Placa de trânsito
Placa de trânsito para imprimir
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campanha publicitária de conscientização infantil
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos) e no campo de atuação vida pública / estudo e pesquisa / todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Computador com acesso à internet e projetor multimídia.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de leitura de textos escritos e compreensão da finalidade dos textos disponibilizados.
Referências sobre o assunto:
COLOMER, Tereza; CAMPS, Anna. Ensinar a ler e ensinar a compreender. Trad. Fátima Muirad- Porto Alegre: Artmed,2002.
IRANDÉ. Antunes. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
KOCH, Ingedore V. e ELIAS, Vanda M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2006.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1. Antes de aplicar esta atividade, leia atentamente o plano inteiro, observando as etapas que estão organizadas em introdução, desenvolvimento e fechamento. Para cada etapa, há um tempo estipulado para execução, que deve ser adaptado à medida que você achar necessário. Esta aula deve ser conduzida de maneira que os alunos construam saberes sobre os gêneros textuais publicitários, sendo estimulados a pensar, inicialmente, sobre o que já sabem sobre esses textos a partir de questões geradoras, que estão como sugestões e que você deve fazer durante a aplicação. Você pode, também, realizar outras perguntas mediadoras, de acordo com a necessidade/interesse da sua turma.
2. Inicie explicando aos alunos o que será abordado nesta aula, fazendo o seguinte questionamento:
3. Ouça dois ou três alunos e siga para a introdução da aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: A relação texto-imagem em campanhas publicitárias e seus efeitos de sentido.
Finalidade da aula: Interpretar diferentes exemplares de campanhas publicitárias, analisando os recursos expressivos gráficos-visuais, a relação texto-imagem, bem como seu texto escrito, para compreender como essa composição interfere nos efeitos de sentido pretendidos.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica.
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura/ Pesquisa
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF15LP04, EF02LP21
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos) e no campo de atuação vida pública / estudo e pesquisa / todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Computador com acesso à internet e projetor multimídia.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de leitura de textos escritos e compreensão da finalidade dos textos disponibilizados.
Referências sobre o assunto:
COLOMER, Tereza; CAMPS, Anna. Ensinar a ler e ensinar a compreender. Trad. Fátima Muirad- Porto Alegre: Artmed,2002.
IRANDÉ. Antunes. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
KOCH, Ingedore V. e ELIAS, Vanda M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2006.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).