Atividade para impressão - Manchetes
Plano de Aula
Plano de aula: As letras nas manchetes de jornal
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias, no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos.
Folhas xerografadas com manchetes, atividades complementares e computador.
Informações sobre o gênero: A manchete é um título de uma notícia de um jornal, revista ou portal, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, possibilitando-o conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornece-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto.
Dificuldades antecipadas: Não conhecer as formas das letras de imprensa presentes na manchete (especialmente as minúsculas). Não perceber o princípio acrofônico de alguma letra, apresentando dificuldade na leitura.
Referências sobre o assunto:
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1996.
MENDONÇA, M. (org). Diversidade textual, proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2008.
MORAIS, A. G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-especial/872/ortografia-reflexiva-caminhos-entre-letras-e-sons.html. Acesso em 27/10/2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
1- Apresente a proposta para os alunos e tente envolvê-los na temática da aula.
A letra de imprensa (maiúscula e minúscula) é muito presente em textos de jornais, revistas, gibis, etc. É preciso que as crianças compreendam as diferenças entre os tipos de letras na escrita, e já tenham iniciado a compreensão das relações existentes entre fonema e grafema.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
1- Organize os alunos em duplas. A opção pelas duplas pode facilitar as aprendizagens, promover a construção de competências e garantir um relacionamento cooperativo e construtivo entre os alunos.
Neste momento, tente organizar duplas produtivas, ou seja, junte alunos com níveis de aprendizado diferentes, por exemplo, um silábico alfabético e um alfabético. Nessa organização os alunos podem discutir, comparar, negociar, informar, perguntar e cooperar, para assim promover o avanço daquele que está em processo de aquisição da leitura e escrita, e construção coletiva do conhecimento.
2- Inicie a aula retomando com os alunos a conversa sobre as características das manchetes. Retome as observações acerca do tipo de letras que encontramos nas manchetes.
- Que letras aparecem na manchete?
- Como são essas letras? Maiúsculas ou minúsculas?
- Em que lugares você costuma observar esses tipos de letras?
Neste momento espera-se que os alunos consigam identificar a manchete de jornal como o título da notícia, que traz uma prévia do assunto abordado e nos possibilita levantar hipóteses acerca do texto. Os alunos já devem identificar que as manchetes, assim como a maioria dos textos jornalísticos, são escritos com letra de imprensa, que inclui letras maiúsculas (que já estão acostumados a usar) e minúsculas.
3- Proponha uma breve discussão, nas duplas, sobre as questões acima. A ideia aqui é que eles percebam que nos textos jornalísticos é comum a presença da letra de imprensa, que facilita a identificação das letras e são mais utilizadas por se tratar de um meio de comunicação impresso ou digital.
4- Depois de conversar com os alunos e fazer a retomada sobre o que é manchete e quais são as características principais deste gênero, leia a manchete a seguir:
Crianças e adolescentes ilustram livro de suspense
5- Depois da leitura, faça as seguintes perguntas:
- Qual é a primeira palavra da manchete?
- Com que letras ela começa? A letra é minúscula ou maiúscula?
- E as outras palavras da manchete? Com que tipo de letra aparecem?
Espera-se que os alunos respondam que a primeira palavra da manchete é: Crianças. Ela começa com a letra C e está escrita com letra maiúscula, pois esta é a primeira letra da frase. Já as outras palavras aparecem escritas com letras minúsculas.
Se preferir, utilize outra Manchete que aborde assuntos mais específicos de sua região ou outra área de interesse dos alunos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
1- Mostre para os alunos as manchetes apresentadas no slide e oriente que cada dupla escolha uma delas.
Observe que ela está escrita em letra de imprensa minúscula.
2- Peça para que leiam suas manchetes (leitura em colaboração) e conversem sobre ela. Caso haja necessidade, auxilie na identificação das letras, estimulando que os alunos se apropriem do princípio acrofônico.
No ato da leitura, estimule a progressão da identificação das letras com os sons presentes em seus nomes. As letras do alfabeto tem um nome que as identificam, e cada letra representa um de seus possíveis sons, através de um princípio acrofônico. Durante as intervenções, o professor pode ajudar aos alunos a perceberem essa relação, pois o princípio acrofônico é um facilitador da relação entre som e letra, mas é preciso ter cuidado, pois nem todas as letras obedecem somente a este critério, por exemplo, na letra C que tem o nome de CÊ, mas um dos fonemas é /K/, assim, é importante chamar atenção dos alunos para estas outras possibilidades de sons que uma mesma letra pode apresentar.
3- Após a leitura, proponha que os alunos transcrevam a manchete utilizando o computador.
Neste momento, destaque a identificação das letras dos teclados (letra de imprensa maiúscula) e o resultado da digitação na tela do computador. Tenha atenção para que a tecla CapsLock não esteja acionada, para que os alunos possam escrever usando somente letras minúsculas. Chame a atenção para relação das letras e de sua diferença na grafia.
4- Ao escrever somente com as letra minúsculas, a manchete não ficará totalmente igual ao modelo que receberam.
Pergunte ao alunos:
- O que há de diferente entre a manchete que leram e a que transcreveram no computador? Os alunos possivelmente irão responder que a primeira letra não apareceu em maiúscula, caso não respondam, chame atenção para isso.
5- Problematize com os alunos a falta da letra maiúscula no início das manchetes, no texto que digitaram. É importante que percebam que as letras, ao serem digitadas, aparecem em forma minúscula, mesmo que no teclado apareçam em maiúscula. Faça a intervenção nas duplas para alterar essa letra.
Se as duplas demonstrarem dificuldade na relação entre as letras de imprensa maiúscula e minúscula, deixe na sala um cartaz com as letras, dessa forma eles poderão consultá-lo sempre que necessário.
A utilização do recurso do computador é interessante pois permite que os alunos digitem consultando as letras maiúsculas (presentes no teclado) e visualizem minúsculas na tela, o que acaba sendo uma estratégia muito rica e lúdica para este período em que os alunos estão se apropriando da letra de imprensa.
Materiais complementares: Para acessar as manchete para impressão clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1- Retome as manchetes digitadas no computador. Peça que eles observem com cuidado as letras que aparecem na tela e que realizem a atividade sugerida na folha xerografada.
Atenção, professor:
A ideia do fechamento da aula é que o aluno perceba a relação entre as letras de imprensa maiúscula e minúscula através das manchetes e depois consiga identificar as letras que apareceram na tela do computador.
Materiais complementares: Para acessar a atividade clique aqui.
Para acessar a resolução da atividade clique aqui.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail.
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui);
Aplicativo para gravação da tela do celular, como o XRecorder, disponível para Android, ou do computador, como o Acethinker.com (tutorial disponível aqui);
Introdução
Faça uma videochamada e compartilhe sua tela pelo Google Meet, para apresentar o slide Introdução aos estudantes, seguindo as orientações desta etapa. Se não for possível, envie as imagens e os questionamentos pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e peça que respondam através de áudios. Em vez de dividir a turma em duplas, faça essa atividade coletivamente, com toda a turma; se não for possível, você pode dividir a turma em grupos menores e repetir a atividade com cada grupo. Atente-se à participação de todos os estudantes.
Desenvolvimento
Deixe a atividade (disponível aqui) impressa na escola para que os pais possam retirá-la, ou envie-a digitalmente para que imprimam. Se não for possível nenhuma das opções, oriente os pais a escreverem as manchetes como no slide, nos cadernos dos estudantes. Envie as orientações 1, 2 e 3 do slide de Desenvolvimento, e peça que digitem suas atividades pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, podendo ser utilizado o smartphone para isso. Oriente-os a prestar atenção para que a tecla da letra maiúscula esteja ativada todo o tempo. Depois, faça uma videochamada e siga as orientações 4 e 5 do slide de Desenvolvimento, ou grave vídeos ou áudios com os questionamentos, um a um, e envie pelo canal de comunicação que estiverem utilizando. Peça que os estudantes enviem suas respostas através de áudios, a fim de promover uma discussão. Tome cuidado para que todos participem.
Fechamento
Deixe a atividade (disponível aqui) impressa na escola para que os pais possam retirá-la, ou envie-a digitalmente para que imprimam. Se não for possível nenhuma das opções, oriente os pais a escreverem a atividade no caderno dos estudantes. Envie as orientações do slide de Fechamento e peça que os estudantes enviem suas respostas através de fotos pelo canal de comunicação que estiverem utilizando. Faça as intervenções necessárias pelo mesmo canal. Você pode enviar áudios ou vídeos a um estudante em específico, ou falar com ele por videochamada.
Convite às famílias
Que tal uma brincadeira de amigo oculto por mensagens? Convide a família a participar, mas peça que confirmem a participação antes do sorteio. No final desta aula, faça o sorteio e envie os nomes por mensagens privadas. Convide a família a incentivar as crianças a enviarem uma mensagem de texto com textos curtos e objetivos, sob supervisão de um adulto, pelo WhatsApp, para o colega sorteado. Na aula seguinte, você pode promover uma conversa, a fim de que os estudantes compartilhem suas experiências.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA