A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura/oralidade.
Materiais necessários: Professor, você precisará do poema “O relógio” de Vinícius de Moraes e do poema visual “Primavera” de Sérgio Capparelli impressos em folha A3 ou escritos em cartolina ou papel pardo para apresentação às crianças. Caso haja esse recurso em sua escola, você poderá projetar os poemas também.
Se preferir, deverá levar para a aula uma folha de cartolina ou papel pardo para anotar as hipóteses das crianças durante a apresentação dos textos acima (você pode anotá-las no quadro).
Confeccionar o “Sussurrofone” para cada dupla - um rolo de papel toalha ou um pedaço de cano de PVC decorado como preferir. Caso você julgue mais interessante, o material pode ser confeccionado com as crianças em uma aula anterior.
Caso você prefira e a escola disponibilize equipamento para projeção, você pode levar um dos vídeos abaixo para assistir com a turma:
“O relógio” de Vinícius de Moraes - Opção 1 - https://www.youtube.com/watch?v=z-QGcYQG6Z0 ou Opção 2 - https://www.youtube.com/watch?v=ItdiYRwH3Oo
Convite impresso em folha A3 ou reproduzido em cartaz.
Dificuldades antecipadas: A observação dos recursos linguísticos, como a sonoridade, durante a leitura do poema, devido à falta de fluência.
Breve descrição do gênero: O poema é um gênero literário que apresenta particularidades em sua estrutura que facilitam sua identificação. É elaborado para despertar sensações no leitor através de brincadeiras sonoras ou visuais com as palavras. A leitura de um poema, além de ser uma fonte de informação, é realizada pelo prazer de refletir e descobrir as ideias e sentimentos dos autores e perceber as emoções que provocam no leitor.
Referências sobre o assunto:
Vinícius de Moraes: (1913-1980)
Foi um poeta e compositor brasileiro. "Garota de Ipanema", feita em parceria com Antônio Carlos Jobim (Tom Jobim), é um hino da música popular brasileira. Nasceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de outubro de 1913. A parceria com o músico Toquinho foi considerada a mais produtiva. Rendeu músicas importantes como "Aquarela", "A Casa", entre outras.
Sérgio Capparelli:
Nasceu em Uberlândia, Minas Gerais, em 11 de julho de 1947, mas vive em Porto Alegre há mais de 30 anos. É professor de comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo autor de diversos livros, muitos deles premiados. Apesar de também trabalhar com prosa, sente-se em casa com poesia para crianças.
Para conhecer mais sobre os poetas você poderá acessar os sites abaixo (lembrando que será necessário adequar a linguagem ao apresentar as informações às crianças):
Sérgio Capparelli - http://www.capparelli.com.br/
Vinícius de Moraes - http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/vida
MORAES, Giselly Lima. Estágio na licenciatura em Pedagogia: projetos de leitura e escrita nos anos iniciais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações:
Orientações:
3. Neste momento deixe claro que o autor quis fazer uma brincadeira com as palavras, recriando o som do relógio. Aproveite para exemplificar esse recurso utilizado nos poemas, mostrando o texto 2.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
2. Por fim, questione as impressões das crianças sobre a aula, desafiando-as, até, a trazerem, para a próxima aula, poemas para serem lidos em sala.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Esta aula faz parte do módulo de leitura/oralidade.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp para envio das orientações;
Textos do plano (disponíveis aqui);
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
Introdução
Inicie a aula dizendo por escrito, pelo WhatsApp, que nesta aula vocês descobrirão juntos como é possível usar as palavras para transmitir uma mensagem de forma divertida e/ou para emocionar alguém. Para isso, devem apreciar o vídeo (disponível aqui) para posteriormente conversarem numa aula síncrona.
Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula e faça o compartilhamento de tela com o poema “O relógio”, de Vinícius de Moraes, desta vez organizado em estrofe (disponível aqui). Compare as duas apresentações (vídeo e texto), faça a leitura com entonação e lance algumas perguntas: Qual o título desse texto? Como sabem que esse é o título? Os títulos nos ajudam a descobrir o assunto do texto? O que vocês acham que será tratado neste texto? Em seguida, mostre um poema visual (sugerimos “A primavera endoideceu”, disponível aqui) e faça os questionamentos anteriores também a respeito desse poema, além de verificar se já viram um texto similar a esse. Após colher as impressões das crianças, inicie a análise das condições de produção e recepção gerais dos poemas, visando reforçar sua função social e identificar onde circulam, quem os produz e a quem se destinam. Atente-se inclusive para tratar sobre as rimas, onomatopeias (tic-tac) e brincadeiras com as palavras, verificando as orientações mais detalhadas no plano original.
Fechamento
Ainda de forma síncrona, questione as impressões das crianças sobre a aula seguindo as orientações contidas no Fechamento deste plano.
Convite às famílias
Seja um ouvinte atento, favorecendo à criança o prazer da leitura do texto poético e colaborando com a sensibilidade do leitor em formação.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: