Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é grafar pequenos textos com a letra cursiva.
Materiais necessários: Pen drive, notebook, datashow, caneta piloto, cartaz com o movimento mandão, papel cartão, papel com pauta, lápis, borracha, mensagem escrita em cartão impresso, cola, alfabeto cursivo.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade para traçarem as letras cursivas sem tirar o lápis do papel até o final da palavra ou para realizarem os traçados orientados pelo espaço da linha (abaixo, sob e acima da linha), ou ainda, podem demorar um tempo maior para registrar as palavras com esse tipo de letra por não estarem acostumados com essa prática.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, Carmen Silvia; PANACHÃO, Déborah, e KUTNIKAS, Sarina kutnikas. Construindo a Escrita: Da letra de imprensa à letra cursiva. São Paulo, Ática.
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G.. Letramento e alfabetização:pensando a prática pedagógica. In: Ensino Fundamental de nove anos.Orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007. p. 69 - 83.
LEITE, T. M.;MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação (FURB), v.6, p.6-24,2011.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Inicie a aula fazendo alguns questionamento, tais como:
- Alguém lembra como é o traçado das letras cursivas?
Espera-se que os alunos respondam que as letras cursivas são ligadas umas às outras na palavra, sem precisar tirar o lápis do papel e que esse tipo de letra pode ficar acima ou abaixo da linha. Caso os alunos não deem essa resposta, o professor pode relembrar essa explicação.
- Vocês sabem como as letras são ligadas umas às outras na palavra?
Espera-se que os alunos respondam que é feita uma ligação através de um ponto de emenda que pode ser feito tanto na linha quanto na linha imaginária. Caso os alunos não consigam dar essa explicação, o professor pode fazer essa observação, relembrando o que já foi estudado em aulas anteriores.
- Alguém pode citar exemplos de palavras que tenha letras cujo ponto de emenda é feito na linha?
Espera-se que os alunos citem alguns exemplos de palavras, tais como: língua, quatro, diferente, sentimento, pedra, faca, elefante, foca, laranja, estrela, mundo, dentes, etc.. Escreva os exemplos no quadro e mostre aos alunos o ponto de emenda na linha. Caso os alunos não consigam citar os exemplos, o professor pode citá-los, escrevê-los no quadro e mostrar aos alunos as letras que possuem o ponto de emenda na linha.
- Alguém pode citar exemplos de palavras que tenha letras cujo ponto de emenda é feito na linha imaginária?
Espera-se que os alunos citem palavras que tenham a letra v seguida das letras a, e, i, o , u, r; a letra b seguida das letras, a, e, i, o, u, r, s, t, l e a letra o no meio da palavra, por exemplo, vassoura, vinho, substituir, rosto, briga, você, escovar, obter, livro, barco, buraco, economizar, molhar, torneira, copo, boca, lembrar, brisa, abelha, bicicleta, brinquedo, couve, ovo, cocada, etc.. Escreva os exemplos no quadro e chame a atenção dos alunos para o ponto de emenda feito na linha imaginária. Caso os alunos não consigam citar os exemplos, o professor pode citá-los, escrevê-los no quadro e mostrar aos alunos as letras que possuem o ponto de emenda na linha imaginária.
- Quem lembra quais são os grupos de letras que possuem o mesmo traçado inicial?
Espera-se que os alunos respondam que os grupos de letras que possuem o mesmo movimento ou traçado inicial são: (c, a, d, g, q, o); (l, b, h, k, f, e); (i, u, w, y, t, j, p, r, s); (v, n, m) e (x, z). Escreva esses grupos de letras no quadro. Caso os alunos não consigam citar todos os grupos, o professor pode citar os grupos que faltam e escrevê-los no quadro. Caso os alunos não citem todas as letras que compõem determinado grupo, o professor pode acrescentar as letras que faltam, chamando a atenção dos alunos para que observem todas as letras daquele grupo. Caso os alunos não lembrem quais são os grupos de letras que possuem o mesmo movimento inicial (movimento mandão), o professor pode escrevê-los no quadro ou mostrá-los em um cartaz.
- Chame a atenção dos alunos para o movimento que deve ser feito para completar cada letra, mostrando esse movimento no quadro ou no cartaz.
- Escreva no quadro uma frase com letra cursiva ou projete-a e explique aos alunos que eles devem deixar um espaço entre uma palavra e outra na frase e que um conjunto de palavras e frases forma um texto. É interessante escrever uma frase de um texto conhecido pelos alunos.
Materiais complementares:
Acesse um modelo de cartaz com o movimento mandão: clique aqui.