Plano de Aula

Plano de aula: As letras nas manchetes de jornal

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias, no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos.

Folhas xerografadas com manchetes, atividades complementares e computador.

Informações sobre o gênero: A manchete é um título de uma notícia de um jornal, revista ou portal, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, possibilitando-o conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornece-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto.

Dificuldades antecipadas: Não conhecer as formas das letras de imprensa presentes na manchete (especialmente as minúsculas). Não perceber o princípio acrofônico de alguma letra, apresentando dificuldade na leitura.

Referências sobre o assunto:

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1996.

MENDONÇA, M. (org). Diversidade textual, proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2008.

MORAIS, A. G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-especial/872/ortografia-reflexiva-caminhos-entre-letras-e-sons.html. Acesso em 27/10/2018.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

1- Apresente a proposta para os alunos e tente envolvê-los na temática da aula.

A letra de imprensa (maiúscula e minúscula) é muito presente em textos de jornais, revistas, gibis, etc. É preciso que as crianças compreendam as diferenças entre os tipos de letras na escrita, e já tenham iniciado a compreensão das relações existentes entre fonema e grafema.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos