Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Cálculo mental, adição e subtração até 100.
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias para resolução mental de adições e de subtrações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autor: Priscila da Silva de Medeiros.
Mentor: Carina do Espírito Santo.
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.
Habilidade da BNCC:
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos:
Ampliar as estratégias de cálculos mentais de resultados até 100.
Conceito-chave:
Estratégias de cálculo mental, estratégias de resolução de adição e subtração.
Vocabulário que será adquirido nesta aula:
Cálculo mental, estratégias de resolução, termos da subtração, termos da adição, regras do sistema de numeração decimal (Unidades , dezenas e centenas ) .
Recursos necessários:
- Lápis;
- Borracha;
- Aparelho de Projeção (opcional);
- Quadro Negro;
- Atividades impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 8 minutos.
Orientações: Projete ou leia o conteúdo do slide para a turma. Leia as explicações e a comanda. Saliente que grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. Dê exemplos, como quando vamos ao supermercado, ou à cantina da escola e calculamos antes mentalmente quantos iremos gastar, se haverá troco ou não etc.Ou seja, a habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados.Faça a correção coletiva.
Propósito: Retomar as estratégias já estudadas de cálculo mental.
Material complementar:
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 4 a 8)
Material necessário:
Cópia da atividade para os alunos.
Orientações:
- Entregue aos alunos a cópia da situação problema;
- Realize a leitura da situação problema para toda a turma;
- Peça para que os alunos tentem realizar o cálculo mentalmente;
- Logo após, peça para que eles registrem na folha de atividades a estratégia que utilizaram para resolver a situação problema.
- Em seguida, separe os alunos em duplas (produtivas, com conhecimentos próximos) e nessas duplas eles deverão explicar suas maneiras de calcular mentalmente esta situação problema.
- No momento em que os alunos estiverem em duplas expondo oralmente suas maneiras de resolver a situação problema, circule pelas duplas e acompanhe os relatos acerca das resoluções. Você pode realizar intervenções a partir de perguntas que façam os alunos rever ou justificar suas hipóteses e estratégias. Diga que escolherá alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução.
- Discuta com a turma:
- Quais as informações que temos por meio da leitura do problema ? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
- Quais são as perguntas que devemos responder para resolvermos o problema?
- Alguém sabe como fazer para descobrir, calculando mentalmente, quantas melancias ela vendeu no total?
- O que recomenda a situação-problema?
Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental.
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 4 a 8)
Material necessário:
Cópia da atividade para os alunos.
Orientações:
- Entregue aos alunos a cópia da situação problema;
- Realize a leitura da situação problema para toda a turma;
- Peça para que os alunos tentem realizar o cálculo mentalmente;
- Logo após, peça para que eles registrem na folha de atividades a estratégia que utilizaram para resolver a situação problema.
- Em seguida, separe os alunos em duplas (produtivas, com conhecimentos próximos) e nessas duplas eles deverão explicar suas maneiras de calcular mentalmente esta situação problema.
- No momento em que os alunos estiverem em duplas expondo oralmente suas maneiras de resolver a situação problema, circule pelas duplas e acompanhe os relatos acerca das resoluções. Você pode realizar intervenções a partir de perguntas que façam os alunos rever ou justificar suas hipóteses e estratégias. Diga que escolherá alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução.
- Discuta com a turma:
- Quais as informações que temos por meio da leitura do problema ? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
- Quais são as perguntas que devemos responder para resolvermos o problema?
- Alguém sabe como fazer para descobrir, calculando mentalmente, quantas melancias ela vendeu no total?
- O que recomenda a situação-problema?
Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 4 a 8)
Material necessário:
Cópia da atividade para os alunos.
Orientações:
- Entregue aos alunos a cópia da situação problema;
- Realize a leitura da situação problema para toda a turma;
- Peça para que os alunos tentem realizar o cálculo mentalmente;
- Logo após, peça para que eles registrem na folha de atividades a estratégia que utilizaram para resolver a situação problema.
- Em seguida, separe os alunos em duplas (produtivas, com conhecimentos próximos) e nessas duplas eles deverão explicar suas maneiras de calcular mentalmente esta situação problema.
- No momento em que os alunos estiverem em duplas expondo oralmente suas maneiras de resolver a situação problema, circule pelas duplas e acompanhe os relatos acerca das resoluções. Você pode realizar intervenções a partir de perguntas que façam os alunos rever ou justificar suas hipóteses e estratégias. Diga que escolherá alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução.
- Discuta com a turma:
- Quais as informações que temos por meio da leitura do problema ? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
- Quais são as perguntas que devemos responder para resolvermos o problema?
- Alguém sabe como fazer para descobrir, calculando mentalmente, quantas melancias ela vendeu no total?
- O que recomenda a situação-problema?
Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 4 a 8)
Material necessário:
Cópia da atividade para os alunos.
Orientações:
- Entregue aos alunos a cópia da situação problema;
- Realize a leitura da situação problema para toda a turma;
- Peça para que os alunos tentem realizar o cálculo mentalmente;
- Logo após, peça para que eles registrem na folha de atividades a estratégia que utilizaram para resolver a situação problema.
- Em seguida, separe os alunos em duplas (produtivas, com conhecimentos próximos) e nessas duplas eles deverão explicar suas maneiras de calcular mentalmente esta situação problema.
- No momento em que os alunos estiverem em duplas expondo oralmente suas maneiras de resolver a situação problema, circule pelas duplas e acompanhe os relatos acerca das resoluções. Você pode realizar intervenções a partir de perguntas que façam os alunos rever ou justificar suas hipóteses e estratégias. Diga que escolherá alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução.
- Discuta com a turma:
- Quais as informações que temos por meio da leitura do problema ? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
- Quais são as perguntas que devemos responder para resolvermos o problema?
- Alguém sabe como fazer para descobrir, calculando mentalmente, quantas melancias ela vendeu no total?
- O que recomenda a situação-problema?
Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental.
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 20 minutos (slides 4 a 8)
Material necessário:
Cópia da atividade para os alunos.
Orientações:
- Entregue aos alunos a cópia da situação problema;
- Realize a leitura da situação problema para toda a turma;
- Peça para que os alunos tentem realizar o cálculo mentalmente;
- Logo após, peça para que eles registrem na folha de atividades a estratégia que utilizaram para resolver a situação problema.
- Em seguida, separe os alunos em duplas (produtivas, com conhecimentos próximos) e nessas duplas eles deverão explicar suas maneiras de calcular mentalmente esta situação problema.
- No momento em que os alunos estiverem em duplas expondo oralmente suas maneiras de resolver a situação problema, circule pelas duplas e acompanhe os relatos acerca das resoluções. Você pode realizar intervenções a partir de perguntas que façam os alunos rever ou justificar suas hipóteses e estratégias. Diga que escolherá alguns alunos para que possam expor no quadro as suas estratégias pessoais de resolução.
- Discuta com a turma:
- Quais as informações que temos por meio da leitura do problema ? (A intenção dessa pergunta é você identificar o que o aluno compreendeu da situação e que aspectos precisam ser melhor explorados).
- Quais são as perguntas que devemos responder para resolvermos o problema?
- Alguém sabe como fazer para descobrir, calculando mentalmente, quantas melancias ela vendeu no total?
- O que recomenda a situação-problema?
Propósito: Ampliar a fluência no cálculo mental.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 13)
Orientações: Peça a alguns alunos para que registrem suas soluções no quadro e justifiquem oralmente seus raciocínios. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções. Apresente aos alunos em seguida, as três possibilidades de resoluções. Você pode entregá-las impressas, projetá-las ou escrevê-las no quadro. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as possibilidades destacando as semelhanças e diferenças.
Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição.
Discuta com a turma:
- “Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?”
- “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
- “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?”
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 13)
Orientações: Peça a alguns alunos para que registrem suas soluções no quadro e justifiquem oralmente seus raciocínios. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções. Apresente aos alunos em seguida, as três possibilidades de resoluções. Você pode entregá-las impressas, projetá-las ou escrevê-las no quadro. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as possibilidades destacando as semelhanças e diferenças.
Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição.
Discuta com a turma:
- “Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?”
- “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
- “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?”
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 13)
Orientações: Peça a alguns alunos para que registrem suas soluções no quadro e justifiquem oralmente seus raciocínios. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções. Apresente aos alunos em seguida, as três possibilidades de resoluções. Você pode entregá-las impressas, projetá-las ou escrevê-las no quadro. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as possibilidades destacando as semelhanças e diferenças.
Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição.
Discuta com a turma:
- “Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?”
- “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
- “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?”
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 13)
Orientações: Peça a alguns alunos para que registrem suas soluções no quadro e justifiquem oralmente seus raciocínios. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções. Apresente aos alunos em seguida, as três possibilidades de resoluções. Você pode entregá-las impressas, projetá-las ou escrevê-las no quadro. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as possibilidades destacando as semelhanças e diferenças.
Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição.
Discuta com a turma:
- “Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?”
- “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
- “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?”
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 13)
Orientações: Peça a alguns alunos para que registrem suas soluções no quadro e justifiquem oralmente seus raciocínios. Em cada resolução registrada no quadro, anote ao lado os nomes dos alunos “autores” das resoluções. Apresente aos alunos em seguida, as três possibilidades de resoluções. Você pode entregá-las impressas, projetá-las ou escrevê-las no quadro. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as possibilidades destacando as semelhanças e diferenças.
Propósitos: Socializar e discutir as soluções encontradas pelos alunos ressaltando o uso do cálculo mental na resolução de uma situação problema envolvendo uma adição.
Discuta com a turma:
- “Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?”
- “Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?”
- “Qual o erro que o aluno poderia cometer nessa atividade que o levaria a errar a atividade?”
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o que está escrito no slide e revise a aprendizagem da aula.
Propósito: Demonstrar que devemos conhecer mais sobre os diversos procedimentos de cálculo mental e que isso nos permite escolher o mais adequado a cada situação problema apresentada.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 15 e 16)
Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno. Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando de preferência o cálculo mental.
Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.
Materiais complementares:
Resolução das atividades complementares
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 15 e 16)
Orientação: Entregue a cópia da atividade para cada aluno. Leia a comanda e peça para que resolvam utilizando de preferência o cálculo mental.
Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_06NUM03
Recursos:
- Essenciais: Meio de comunicação com os alunos: ( Zoom, Meet, Google sala de aula; WhatsApp ou por intermédio dos responsáveis dos alunos).
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade principal
A atividade original tem como objetivo ampliar a fluência no cálculo mental trazendo uma situação-problema que além de propor a resolução, ainda traz resoluções com diferentes estratégias pessoais de cálculo sugerindo que os alunos analisem e comparem com a sua estratégia utilizada. Esta atividade faz com que os alunos compreendam que há várias possibilidades de cálculos, e constrói o conhecimento necessário para que sejam capazes de fazer escolhas e optar pela melhor estratégia de cálculos em diferentes situações.
Use o meio de comunicação que for possível. Você pode fotografar a atividade para os alunos em partes, e enviar as imagens no grupo de WhatsApp para que eles reproduzam em seus cadernos; compartilhar a tela do seu computador com os slides 4, 5, 6 e 7; ou ainda pode postar na página da sua turma no Google sala de aula. Se você tiver em momento síncrono com seus alunos ou no caso da comunicação ser pelo grupo de WhatsApp, grave áudio com as orientações. Explique o propósito da aula, que é fazer com que eles desenvolvam fluência no cálculo mental, por isso incentive o uso de estratégias pessoais e comparem com as apresentadas. Oriente, mas com o cuidado para não dar a resposta, a se atentarem às resoluções apresentadas para verificar se estão corretas. Para enxergarem o erro do personagem da situação-problema por exemplo, eles deverão atentar-se as ações dele.
Discussão das soluções
Disponibilize um meio em que os alunos possam discutir com os colegas, socializar as estratégias utilizadas no cálculo mental e apresentar as respostas. Faça as comparações das estratégias usadas na resolução das questões. Se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono, permita que eles expliquem como fizeram para calcular. No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe as perguntas da discussão junto à tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas estratégias diferentes usadas pela turma e enviar para todos. Dessa forma eles poderão conhecer diversas formas de calcular, possibilitando uma reflexão, ainda que não tenha sido feito uma discussão. Pergunte, por exemplo:
- Quais estratégias de cálculo você usou?
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
Deixe que os alunos compartilhem, seja pelo áudio se a aula for síncrona, ou também eles podem enviar fotos pelo WhatsApp dos seus cálculos. Se não aparecerem estratégias diferentes, apresente aos alunos as três possibilidades de resoluções que estão nos slides 8, 9, 10, 11 e 12. Você pode entregá-las impressas, compartilhar pelo computador ou celular. Discuta com a turma as soluções apresentadas pelos alunos e as possibilidades, destacando as semelhanças e diferenças. Depois reúna essas e as apresentadas por eles, e envie no WhatsApp, ou ainda produza um arquivo de forma que todos possam ter acesso. O importante é que eles percebam várias possibilidades de cálculos.
Encerramento
Conclua a atividade reforçando com a turma que devemos conhecer mais sobre os diversos procedimentos de cálculo, e escolher o mais adequado a cada situação. Você também pode usar o texto do slide 13 e enviar no grupo. Se não for possível essa conversa, encaminhe a sistematização da aprendizagem por escrito junto à devolutiva, enfatizando o que eles aprenderam.
Raio X
A atividade proposta na atividade de Raio X tem a finalidade de avaliar a aprendizagem da aula. Encaminhe o documento da atividade ou a imagem do slide 15 e peça que os alunos resolvam.
Convite às famílias
Você pode dar sugestões de apoio a realização da tarefa, enviando aos responsáveis dos alunos um pequeno texto junto à atividade; ou ainda gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autor: Priscila da Silva de Medeiros.
Mentor: Carina do Espírito Santo.
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas.
Habilidade da BNCC:
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos:
Ampliar as estratégias de cálculos mentais de resultados até 100.
Conceito-chave:
Estratégias de cálculo mental, estratégias de resolução de adição e subtração.
Vocabulário que será adquirido nesta aula:
Cálculo mental, estratégias de resolução, termos da subtração, termos da adição, regras do sistema de numeração decimal (Unidades , dezenas e centenas ) .
Recursos necessários:
- Lápis;
- Borracha;
- Aparelho de Projeção (opcional);
- Quadro Negro;
- Atividades impressas.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA