Atividade para impressão
Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Instruções de montagem de brinquedos
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Folha xerografada
Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero “Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldade na leitura do texto, visto que ainda há alunos em processo de alfabetização, prejudicando a identificação de cada ação do texto que precisa ser pontuada no final. Poderão apresentar dificuldade também em identificar o local de uso da letra maiúscula no texto.
Referências sobre o assunto:
GARCIA-REIS, A. R.; BOTELHO, L. S.; MAGALHÃES, T. G. (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69-96.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Os gêneros escolares - práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Diga aos alunos que nesta aula será explorada a pontuação, mais especificamente o ponto final num texto de instrução de montagem. Peça que se atentem a isso durante a aula. Diga também que irão identificar a letra maiúscula e seu uso dentro do texto.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Baseado nos conhecimentos prévios dos alunos e no que já foi explorado em aulas anteriores, espera-se que percebam que no texto de instruções de montagem a pontuação mais frequente é o ponto final.
É importante destacar que a partir destes questionamentos, espera-se que os alunos percebam que no texto de instruções de montagem o ponto final aparece sempre ao final de cada etapa ou ação descrita, sendo seguido de letra maiúscula ao iniciar uma nova ação ou uma nova etapa. A reflexão que pretende-se explorar com os alunos refere-se ao uso do ponto final de acordo com o aspecto discursivo, ou seja, para que os alunos percebam em qual situação do texto essa pontuação é utilizada, observando que sempre que houver uma ação descrita este trecho precisa ser finalizado com um ponto, o mesmo quando se termina uma etapa do texto de instruções de montagem.
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
“A professora de Ana deu a ela uma tarefa desafiadora: Entregou um texto onde estavam faltando as pontuações e letra maiúscula. Só que Ana está com muitas dúvidas, pois perdeu a aula em que a turma trabalhou com esse assunto. Vamos ajudá-la a pontuar o texto?”
Materiais complementares: Para acessar o texto clique aqui.
Para acessar: https://leiturinha.com.br/blog/7-brinquedos-reciclados-faceis-de-fazer/.
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp e Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Kahoot! (tutorial disponível aqui); Canva (tutorial disponível aqui) e Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Crie um quiz pelo Kahoot! para fazer a retomada dos conceitos trabalhados na aula anterior. Caso não seja possível, peça, por WhatsApp, que as crianças elaborem um pequeno cartaz, em folha A4, escrevendo e ilustrando o que aprenderam. Peça que fotografem e enviem a você.
Desenvolvimento
Envie um áudio contendo a apresentação da situação-problema e a proposta apresentada no plano. Na sequência, elabore, no Google Docs, uma tabela com apenas uma coluna e tantas linhas quanto o número de alunos na sua turma. Em cada linha, escreva o nome de um aluno. Compartilhe com as crianças o link para o arquivo e um áudio com as orientações propostas no plano, solicitando que preencham a tabela. Caso não seja possível, ao enviar o áudio, solicite à turma que envie as dicas a você por WhatsApp. Reúna todas as dicas que receber em uma lista (você pode elaborar uma lista com design lúdico e atrativo no Canva) e envie à turma; esse será seu material de consulta.
Crie um mural no Padlet e insira o texto e um áudio com a apresentação da situação-problema, juntamente com as orientações para realização da proposta apresentada no plano.
Para as crianças que ainda não têm fluência na leitura, grave e envie um áudio lendo o texto.
Marque um encontro pelo Meet e siga as orientações propostas, retomando os pontos indicados no plano. Caso não seja possível, faça uma videochamada em grupo pelo WhatsApp Web.
Fechamento
No mesmo encontro em que você fizer a síntese acima, siga as orientações desta etapa do plano.
Convite às famílias
Para conferir mais significado à tarefa da escola e auxiliar as crianças a compreenderem como os textos escritos podem se fazer presentes no nosso dia a dia, você pode convidá-las para construir, junto com você, o jogo descrito nesta aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amara Souza
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Pontuando um texto de instrução de montagem.
Finalidade da aula: Pontuar e empregar a maiúscula num texto de instrução de montagem.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Instrução de Montagem
Objeto(s) do conhecimento: Construção do Sistema Alfabético/Convenções da Escrita: pontuação
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: (EF02LP01), (EF02LP09)
Sobre esta aula: Esta é 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Folha xerografada
Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero “Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldade na leitura do texto, visto que ainda há alunos em processo de alfabetização, prejudicando a identificação de cada ação do texto que precisa ser pontuada no final. Poderão apresentar dificuldade também em identificar o local de uso da letra maiúscula no texto.
Referências sobre o assunto:
GARCIA-REIS, A. R.; BOTELHO, L. S.; MAGALHÃES, T. G. (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69-96.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Os gêneros escolares - práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
Crie a sua conta ou faça seu login e: