Cartaz para a parte 1 do primeiro texto
Cartaz de vacinação para trabalhar a parte 1 do primeiro texto
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campanha publicitária de conscientização infantil
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos) e no campo de atuação vida pública / estudo e pesquisa / todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Dois textos publicitários e tabela de interpretação (seguem como material complementar). O primeiro texto a ser trabalhado deve ser impresso e exposto em cartolina ou em slides, dependendo do recurso disponível na escola.
Informações sobre o gênero: O gênero enfatizado nesta aula será campanha publicitária de conscientização infantil. Serão dois textos publicitários, por meio dos quais trabalharemos a interpretação de sua escrita e composição: o primeiro a ser trabalhado será uma campanha de vacinação contra o sarampo e o segundo uma campanha sobre higienização das mãos.
Dificuldades antecipadas: Como os alunos do 2º ano estão no processo de alfabetização, podem sentir dificuldade em fazer a leitura (compreensão) das partes escritas dos exemplos de campanhas de publicidade de conscientização infantil que serão expostos nesta aula.
Referências sobre o assunto:
COLOMER, Tereza; CAMPS, Anna. Ensinar a ler e ensinar a compreender. Trad. Fátima Muirad. Porto Alegre: Artmed,2002.
IRANDÉ. Antunes. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2006.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1. Antes de aplicar esta atividade, leia atentamente o plano inteiro, observando as etapas que estão organizadas em introdução, desenvolvimento e fechamento. Para cada etapa, há um tempo estipulado para execução, que deve ser adaptado à medida que você achar necessário. A aula deve ser conduzida de maneira que os alunos construam saberes sobre os gêneros textuais publicitários, sendo estimulados a pensar, inicialmente, sobre o que já sabem sobre esses textos a partir de questões geradoras, que estão como sugestões e que você deve fazer durante a aplicação. Você pode, também, realizar outras perguntas mediadoras, de acordo com a necessidade/interesse da sua turma.
2. Inicie explicando aos alunos o que será abordado nesta aula, fazendo os seguintes questionamentos:
3. Ouça dois ou três alunos e siga para a introdução da aula.
Cartaz para a parte 1 do primeiro texto
Cartaz de vacinação para trabalhar a parte 1 do primeiro texto
Parte 2 do primeiro texto
Cartaz de vacinação para trabalhar a parte 2 do primeiro texto
Campanha de vacinação inteira
Campanha de vacinação inteira para imprimir
Segundo texto
Campanha de higienização das mãos
Interpretando texto publicitário
Atividade de interpretação do material publicitário para imprimir
Gabarito da atividade interpretando um texto publicitário
Gabarito da atividade interpretando um texto publicitário
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Interpretando campanhas publicitárias de conscientização infantil.
Finalidade da aula: Interpretar, através de leituras individuais e reflexões em grupo, dois exemplares de textos que circulam na esfera publicitária, analisando sua escrita e composição, para perceber como essa produção está a serviço dos objetivos pretendidos. Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica.
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF15LP03
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos) e no campo de atuação vida pública / estudo e pesquisa / todos os campos. A aula faz parte domódulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Dois textos publicitários e tabela de interpretação (seguem como material complementar). O primeiro texto a ser trabalhado deve ser impresso e exposto em cartolina ou em slides, dependendo do recurso disponível na escola.
Informações sobre o gênero: O gênero enfatizado nesta aula será campanha publicitária de conscientização infantil. Serão dois textos publicitários, por meio dos quais trabalharemos a interpretação de sua escrita e composição: o primeiro a ser trabalhado será uma campanha de vacinação contra o sarampo e o segundo uma campanha sobre higienização das mãos.
Dificuldades antecipadas: Como os alunos do 2º ano estão no processo de alfabetização, podem sentir dificuldade em fazer a leitura (compreensão) das partes escritas dos exemplos de campanhas de publicidade de conscientização infantil que serão expostos nesta aula.
Referências sobre o assunto:
COLOMER, Tereza; CAMPS, Anna. Ensinar a ler e ensinar a compreender. Trad. Fátima Muirad. Porto Alegre: Artmed,2002.
IRANDÉ. Antunes. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2006.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).