Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_19GRM04
Recursos
- Necessários: Atividade impressa, ou enviada pela internet (Google Meet, Zoom; WhatsApp; celular; Google Classroom).
Para este plano foque na etapa da Atividade principal.
Atividade principal
Para a resolução dessa atividade os alunos devem ter acesso ao documento que está nos Materiais e atividades ou ao slide 3.
Se você não tiver comunicação on-line com seus alunos encaminhe o documento impresso da atividade e peça para que eles resolvam. Incentive uma reflexão enviando também perguntas questionando se analisaram as embalagens de produtos que querem comprar nos supermercados, e como fizeram para comparar as quantidades, se decidiram pelo tamanho ou pelo número. Peça que registrem no caderno, com desenhos se quiserem, e enviem para você. Você pode perguntar:
- Quando você vai comprar doces, o que você observa para decidir qual levar: o tamanho ou a quantidade?
- Como podemos decidir sobre qual chocolate é melhor comprar?
- Existe apenas uma forma de resolver o problema?
Você pode postar no Google Classroom o documento com a atividade e encaminhar algumas questões e orientações que achar necessário.
Você pode enviar a imagem do slide 3 pelo WhatsApp e pedir que os alunos reproduzam em seus cadernos. Também pode gravar um áudio com as orientações e perguntas. Peça que depois enviem a resposta para você por áudio ou mensagens de texto, e contem como fizeram para chegar nessa conclusão.
Discussão das soluções
Peça para que os alunos expliquem a resolução do problema e exponham como elaboraram os pensamentos para decidir a compra. Depois faça as perguntas:
- Todos os alunos pensaram da mesma forma?
- As maneiras de pensar tiveram o mesmo resultado?
- A que conclusões podemos chegar?
Você pode usar as imagens dos slides 4 e 5 com as respostas e a conclusão. Se não tiver contato on-line com os alunos, reúna as principais justificativas enviadas por eles e envie com a devolutiva e o encerramento da atividade. Inclua as ideias que forem diferentes das apresentadas por eles. Você pode inserir comentários nas tarefas deles se sua comunicação com os alunos for pelo Google Classroom.
Encerramento
Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante que eles concluam que a massa dos produtos independe de seu tamanho ou da sua quantidade. Você pode disponibilizar essa sistematização para os alunos por meio impresso, usando a imagem do slide 6 ou por compartilhamento de tela, conforme for o seu caso.
Convite às famílias
Peça aos responsáveis para que apoiem os filhos na realização da atividade. Oriente que ajudem com a leitura do problema. Você pode enviar um texto solicitando esse envolvimento dos familiares e dar orientações; ou gravar um áudio e enviar se tiver comunicação pelo celular.