Atividade para impressão
Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Instruções de montagem de brinquedos
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: folha xerografada e cartolina ou papel pardo para a confecção do cartaz que será exposto no quadro.
Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apoia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. Além disso, o gênero “Instruções de Montagem” apresenta uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, seguida das orientações de como se confecciona.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldade em identificar os pontos e a letra maiúscula no texto de instrução de montagem, bem como em perceber a regularidade do uso da letra maiúscula após o ponto final.
Referências sobre o assunto:
GARCIA-REIS, A. R.; BOTELHO, L. S.; MAGALHÃES, T. G. (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69-96.
KAUFMAN, A. M.; RODRIGUEZ, M. E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) LEAL, T. F.; BRANDÃO, C. P. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Os gêneros escolares - práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Diga aos alunos que nesta aula irão observar e tentar descobrir a pontuação e a letra maiúscula que aparecem no texto de instrução de montagem, mais especificamente o ponto final.
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
Materiais complementares: Para acessar o texto, clique aqui.
Fonte do texto: https://leiturinha.com.br/blog/7-brinquedos-reciclados-faceis-de-fazer/. Acesso em 05/10/2018.
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
Orientações:
Aqui, espera-se que os alunos percebam que o texto possui letras maiúsculas e minúsculas.
Espera-se que eles percebam que a letra maiúscula se faz presente no início das frases ou sempre após uma pontuação (isso sem contar nos nomes próprios, que não serão explorados nesta aula, pois não são comuns em textos de instrução de montagem).
É possível que surjam respostas diferentes, que será favorável para se discutir entre os alunos que indicarem locais diferentes do uso do ponto ou da letra maiúscula, a partir das justificativas de suas escolhas. Esse será um momento valioso para se validar os conhecimentos ou corrigir possíveis entendimentos equivocados.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Aqui, espera-se que os alunos citem diferentes textos, independente do que está sendo trabalhado. A ideia inicial é que percebam que a pontuação está presente em diferentes gêneros, além dos textos de instruções de montagem, para que no decorrer da aula descubram sua finalidade no texto de instrução de montagem.
Aqui, espera-se que os alunos identifiquem o modo de fazer como a parte do texto que aparece o ponto final e que à medida que a discussão é conduzida percebam a função do texto sendo favorecida pelo uso do ponto final. O ponto final pode não necessariamente interferir na função do texto de instrução de montagem, mas ajuda a organizá-lo. Além disso, é possível que os alunos levantem várias hipóteses sobre o uso da pontuação, entre elas que o ponto final serve para terminar a frase, que ele aparece quando acabam as palavras da linha, quando acaba uma parte do texto, etc. Quando hipóteses equivocadas como estas forem levantadas, retome o cartaz e analise junto com os alunos se a ideia proposta é válida ou não.
6. Em seguida, convide alguns alunos para lerem as etapas, respeitando as pausas indicadas pelo ponto final. Os alunos devem perceber que a pontuação favorece a leitura, dando maior sentido ao texto.
7. Para finalizar, retome com os alunos que num texto de instrução de montagem o ponto final aparece a cada ação ou etapa terminada. Ou seja, ele encerra a ação ou etapa. Uma etapa pode ter mais de uma ação, então nela aparecerá mais de um ponto final. A letra maiúscula é usada da mesma maneira só que quando se inicia a ação ou etapa, por isso, ela aparece logo no início da frase ou logo após o ponto final.
8. Seja o escriba dos alunos colocando as conclusões que chegaram sobre o uso do ponto final e letra maiúscula em um texto de Instrução de Montagem. Faça um esquema num cartaz, para que, se for o caso possa ser usado futuramente ou para consulta dos alunos quando necessário.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
LPO2_01SQA07
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp, Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui), aplicativos para conversão de texto em áudio (tutorial disponível aqui), Loom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça o resgate do conhecimento prévio da turma por mensagem de áudio.
Caso você esteja seguindo os planos em sequência, retome o mural que você criou no Padlet (Plano 4), no qual já constam os áudios que orientam esse resgate.
Se você estiver utilizando o Google Classroom, digite o texto em um documento do Google e envie para a turma juntamente com um áudio da leitura feita por você. Se preferir, utilize um aplicativo para converter o texto em áudio.
Quando não for possível, utilize o WhatsApp para anexar o arquivo ou postar uma imagem do texto e para enviar o áudio com a leitura do mesmo.
Desenvolvimento
Finalize o áudio da leitura do texto com as orientações propostas no segundo item do slide 4.
Envie orientações às famílias sobre como utilizar o marcador de texto no Google Docs. Você pode gravar uma videoaula utilizando o Loom, criar um documento no Docs com um tutorial escrito e/ou ilustrado com prints da página ou enviar um tutorial pelo WhatsApp.
Na sequência, marque o texto e envie novamente o link para o documento no Google ou, por WhatsApp, a imagem do texto pintado por você juntamente com as orientações para que as crianças comparem o seu texto com o delas.
Repita o processo em relação à identificação das letras maiúsculas.
Fechamento
Envie um áudio com os questionamentos propostos nesta etapa do plano e solicite às crianças que enviem para você um áudio em que elas expliquem as suas conclusões sobre o conteúdo desta aula.
Convite às famílias
Que tal convidar a criança para ser o/a professor/a e pedir que ele/a explique a você o que aprendeu com essa aula? Depois que a aula terminar, vocês podem aproveitar o “recreio” juntos/as e dividir um lanche gostoso!!
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amara Souza
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Observando a pontuação e uso da letra maiúscula em textos de instruções de montagem.
Finalidade da aula: Observar o uso da pontuação e da letra maiúscula no texto de instrução de montagem.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Instrução de Montagem
Objeto(s) do conhecimento: Construção do Sistema Alfabético/Convenções da Escrita: pontuação
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP01, EF02LP09
Sobre esta aula: Esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: folha xerografada e cartolina ou papel pardo para a confecção do cartaz que será exposto no quadro.
Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apoia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. Além disso, o gênero “Instruções de Montagem” apresenta uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, seguida das orientações de como se confecciona.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldade em identificar os pontos e a letra maiúscula no texto de instrução de montagem, bem como em perceber a regularidade do uso da letra maiúscula após o ponto final.
Referências sobre o assunto:
GARCIA-REIS, A. R.; BOTELHO, L. S.; MAGALHÃES, T. G. (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69-96.
KAUFMAN, A. M.; RODRIGUEZ, M. E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) LEAL, T. F.; BRANDÃO, C. P. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Os gêneros escolares - práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: