidade por ele estimada, registre na tabela coletiva e conte como chegaram a este número. Apresente o valor real do número de alunos de sua escola e promova uma discussão acerca de quem mais se aproximou do número.
Discuta com a turma:
- Que informações o grupo já tinha que contribuíram para a estimativa da quantidade?
- A quantidade de alunos da nossa turma serviu como um dado importante?
- Esse grupo se aproximou do valor real ou ficou muito distante? Por que isso aconteceu?
- Quais as ações que nos ajudarão a descobrir quantos alunos temos no período da manhã?
- Como podemos colocá-las em prática?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos ( slides 8 a 10 ).
Propósito: Socializar as estratégias do grupo para apresentar as quantidades estimadas.
Orientação: Peça para que cada grupo apresente a quantidade por ele estimada, registre na tabela coletiva e conte como chegaram a este número. Apresente o valor real do número de alunos de sua escola e promova uma discussão acerca de quem mais se aproximou do número.
Discuta com a turma:
- Que informações o grupo já tinha que contribuíram para a estimativa da quantidade?
- A quantidade de alunos da nossa turma serviu como um dado importante?
- Esse grupo se aproximou do valor real ou ficou muito distante? Por que isso aconteceu?
- Quais as ações que nos ajudarão a descobrir quantos alunos temos no período da manhã?
- Como podemos colocá-las em prática?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos ( slides 8 a 10 ).
Propósito: Socializar as estratégias do grupo para apresentar as quantidades estimadas.
Orientação: Peça para que cada grupo apresente a quantidade por ele estimada, registre na tabela coletiva e conte como chegaram a este número. Apresente o valor real do número de alunos de sua escola e promova uma discussão acerca de quem mais se aproximou do número.
Discuta com a turma:
- Que informações o grupo já tinha que contribuíram para a estimativa da quantidade?
- A quantidade de alunos da nossa turma serviu como um dado importante?
- Esse grupo se aproximou do valor real ou ficou muito distante? Por que isso aconteceu?
- Quais as ações que nos ajudarão a descobrir quantos alunos temos no período da manhã?
- Como podemos colocá-las em prática?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Validar com os alunos a estimativa como um número aproximado do valor real.
Orientação: Leia com os alunos o conceito trabalhado e peça para que registrem em seus cadernos. Diga que em algumas situações do nosso dia a dia nós não conseguimos identificar um valor corretamente logo no início, então, dizemos ou pensamos num número aproximado. Conclua que quando estimamos uma quantidade, estamos estipulamos um valor aproximado do valor real.
Raio X
Tempo sugerido: 05 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.
Propósito: Verificar a aprendizagem da aula de estimar um valor com número de três ordens num dado intervalo
Materiais complementares
Resolução da atividade complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: atividade impressa, e-mail ou Whatsapp.
- Opcionais: gravação de áudio, Zoom, Google Meets.
Para este plano, foque na etapa do Raio X.
A riqueza desta atividade está na Discussão das soluções a partir das estimativas feitas na atividade do Raio X.
Raio X
Neste caso, aa atividade do Raio X pode ser usada para a promoção da aprendizagem. Envie-a para os alunos impressa, por imagem, via Whatsapp, ou em forma de documentos, via e-mail.
Caso possa realizar um momento síncrono, como no Zoom ou Google Meets, projete sua tela e promova a realização da atividade com todos os alunos, dando um tempo para cada um resolver e depois discutir com a turma toda.
Você pode formar grupos com os alunos no Whatsapp ou usar as salas separadas no Zoom para que discutam as possibilidades de estimativas entre eles antes de socializarem com a turma toda. Eles podem levantar os números estimados para depois verificarem quem ficou dentro das possibilidades das respostas junto com a turma. Os alunos também podem combinar entre eles e resolverem em duplas.
Os alunos devem enviar para você as estimativas feitas, usando as ferramentas que tiverem disponíveis. Reúna todas as respostas enviadas pelo grupo, das duplas ou individuais, em um único documento ou imagem, para depois usar na discussão das soluções de acordo com o combinado.
Discussão das soluções
No trabalho com estimativa, é muito importante promover a socialização dos números estimados pela turma para a construção do conceito. Por isso, depois que a turma toda tiver enviado as respostas, compartilhe os resultados por meio de imagem no Whatsapp ou por meio de projeção de slides, com os números reunidos em uma tabela. O ideal é que os números fiquem visíveis para todos, facilitando a leitura e a comparação.
Esta atividade é de alto nível de complexidade pois favorece o trabalho com as ordens dos algarismos por meio da identificação do valor mínimo e máximo permitido. Explore estes valores perguntando:
- Qual é o valor máximo permitido para a bicicleta? E o valor mínimo?
Proceda fazendo estas mesmas perguntas com todos os produtos.
Olhando para as estimativas, você pode provocar discussões em torno dos resultados que ficaram dentro dos valores possíveis, que podem ser encontrados no documento de Resolução do Raio X. Estes números possíveis também devem estar visíveis aos alunos.
Faça estas perguntas:
- Todos os valores estimados estão dentro das possibilidades?
- Que números estão muito longe dos valores possíveis estabelecidos?
Considere os valores estimados pelos seus alunos e que estão fora do intervalo das possibilidades, e provoque a turma perguntando porque esses números não são possíveis.
Eles devem concluir que valor estimado é o número que mais se aproxima do valor real. Nestes casos, os valores devem estar dentro das possibilidades de respostas estabelecidas nos critérios da atividade.
Sistematização
Depois das devolutivas individuais ou coletivas, explique que em algumas situações do nosso dia a dia nós não conseguimos identificar um valor corretamente logo no início, então, dizemos ou pensamos emum número aproximado. Conclua que quando estimamos uma quantidade estamos estipulando um valor aproximado do valor real. Ressalte que neste caso não havia um único valor, e sim, um intervalo de possibilidades entre o mínimo e o máximo.
Convite às famílias
Convide os familiares a conversarem com os filhos a respeito de situações em que fazem estimativas no dia a dia, por exemplo no supermercado, nos gastos com compras, entre outras coisas.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriane Regina Bravo Mendes
Mentor: Carina Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA02) Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).
Objetivos específicos
Utilizar estratégias de estimativa para chegar a um determinado valor
Conceito chave
Estimar é apresentar um valor aproximado ao valor real.
Recursos necessários
- Atividades impressas;
- Papel sulfite;
- Lápis;
- Dados estatísticos da sua escola.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA